Brother logo
  1. Home
  2. Conheça a Brother
  3. Brother Earth
  4. Certificações meio ambientais
Certificações meio ambientais

Certificações meio ambientais

Conheça as certificações europeias que cumprem os nossos produtos e as etiquetas meio ambientais que deve procurar ao comprar um equipamento novo.

REEE: Legislação sobre resíduos

O seu objetivo final é reduzir a quantidade de resíduos eletrónicos que vão para a lixeira e impulsionar os fabricantes a incorporar o design meio ambiental nos seus produtos. O objetivo da legislação é aumentar as taxas de reciclagem das baterias.

Regulamento REACH

REACH significa Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de produtos químicos e o seu objetivo é melhorar a proteção da saúde humana e o meio ambiente. Os fabricantes devem reunir informação sobre as propriedades das substâncias químicas que utilizam nos seus produtos. As substâncias têm que ser registadas numa base de dados central, gerida pela Agência Europeia de Substâncias e Misturas Químicas (ECHA).

Mais informacão

Diretiva RoHS

A diretiva RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas), restringe o uso de certas substâncias em produtos elétricos e eletrónicos, como chumbo, mercúrio, cádmio, crómio e certos retardadores de fogo que contêm halogeneto. Um produto ou componente eletrónico, não deve conter as substâncias indicadas, exceto as especificadas pela diretiva.

ISO 14001

ISO é a maior instituição do mundo de desenvolvimento de normas internacionais e tem como objetivo tornar as industrias mais eficientes. Não existe um requerimento legislativo para que as empresas cumpram com as normas ISO, senão serem apenas voluntárias. Por ser uma empresa com consciência ambiental, acreditamos que cumprir com a acreditação da norma ISO 14001, relacionada com os sistemas de gestão ambiental, é importante.

ENERGY STAR

É um programa da Agência de Proteção Ambiental da EE.UU criada em 1992 para promover os produtos elétricos com consumo eficiente de eletricidade, reduzindo desta forma a emissão de gases com efeito de estufa.
ENERGY STAR reconhece os produtos que consomem a menor energia possível quando entram em modo espera, o que representa a prática recomendada em eficiência energética.

BLUE ANGEL

Esta etiqueta distingue aqueles produtos e serviços que são particularmente respeitosos com o meio ambiente.
Atribui uma grande importância a fatores como o uso inteligente das matérias primas, o sistema de produção, a utilização do produto, a sua vida útil, assim como o fim de vida do mesmo.
A Brother foi o primeiro fabricante de impressoras a oferecer a certificação Blue Angel para impressoras multifunções de injeção de tinta no ano 2008.

NORDIC SWAN

Os requisitos da etiqueta Nordic Swan contemplam o baixo consumo de energia no modo espera, as baixas emissões e os baixos níveis de ruído. Os equipamentos devem ter a capacidade de imprimir em ambas as faces do papel (impressão duplex) para reduzir o consumo de papel, com o objetivo de poupar dinheiro. A etiqueta Nordic Swan cobre todo o ciclo de vida do produto, desde a criação, reparação e destruição, juntamente com aspetos chave como a qualidade do produto.