1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Impressão térmica vs. Impressão de tinta: Qual é a mais adequada para trabalhar em mobilidade?
Jato de tinta, laser ou impressão térmica direta Brother

Impressão térmica vs. Impressão de tinta: Qual é a mais adequada para trabalhar em mobilidade?

 

O trabalho em mobilidade é uma realidade que não deixa de aumentar com o passar do tempo. Tanto que as previsões são que 60% do trabalho será feito fora do escritório em 2025, segundo o estudo Print 2025 da Quocirca.

Cada vez mais tecnologias estão em constante evolução para facilitar as tarefas dos profissionais que realizam o seu trabalho fora do espaço físico da empresa. Uma das principais necessidades que têm estes trabalhadores são dispositivos que favoreçam uma maior eficiência e liberdade que lhes permitam realizar ações in situ. Para isso, as impressoras portáteis, de tecnologia térmica, são o aliado perfeito, uma vez que permitem criar por exemplo, um contrato no momento.

No entanto, nem todas as tecnologias de impressão são adequadas para o trabalho em mobilidade. Não é a mesma coisa trabalhar a partir de casa ou num espaço de coworking, onde podemos dispor de um equipamento de impressão de secretária convencional, do que quando o trabalho se desempenha num veículo ou até mesmo nas próprias instalações do cliente, quando temos que imprimir ou modificar informação no preciso momento.

Porque é que as impressoras térmicas são mais adequadas para usar fora do escritório que as impressoras de tinta?

Uso de consumíveis:

  • Tecnologia térmica: Não necessitam de nenhum consumível, uma vez que a impressão térmica utiliza o calor para criar reação no papel. Se tem papel, pode imprimir;
  • Jato de tinta: Necessitam tinteiros de todas as cores. Além de que, a tinta não está apta para temperaturas muito elevadas ou baixas que se podem sentir num veículo.

Peças móveis:

  • Tecnologia térmica: São compostas por poucas peça móveis, resultando em equipamentos muito fiáveis para trabalhar em ambientes pouco estáveis que se possam expor a vibrações ou pó. A sua robustez torna-as resistentes a quedas, razão pela qual são muito reduzidas as interrupções por encravamentos ou avarias;
  • Jato de tinta: Apenas os equipamentos desenhados para serem utilizados em mobilidade suportam a vibração no veículo ou pequenos acidentes comuns em ambientes extremos.

 Qualidade:

  • Tecnologia térmica: A tecnologia térmica utiliza a temperatura adequada para gravar a impressão no papel com grande precisão, sempre a preto e branco;
  • Jato de tinta: Os equipamentos de tinta imprimem documentos a cores e a preto depositando pequenas gostas de tinta no papel. Em situações ambientais extremas, este processo de impressão poderia ver-se alterado, reduzindo a sua qualidade.

Manutenção:

  • Tecnologia térmica: Ao contar com menos peças móveis que outros equipamentos e não necessitar de consumíveis, as impressoras térmicas requerem uma assistência mínima. Isto reduz em grande medida os custos de manutenção e o custo total de propriedade, o que se traduz numa poupança muito significativa de tempo perdido em incidências;
  • Jato de tinta: Os equipamentos de tecnologia de jato de tinta estão desenhados para estarem situados num local fixo. Se os submete a uma situação de mobilidade pode provocar uma redução da sua vida útil.

Versatilidade:

  • Tecnologia térmica: A robustez e durabilidade das impressoras térmicas permitem a sua instalação em qualquer superfície, como num veículo ou em outras superfícies inclinadas. Estes equipamentos não são sensíveis à sua orientação e são capazes de imprimir em qualquer posição;
  • Jato de tinta: Os usos recomendados para as impressoras de tinta estão, geralmente, limitados a um ambiente de instalação numa secretária, um suporte fixo, estável e horizontal.

Papel aceite:

  • Tecnologia térmica: O único consumível necessário para imprimir com um dispositivo de impressão térmica é o papel, que deve ter uma sustância especial para reagir ao calor que o equipamento emite na hora de imprimir. Este papel está disponível em rolos contínuos ou pré-cortados, conforme a utilização que lhe vai dar, e têm uma durabilidade de até 5 anos;
  • Jato de tinta: As impressoras de tinta utilizam tanto tinteiros como papel, que são necessários repor conforme a frequência de uso. Os tipos de papel aceites são muito variados, desde envelopes, etiquetas ou diferentes gramagens de papel.

A mobilidade é uma tendência no âmbito profissional e por isso a impressão fora da empresa converteu-se numa necessidade exigida por muitos profissionais. Para estes trabalhadores, os produtos de tecnologia térmica são os aliados perfeitos para poder realizar tarefas in situ, distantes de um ambiente físico, com rapidez, qualidade e poupança.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').