Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2021
  5. Como aumentar a produtividade no setor logístico mediante a impressão portátil
Como aumentar a produtividade no setor logístico mediante a impressão portátil

Como aumentar a produtividade no setor logístico mediante a impressão portátil

Os armazéns têm que gerir centenas de milhares de mercadorias todos os dias; um volume que aumentou ainda mais como consequência da COVID-19. A atividade nos armazéns inclui muitos processos que são críticos para o correto funcionamento de toda a cadeia logística e a velocidade de rotação do stock, tal como a rastreabilidade, a precisão da etiquetagem e os documentos relacionados em cada processo, que cada vez são mais importantes.

Qualquer erro que se cometa no setor da logística pode sair muito caro, já que se repercute no custo do produto. Não dispor de um artigo ou um atraso na distribuição poderia chegar a parar toda a cadeia de produção, sem esquecermos que colocaria em risco o nível de satisfação dos consumidores com o serviço, algo que não se pode permitir.

Por isso, é fundamental ter um sistema de identificação preciso, rápido e eficiente, que cubra todas as necessidades de um armazém, desde a preparação até à entrega ao cliente através de etiquetas de produto, de envio, de localização, de expedição, de seguimento de paletes, etc.

Além disso, todos os dias existem situações em que é necessário imprimir etiquetas em qualquer momento e em qualquer lugar do armazém. De facto, o êxito ou o fracasso da empresa vai depender, em boa parte, da capacidade de imprimir etiquetas personalizadas, de qualidade quando e onde necessitar e sem qualquer tipo de erro.

E como conseguimos ter um sistema de etiquetagem em qualquer lugar?

Muito simples. Basta implementar uma das soluções de impressão de etiquetas portáteis avançadas avançada que nos permitem reduzir a duração dos processos de entrada e saída de mercadorias, bem como os tempos de preparação das mesmas. Ao mesmo tempo, melhoramos a precisão da informação das etiquetas que imprimimos para identificar os produtos e a sua localização, minimizando possíveis erros. Estas soluções de impressão portáteis permitem-nos aumentar e tornar os pontos de impressão mais flexíveis, uma vez que são normalmente ferramentas muito compactas e leves que podem ser transportadas para qualquer local do armazém com uma correia de transporte ou montadas num veículo ou empilhador, o que torna o trabalho muito mais flexível. Também oferecem maior liberdade para realizar todas as tarefas in situ, com a máxima qualidade, sem erros na etiquetagem e poupando tempo para dedicar a tarefas que são mais cruciais para o negócio.

Além disso, estas soluções devem ser ferramentas fáceis de usar, intuitivas e que se possam integrar de forma simples para que possa começar a tirar partido dos seus benefícios desde o minuto zero. Porque o trabalho de armazém é muito intenso e não se pode despender de parte do tempo a aprender a utilizar uma nova solução ou ter que instalar um novo software. O tempo deve ser totalmente dedicado a que todo o processo corra bem para que os clientes recebam um bom serviço e estejam satisfeitos.

Não devemos esquecer que os ambientes de logística têm condições extremas, razão pela qual os dispositivos a instalar neste setor devem ter características particulares no que diz respeito à robustez. Devem ser equipamentos que suportem condições adversas, como o pó, ou possíveis quedas ao serem utilizados. Por este motivo, um equipamento com certificação IP54, beneficia de uma garantia de proteção adicional e resistência a quedas.

Com o imparável aumento de compras online, os consumidores são cada vez mais exigentes, sobretudo no que respeita aos tempos de entrega, quer seja no domicílio, na loja ou num ponto específico de recolha. E esses tempos de entrega apenas se podem cumprir se levarmos a cabo um correto processo de identificação que garanta a continuidade do negócio e inclusivamente, o sucesso do mesmo.

Escolher o parceiro de impressão adequado também faz parte das regras deste jogo. Um parceiro que tenha a experiência necessária para saber como satisfazer as exigentes necessidades que tem um armazém e que faça com que todo o processo logístico seja um autêntico êxito. Porque, uma boa identificação, marca a diferença.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').