Impressoras Tinta, laser e LED Brother

Tinta, laser e LED, qual a tecnologia que mais lhe convém?

Tem uma PME ou é um profissional que procura um equipamento para dar resposta às suas necessidades de impressão? Está confuso porque não sabe qual das tecnologias é a mais indicada para si? Opto por tinta, laser ou LED? Qual delas escolho?

Se o que precisa é um equipamento que imprime no momento e vai trabalhar com documentos pequenos (uma, duas ou três páginas), a melhor opção é um equipamento de tinta. Como indica o seu nome, estes equipamentos incluem quatro tinteiros (preto, cião, magenta e amarelo) que criam as cores que aparecem no trabalho que pretende imprimir. Onde está o segredo para imprimir a primeira página tão rapidamente? Muito simples: a tinta não utiliza calor, como tal não é necessário tempo de pré-aquecimento para começar a trabalhar com ela. É muito conveniente para impressões de documentos de pequeno tamanho com 1, 2 ou 3 páginas, de forma frequente.

Agora, se o seu caso é o de uma empresa que tem grandes volumes de impressão. Se entendermos como tal trabalhos superiores a 10 páginas, o que necessita é de uma impressoras laser ou LED. No que se diferenciam? Ambas funcionam como uma fotocopiadora, embora seja diferente a fonte de luz. Nas primeiras a fonte é o laser, e nas segundas o laser é substituído por led’s, ou seja, díodos que emitem luz. Tanto num como no outro caso a produtividade que oferecem é maior que na tinta e, como tal, os trabalhos de impressão terminam antes.

Outro detalhe que tem importância é o ciclo de vida do equipamento que pensa adquirir. Dura mais um de tinta, um de laser ou um de tecnologia LED? Se nos cingirmos à longevidade em si, não há dúvida que de os últimos têm maior vida útil que os de tinta. Não obstante, também deve saber que as impressoras de tinta se estão a equiparar cada vez mais ao laser e ao LED neste aspeto.

E, para terminar, é o momento de esclarecer um mito: alguém lhe comentou que a tinta é cara e o custo de impressão de uma página com estas impressoras é mais alto que o laser?! Se este é um fator chave no momento de decidir por uma tecnologia ou outra, fique a saber que este mito não é de todo verdade. Além disso, atualmente existem equipamentos de tinta profissionais no mercado que usam cartuchos de alta capacidade (mais de 1.000 páginas por cartucho). Desta forma, o custo por página na tinta reduz de forma considerável.

Que tecnologia necessita? Analise cuidadosamente as suas necessidades e rapidamente encontrará a resposta.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').