1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2016
  5. Um novo tipo de tinta para a Brother como o sucesso da industria da tatuagem Europa

Um novo tipo de tinta para a Brother como o sucesso da industria da tatuagem Europa

A série de impressoras térmicas portáteis com tecnologia da Brother revelou-se um sucesso num novo e inesperado mercado vertical – a indústria das tatuagens.
 
Tradicionalmente utilizada por trabalhadores no terreno e pessoal dos serviços de emergência, que precisam de imprimir em movimento e em alta qualidade documentos A4 de página inteira – a série PJ-600 foi trazida para o mercado europeu em 2011. 

Mas os tatuadores adotaram os modelos da gama PJ da Brother – usando-os para imprimir os desenhos das suas tatuagens em papel transfer (stencil). A precisão de impressão permite que as imagens tenham uma ótima qualidade para serem transferidos para a pele, deixando tudo preparado para que a obra de arte com tinta comece.

A indústria das tatuagens, nos EUA foi a primeira a adotar a tecnologia da gama PJ-600 da Brother. A alta resolução de impressão térmica fornece o detalhe necessário para que os tatuadores criem os seus complexos, coloridos e elaborados projetos, com impressões de 300dpi transferidos para a pele, como ponto de partida para o seu trabalho. 

O design portátil e compacto dos equipamentos da série PJ, torna estas nas máquinas perfeitas para os tatuadores levarem o seu trabalho para a estrada e convenções de tatuagens.

A série de impressoras térmicas alcançou o seu sucesso e saiu dos EUA – com mais de 1.000 PJ, a fazerem já parte do kit base dos estúdios de tatuagem por toda a Europa. 

O tatuador Paul Talbot fala diretamente sobre a PJ623
O tatuador Paul Talbot elogia a impressora térmica portátil PJ623 definindo-a como o equipamento que transformou a sua arte. 

O tatuador, antigo designer gráfico e músico, que teve uma breve passagem pelas belas artes enquanto estudante, trabalha no estúdio Modern Electric Tattoo, em Birmingham, no Reino Unido e tatua também os seus desenhos em convenções por toda a Europa e Estados Unidos da América.


“A PJ623 transformou a minha forma de tatuar, é tão importante para o meu trabalho como a tinta preta,” afirma Paul Talbot, de 42 anos, que descreve o seu estilo como design gráfico com inspiração “grunge” na pele.

Paul descobriu a impressora térmica portátil da Brother enquanto procurava uma solução melhor para preparar as suas tatuagens em stencil – usados para transferir os seus desenhos do seu computador para o corpo do cliente. 

Estava frustrado com os equipamentos de impressão térmica (termo copiadoras) tradicionais usados na indústria das tatuagens. Equipamentos que considerava sensíveis ao transporte e demasiado grandes para levar para convenções. Em vez dos tatuadores fazerem fila nos stands das convenções para terem os seus projetos impressos, passavam a levar os seus próprios equipamentos de impressão térmica para o local.

Paul procurava um equipamento de impressão térmica que desse uma melhor definição aos seus desenhos e que acabasse com as falhas existentes na preparação do stencil. Queria uma máquina que fosse robusta, de confiança e portátil, e que lhe permitisse levar o seu próprio kit, sempre que tivesse que trabalhar fora do estúdio. 

Comprou algumas impressoras térmicas antigas no eBay e testou as suas capacidades de tatuagem em stencil, mas sem sucesso. 

“A solução perfeita teria que apresentar uma resolução de 300DPI, para que fosse possível replicar os meus desenhos na pele, com detalhes precisos e preferencialmente que fosse pequena e portátil, por uma questão de conveniência. Quando descobri a PJ623 da Brother, correu lindamente, e respondeu a todas as minhas necessidades enquanto tatuador, num único equipamento.”

Paul adotou a impressora como parte integrante do seu kit de tatuador e usa-a diariamente. Quando levou a PJ623 em viagem, os seus colegas ficaram intrigados com a tecnologia que ele estava a usar no seu stand, para criar as suas próprias tatuagens em stencil, em vez de estar na fila para um equipamento de impressão da convenção. 

Depois de conquistar a atenção dos seus tatuadores com o equipamento da Brother, Paul criou um Tutorial no YouTube para partilhar com os seus colegas artistas como usar a PJ623 para fazerem os seus próprios stencils.

“Esta impressora aumentou os limites da minha arte e do meu trabalho”, acrescentou Paul, que abriu o seu estúdio há seis anos. “O detalhe patente na tecnologia de impressão térmica da Brother é impressionante, com uma complexidade de pontilhismo e precisão, que conquistou tanto os meus clientes como os meus colegas da indústria.”

“Não tenho que me preocupar ou alterar qualquer parte do meu projeto no computador, pensando que não vai ser fácil a tarefa de passagem para o stencil. Posso marcar mais tatuagens no estúdio, porque a impressão térmica é fácil, fiável e posso começar a trabalhar logo que o stencil esteja impresso.” 

“Este produto faz parte do futuro da indústria e pode transformar a forma como as tatuagens são feitas. É um marco na história desta indústria, tão importante como a introdução das agulhas descartáveis. Deve estar presente em cada kit de qualquer estúdio de tatuagens moderno, é um produto pioneiro para a indústria, de baixo custo e muito melhor que qualquer kit existente” 
Paul Talbot