1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2020
  5. Como atenuar erros de identificação no campo da saúde para salvar vidas
Como atenuar erros de identificação no campo da saúde para salvar vidas com Brother

Como atenuar erros de identificação no campo da saúde para salvar vidas

Nos processos de identificação que são levados a cabo no setor da saúde não pode existir nenhuma margem para erros. Porque qualquer dado errado pode levar, por exemplo, a receitar um medicamento errado, realizar análises incorretas ou inclusivamente efetuar uma intervenção cirúrgica desnecessária.

Ainda que se realize um seguimento rigoroso dos processos de identificação na indústria da saúde, existe uma oportunidade para os melhorar graças à tecnologia. Ou seja, o investimento em inovação traz consigo uma grande oportunidade para melhorar a segurança, haver mais eficiência e poupar em recursos.

Análise dos processos de identificação

Nos ambientes sanitários, a carga de trabalho é elevada, os pedidos dos pacientes são altos e há muito cruzamento de informação entre diferentes departamentos que tratam um mesmo paciente. Por isso, os pacientes são o foco destes ambientes que enfrentam muito desafios todos os dias.

Além disso, a precisão nos processos de identificação é critica. A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o custo global dos erros de administração incorreta de medicamentos poderia alcançar os 42 mil milhões de dólares anuais1 e, ainda que incalculável, o custo humano desses erros é muito maior. Isto, claramente, confirma que aqueles processos que contam com uma tecnologia inovadora são essenciais para assegurar que é dado o tratamento médico correto a cada um dos pacientes.

Para evitar equívocos e garantir o cumprimento das normas, o processo de identificação tem que ser suficientemente versátil para satisfazer as necessidades dos diferentes departamentos. Desde a impressão dos dados do paciente quando chega uma ambulância, à criação das pulseiras identificativas, das receitas médicas, até à etiquetagem das amostras para análises de sangue ou de qualquer outro tipo de testes…. O processo tem que ser simples e preciso.

Para destacar a importância que tudo isto tem para os organismos da saúde, criámos o whitepaper Sem margem de erro. Este trabalho reconhece e identifica os desafios que enfrenta a área da saúde, prestando atenção às normas e ajudando as empresas a criar estratégias de etiquetagem para evitarem problemas.

A impressão especializada no que diz respeito à área da saúde permite que as equipas médicas possam realizar um seguimento de todos e cada um dos pacientes - amostras de sangue, embalagens de medicamentos e historiais médicos - o que permite aos profissionais da saúde sentirem-se tranquilos, manterem os seus pacientes a salvo e dar-lhes a melhor atenção possível.

1 http://www.who.int/patientsafety/medication-safety/en/

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').