1. Home Brother
  2. Suporte
  3. Conselhos-de-utilizacao
  4. Necessita de toner ou tambor? Aprenda a distingui-los
Toner e tambor Brother

Necessita de toner ou tambor? Aprenda a distingui-los

Para poder imprimir, o seu equipamento laser ou LED necessita de 2 consumíveis principais: o toner e o tambor. No caso de equipamentos monocromáticos apenas temos um toner preto e um tambor, enquanto que, para equipamentos a cores, contamos com 4 toners (preto, cião, magenta e amarelo) que podem ser adquiridos de forma individual e, além disso, também 4 tambores: um para cada toner de cor. No caso do tambor para equipamentos a cores, os 4 tambores vendem-se em conjunto. Ambos os componentes são consumíveis essenciais para efetuar impressões, cumprindo funções diferentes e não se trocam ao mesmo tempo, uma vez que têm durabilidades diferentes.

Quais são as diferenças entre o toner e o tambor?

  • O cartucho de toner contém pó, de cor ou preto, que é transferido para um campo eletrostático criado no tambor, mediante a aplicação de uma carga elétrica, permitindo assim poder efetuar a impressão. Inclui ainda, outros componentes como o polímero, resinas e outros elementos que facilitam o processo de fusão com o papel;
  • Por outro lado, o tambor é a unidade de imagem. Um feixe de luz modulada – quer seja laser ou LED – desenha a imagem eletricamente e atrai o pó do toner para o depositar no papel.

Ou seja, sem toner a impressão sairia em branco e sem tambor não seria possível depositar o toner no papel.

Ambos devem ser substituídos com o uso para poderem imprimir. Por esse motivo, no momento de escolher um equipamento de impressão laser há que considerar, conforme a marca, se o tambor e o toner vêm ou não juntos no mesmo consumível. No caso dos equipamentos Brother, deverá adquirir cada um de forma independente quando terminarem, assim conseguirá fazer uma gestão mais eficiente dos consumíveis, ao ter apenas que substituir o que terminou.
Um detalhe importante a ter em conta é que, devido ao elevado número de páginas que um tambor permite, pode-lhe parecer mais conveniente o custo por cópia, mas não deve fazer confusão quando o que pretende é um toner. Deve assegurar-se que adquire o que realmente necessita. E lembre-se: o tambor não inclui o toner, como já referimos são consumíveis independentes.

Se tiver dúvidas relativamente a que consumível substituir, continue a ler e ficará a saber mais.

Quando devo substituir o toner e o tambor?

Para identificar o momento em que deve substituir um dos consumíveis do seu equipamento laser, preste atenção ao próprio equipamento de impressão, que o vai avisar através de mensagens ou alertas luminosos, se o nível do toner é baixo ou se o deve substituir, ou se o tambor está prestes a acabar ou também necessita de ser substituído.

Adicionalmente, existem alguns sinais durante a impressão que podem dar pistas do estado do toner. Por exemplo, se a impressão está mais esbatida, será um sinal de que necessita de um novo toner. Ou se a impressão não é uniforme e apresenta riscos, também pode significar que se aproxima o momento de troca o toner.

Se tiver que substituir ambos os consumíveis, deve ter e conta que o toner é encaixado dentro do tambor, assim temos que conservar este último, o tambor, se queremos colocar apenas um toner novo. Antes de mudar as peças deve-se assegurar da vida útil restante de cada uma delas - a do tambor é maior que a do toner – uma vez que se pode cair no erro de trocar as duas sem necessidade.

Ainda assim, como a vida útil do tambor é superior à do toner (tem uma duração de páginas impressas maior), nem sempre que se troca o toner tem que se trocar também o tambor. Desta maneira, é mais benéfico comprá-los em separado porque assim reduz os custos ao adquirir apenas o consumível que necessita.

No seguinte vídeo mostramos-lhe como trocar o toner e onde pode também ver como separá-lo do tambor:

Com todos estes dados poderá conhecer um pouco mais a sua impressora laser ou LED e saber quando e como substituir o consumível necessário em cada momento, para poder disfrutar de impressões de elevada qualidade. Esta informação, além de o ajudar a diferenciar o toner e o tambor, servirá também para reduzir custos desnecessários quando tiver que substituir estes componentes no seu equipamento.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').