1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2022
  5. Como reduzir custos e melhorar a produtividade no setor da restauração

Como reduzir custos e melhorar a produtividade no setor da restauração

Na restauração, são muitos os aspetos prioritários que há a ter em conta para um ótimo desenvolvimento do negócio. Antes de tudo, está a segurança alimentar, porque são manuseados diariamente alimentos que, se não são corretamente controlados, podem ter repercussões na saúde de quem os consome. Neste sentido, torna-se evidente que a correta identificação e rastreabilidade dos alimentos é crucial para não colocar em risco os consumidores. Mas, por outro lado, não deixa de ser importante também levar a cabo uma correta gestão dos documentos com que lidam diariamente nos escritórios dos restaurantes, já que tem impacto no tempo e custos que podem afetar outras áreas mais relevantes. É neste aspeto que vamos centrar este conteúdo.

 

Se falamos de uma cadeia de restauração, estamos a referir-nos a uma rede que conta com diversos estabelecimentos repartidos a nível nacional e, em muitos casos, também a nível internacional. Portanto, o nível de documentos que gerem diariamente para efetuar diferentes tarefas - inventário, formação, entrevistas a pessoal, etc. – é muito elevado. E essa gestão documental é feita em cada um dos escritórios que têm os restaurantes espalhados por todo o país, que, por norma, são espaços de tamanho muito reduzido.

 

É um facto que a melhor solução para superar este desafio, otimizar essa gestão de documentos e, por fim, melhorar a produtividade, passa por implementar um contrato de Serviços de Gestão da Impressão que permita controlar todo o parque de impressão da cadeia de restauração e que integre soluções de impressão compactas e desenhadas para ambientes com grandes volumes de trabalho, com o objetivo de se adaptar às necessidades de todos os escritórios destes restaurantes. Esta alternativa de incorporar as impressoras em modo serviço, demonstrou que se podem conseguir poupanças de custos até 30% na parte dedicada a gastos com consumíveis.

 

E não é só isto, como também a pressão sobre a resolução de incidências neste âmbito se vê avaliada pela incorporação de um apoio técnico especializado no local, quando e onde necessitar, para resolver rapidamente qualquer problema. Tudo isto somado à gestão unificada do parque de impressão que permite reduzir drasticamente os custos administrativos e automatizar a gestão de consumíveis, facilita as tarefas de controlo da impressão para uma melhor tomada de decisões com base em dados.

 

Além disso, com os serviços de gestão da impressão, os colaboradores de uma cadeia de restaurantes poderão melhorar a sua produtividade ao centrarem-se nas principais atividades do negócio, em vez de dedicarem tempo a tarefas que não lhes compete, mas que são essenciais para garantir a continuidade do negócio.

 

O setor da restauração é uma das grandes indústrias que sofreu as consequências da pandemia, como tal, além de transformar o seu negócio, devem investir em soluções que lhes permitam aumentar a produtividade dos seus colaboradores e reduzir ao máximo os custos administrativos. E ficou demonstrado que isto se pode conseguir com os Serviços de Gestão da Impressão, que vieram para melhorar este e muitos outros setores.

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').