1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. Já ouviu falar em Blockchain? Explicamos o que é
Já ouviu falar em Blockchain

Já ouviu falar em Blockchain? Explicamos o que é

A tecnologia não para de nos dar revolucionárias aplicações destinadas a modernizar e dar segurança aos processos digitais. Uma das que mais se destaca e das mais recentes, embora também mais desconhecida, é Blockchain. Uma enorme base de dados que apareceu, ao princípio, ao abrigo do dinheiro virtual que se revela como a base de futuras aplicações tão úteis como inovadoras, ainda por conceber.

Mas, o que é o Blockchain? e O que nos pode trazer? Blockchain é um conjunto de ferramentas tecnológicas que facilita o estabelecimento de um registo sincronizado, fiável, transparente e descentralizado das operações e transações que se realizam através das redes de comunicação, computadores, internet e outros dispositivos eletrónicos.

Esta tecnologia caracteriza-se pelo elevado grau de segurança que aporta, atuando como um registo público imutável em que permanece o histórico completo de transações digitais feitas por indivíduos, instituições ou empresas. Esse tipo de livro regista e identifica dispositivos e pessoas, com base no consenso de todos os participantes ou gerentes do sistema, sendo o guardião da rastreabilidade completa de qualquer troca económica, operação financeira, tarefa ou contrato que exija verificação.

Aplicações para todos

Embora possa parecer, não existe só um Blockchain. Existem públicos, privados e híbridos. Uma oferta capaz de cobrir as necessidades de particulares, empresas e instituições. No âmbito empresarial, esta tecnologia está a ser valorizada pelas entidades financeiras que a consideram de grande utilidade para estabelecer, sem necessidade de intermediação alguma, de um registo autónomo, ou também como prova de solvência dos seus clientes. Até ao momento, a aplicação mais popular de Blockchain foi a bitcoin, a cripto moeda cuja autoria se atribui ao compatriota japonês da Brother, Satoshi Nakamoto.

Tal como os bancos, as empresas podem beneficiar das vantagens desta disruptiva ferramenta, ao permitir automatizar os seus processos de compras e/ou pedidos ou sua faturação. No âmbito do retalho, por exemplo, Blockchain utiliza-se para marcar um artigo ou alimento com impressão digital, de forma a seguir o seu ciclo completo. Deste modo, é possível conhecer se os ovos que consumimos derivam, realmente, de produção de galinhas ao ar livre, ou não.

Como vemos, Blockchain está-se a posicionar como a base sobre a qual se constituirão numerosos serviços como, por exemplo, o envio seguro de remessas bancárias, o armazenamento de registos clínicos, assim como a expedição de passaportes digitais ou a verificação da identidade/autoria de todas as classes de documentos, um marco de modernidade face à assinatura eletrónica.

Como outras muitas tecnologias, Blockchain chegou para ficar. E, embora hoje o percebamos como algo ainda distante ou futurista, a realidade é que já tem inúmeras implicações na nossa vida quotidiana, melhorando-a, na grande maioria dos casos, e tornando-nos mais conscientes e cautelosos em relação à nossa atividade na rede. Blockchain é um presente com muito futuro e um potencial inovador tão grande como a imaginação humana possa idealizar.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').