1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Jato de tinta, laser ou impressão térmica direta. Como escolher a melhor para a sua empresa?
Jato de tinta, laser ou impressão térmica direta Brother

Jato de tinta, laser ou impressão térmica direta. Como escolher a melhor para a sua empresa?

No momento de escolher uma impressora temos muitas opções quanto ao tipo de tecnologia e qual a mais conveniente para a sua empresa. Em função de uma ou outra e das suas necessidades de impressão, pode chegar a poupar muito em tempo e dinheiro.

Para começar, há três tecnologias diferentes: jato de tinta, laser e térmica direta, além de uma série de funções adicionais como conectividade à cloud e toda uma variedade de possibilidades a ter em conta.

Em vez de ficar intrigado com a tecnologia ou especificações técnicas, quando compra um novo equipamento de impressão, tente ir pelo caminho mais simples. Ou seja, pense primeiro no que necessita, o que faz com a sua impressora?

Faz parte de um departamento de finanças que necessita imprimir muitas faturas?

Trabalha numa agência de design onde necessita imprimir para um cliente uma apresentação de elevada qualidade para o impressionar?

Ou tem uma empresa com uma frota de trabalhadores em constante mobilidade que necessitam de documentos básicos antes de se colocarem em marcha todos os dias?

Na Brother acreditamos que deveria fazer uma primeira análise funcional no momento de escolher um equipamento de impressão novo. Se partirmos dessa base, velocidade, alimentação e outras especificações técnicas deveriam surgir de seguida de forma natural.

Como tal, é aconselhável fazer uma lista do que necessita no seu equipamento de impressão como primeiro passo no processo de decisão de compra.

Que deveria preguntar a si mesmo

Deve considerar algumas destas perguntas quando estiver a pensar comprar um equipamento:

  • O equipamento vai ser utilizado por uma só pessoa ou partilhado por várias pessoas?
  • Quantas páginas necessita imprimir mensalmente?
  • Necessita imprimir a cores?

Então, comece a pensar de forma inteligente…

  • Quer imprimir também desde um tablet ou um telefone móvel?
  • Quer imprimir ou digitalizar a partir da nuvem?
  • Está à procura de funções de gama mais alta como Near-Field Communication (NFC)?
  • Necessita que a opção de consumíveis de alto rendimento seja o mais rentável possível?

Necessita de impressão portátil?

Quando a mobilidade for a sua principal preocupação, as impressoras portáteis devem ser a primeira opção a ter em conta. É recomendável que não necessitem de tinta, toner ou fitas, pois com o movimento permanente é possível que sofram danos se utilizam este tipo de consumíveis. Por outro lado, devem ser leves, compactas e robustas, com folhas individuais ou rolos de papel fáceis de trocar. Características indispensáveis para este tipo de impressoras.

Laser e jato de tinta andam de mão dada nas empresas

Tradicionalmente, os modelos de impressoras laser adaptam-se às necessidades das empresas com exigentes requisitos de impressão de alto volume enquanto os de jato tinta estão indicados principalmente para escritórios pequenos ou inclusivamente para uso doméstico. Porém, os avanços da tecnologia de jato de tinta estão a modificar esta ideia.

Essas velhas regras já não são válidas, uma vez que as novas gamas de impressão de tinta foram desenhadas para dar resposta às necessidades de pequenas e médias empresas.

Necessita de aplicações especializadas?

A impressão térmica direta também é ideal para aplicações especializadas tais como etiquetas, pulseiras, recibos e talões, por exemplo.

Dispositivos que crescem com a sua empresa

As impressoras térmicas diretas mantêm a sua vantagem na impressão portátil e especializada, enquanto a diminuição do gap entre as impressoras laser a as de jato de tinta, ao dia de hoje, as torna mais que capazes de cumprir os requisitos que tem um negócio.

E, embora as duas tecnologias possam ter sido concorrentes entre si no passado, também podem perfeitamente trabalhar juntas dentro de ambientes corporativos como parte de um contrato de serviços de Gestão da Impressão ou também como parte de uma frota de impressoras maior, que deem suporte a diferentes perfis com necessidades concretas dentro de um mesmo negócio.

Resumindo, pense primeiro no que pretende do seu equipamento para optar pelo modelo mais indicado para as suas necessidades.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').