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Atualizar as soluções de impressão térmica

A pandemia fez com que as estratégias omnicanal do setor do retalho crescessem drasticamente para oferecer aos consumidores uma maior flexibilidade de compra. Mas, quais são essas novidades que surgiram neste setor e que devemos conhecer? Por um lado, e dada a crescente necessidade de uma experiência de compra sem contacto, estratégias como recolha no armazém, a compra online e a recolha em loja (BOPIS- Buy Online, Pick-Up in Store), o sistema click & collect, o envio a partir da loja e a entrega ao domicílio ganharam força para apoiar essa crescente procura dos consumidores.

De acordo com um estudo do Grupo de Investigação VDC, líder em identificação automática e captura de dados e em tecnologias de mobilidade empresarial, mais de 75% das mais de 100 empresas do setor do retalho que participaram no relatório implementaram as opções de recolha no armazém, entrega ao domicílio através do comércio eletrónico e BOPIS.  

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As lojas físicas e a estratégia omnicanal

Os profissionais do setor do retalho estão a aproveitar as lojas físicas para impulsionar as estratégias omnicanal. O estudo da VDC revela que mais de 50% das empresas de retalho integrarão operações omnicanal para garantir a continuidade do seu negócio durante a pandemia. Por outro lado, 48,7% considera a flexibilidade de compra um elemento fundamental das estratégias omnicanal.

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As soluções de impressão térmica impulsionam os avanços omnicanal

Dado o imparável crescimento dos pedidos online, a visibilidade da cadeia de distribuição e rastreabilidade dos produtos converteram-se em aspetos fundamentais para que a estratégia omnicanal tenha sucesso.

Os códigos de barras continuam a ser o meio mais fiável para o seguimento do inventário e dos ativos, com o objetivo de cumprir essa estratégia omnicanal. Nesse sentido, os profissionais do setor do retalho necessitam de soluções móveis para poderem realizar a cobrança dos produtos tanto na loja como no processo de click & collect.

A instalação de impressoras de secretária para etiquetas e recibos em armazéns está a crescer e muito. E as impressoras industriais de etiquetas também tiveram uma maior procura nos armazéns e nas fábricas para otimizar o envio e receção, a etiquetagem de produtos finais, a embalagem e cumprir com os requisitos de etiquetagem de embalagens.

A funcionalidade de verificação integrada consolidou-se como uma solução fundamental para reduzir custos que derivam das devoluções por erros na etiquetagem. Além disso, as impressoras térmicas estão a converter-se em dispositivos interconectados mais inteligentes que melhoram as instalações de armazenamento, independentemente do tamanho da operação.

Com a integração omnicanal, as empresas de retalho necessitam de soluções tecnológicas dinâmicas para apoiar as opções de cumprimento multicanal:

  • A integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) converteu-se em algo importante para a análise preditiva, a análise do ciclo de reabastecimento e a otimização do inventário;

     

  • A implementação da tecnologia robótica no armazém pode aumentar a eficiência do picking e do embalamento, assim como dos fluxos de trabalho de transporte, reduzindo a mobilidade dos trabalhadores no armazém e melhorando os índices de picking e classificação nas linhas de produção;

     

  • As soluções baseadas na nuvem converteram-se em ferramentas essenciais para melhorar a eficiência dos armazéns, já que o armazenamento de dados digitais e a integração com as ferramentas de software do armazém (WMS, WES e TMS) podem ajudar a eliminar as redundâncias e otimizar os fluxos de trabalho;

     

  • As múltiplas ferramentas de gestão de dispositivos para o controlo da configuração remota, o diagnóstico do rendimento do hardware e a análise do painel de controlo também melhoraram as operações omnicanal. Portanto, a automatização do fluxo de trabalho é fundamental para levar a cabo estratégias omnicanal rentáveis.

Como podemos melhorar a nossa estratégia omnicanal?

A integração omnicanal oferece-nos uma maior flexibilidade de compra, além de melhorar a nossa experiência de compra.

Tendo em conta as necessidades de cada consumidor, é possível escolher o canal de compras preferido, bem como otimizar o tráfego nas lojas físicas, uma vez que a maioria de nós procura experiências de compra cómodas e sem contacto, quer através de compras online, quer através da recolha das nossas encomendas na loja. Nesse sentido, as estratégias omnicanal reforçam o compromisso dos clientes e aumentam o crescimento das receitas graças à expansão do alcance dos produtos.

No entanto, para que a nossa estratégia omnicanal funcione, temos que superar os desafios da visibilidade do inventário e integração de software.

O relatório da VDC mostra que quase 33% das empresas de retalho considera a visibilidade do inventário e a previsão como requisitos fundamentais para a integração omnicanal. Por outro lado, 36,6% destaca a integração perfeita com os sistemas de planificação de recursos empresariais (ERP), os sistemas de gestão de armazéns (WMS) e as plataformas de comércio eletrónico como um potente impulsionador do êxito omnicanal.

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Dispor do stock adequado é de vital importância para obter rentabilidade omnicanal, simplesmente pelo facto de que muitos profissionais do retalho têm que lidar com níveis de inventário precisos para satisfazer a procura da melhor forma possível. Além disso, os processos omnicanal implicam mais custos de transporte, o que pode reduzir a margem de rentabilidade. Por isso, o setor do retalho necessita de ferramentas dinâmicas de gestão de inventário que se complementem perfeitamente com as impressoras térmicas para garantir a precisão dos pedidos e cumprir com os prazos.

De seguida, damos-lhe algumas recomendações para melhorar a estratégia omnicanal da sua empresa:

  • Trabalhar com o parceiro de canal adequado para criar as melhores soluções desenhadas à medida, desde a configuração da rede até à manutenção contínua dos requisitos;
  • Otimizar os fluxos de trabalho omnicanal mediante soluções de automatização e mobilidade;
  • Agilizar o cumprimento e a flexibilidade de compra com plataformas de comércio unificadas;
  • Aproveitar a etiquetagem com código de barras e a tecnologia RFID para otimizar a gestão do inventário e a visibilidade da cadeia de distribuição. Desta forma aumentará a eficiência da entrega na reta final.

Além disso, a otimização da gestão do inventário nas lojas e armazéns, em conjunto com as sólidas redes de entrega, são fundamentais para conseguir esse sucesso omnicanal. A etiqueta de código de barras e as etiquetas RFID continuam a ser fundamentais para o seguimento preciso dos ativos ao longo da cadeia de distribuição, na qual as empresas devem contar com uma solução de impressão dinâmica que permita a rastreabilidade dos produtos, desde a produção até ao ponto de venda.

Quer se ofereçam opções de BOPIS, de envio a partir da loja ou de recolha no armazém, a sinergia digital entre as ferramentas de software de armazém, os sistemas de TPV (Terminais de Ponto de Venda) e as soluções de impressão térmica e de digitalização de códigos de barras é vital para otimizar o inventário e rentabilizar as operações omnicanal.

No fim de contas, os clientes aspiram a uma experiência de compra única, quer seja online ou numa loja física e, como tal, devemos ter as melhores soluções tecnológicas para cumprir com todos estes requisitos. Isto quer dizer que operar com sistemas de impressão e software obsoletos pode pôr em risco a eficiência da nossa estratégia omnicanal, pelo que devemos atualizar a solução para otimizar os fluxos de trabalho.

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