1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Tudo o que sempre quis saber sobre o OCR e nunca se atreveu a perguntar
Tudo o que sempre quis saber sobre o OCR e nunca se atreveu a perguntar

Tudo o que sempre quis saber sobre o OCR e nunca se atreveu a perguntar

Será que todos sabem o que é o OCR? Efetivamente, trata-se de um tipo especial de software de digitalização que lê os caracteres impressos dos documentos e os converte em códigos digitais para que o computador os possa ler como texto e não como imagem, para assim o poder editar. Mas, o que é necessário para tirar o máximo partido desta aplicação?

Hoje em dia os softwares de digitalização OCR são mais potentes que há alguns anos atrás, onde o reconhecimento de alguns caracteres, números e vogais acentuadas, não era muito bom. Por exemplo a confusão entre o “ó” e o “6” era muito frequente.

Outro aspeto a ter em conta são os textos manuscritos. A leitura por parte do software OCR é mais complexa e por isso a maioria dos softwares não leem completamente esses textos. Para digitalizar estes textos manuscritos é necessário um software OCR com mais capacidades e mais minucioso no reconhecimento de textos escritos à mão pois é uma leitura mais complexa tendo em conta que cada pessoa escreve de forma diferente e depende, em grande medida, da qualidade de escrita de cada um.

Para realizar a digitalização com OCR, é necessário que o equipamento tenha instalado o software para esse efeito. Há equipamentos que nos próprios controladores já tem incluída esta opção. Dentro dos softwares mais comuns encontram-se: ScanSoft PaperPort para Microsoft Windows e Presto Page Manager para Mac OS ou até o control center da Brother, um software embebido nos equipamentos da marca.

Definitivamente, soluções que lhe tornam a vida mais fácil. Do que está à espera para experimentar?

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').