1. Home Brother
  2. Suporte
  3. Conselhos-de-utilizacao
  4. 3 fatores chave para aumentar a vida dos seus consumíveis de tinta ou toner
3 fatores chave para aumentar a vida dos seus cartuchos

3 fatores chave para aumentar a vida dos seus consumíveis de tinta ou toner

Com frequência, temos a sensação de que os consumíveis de impressão têm uma duração diferente da que indicam os fabricantes. Embora esta informação seja indicada como “duração aproximada”, não é muito conhecida a forma através da qual se mede a duração dos consumíveis (toner e tinteiro), assim como a existência de uma percentagem de cartuchos que pode durar menos ou inclusivamente mais do que o indicado pelo fabricante. Mas como consumidores, há coisas que podemos fazer para otimizar a vida destes consumíveis.

 

Caso não saiba, há 10 anos que a maioria dos fabricantes de impressão se regem por uma norma ISO que mede os consumíveis de igual forma, e permite calcular a duração usando a mesma base de comparação entre todos os fabricantes do mercado que usem este standard. De facto, cada tecnologia tem uma norma ISO distinta que tem em conta as suas particularidades, como o laser monocromático, laser cores ou jato de tinta. Mas porque é que os consumíveis de tinta ou toner podem ter uma duração diferente do declarado pelos fabricantes?

 

Para cumprir esta ISO, é necessário realizar testes para determinar a duração aproximada de um tinteiro ou toner, os testes de impressão são realizados com múltiplos cartuchos usando um conjunto de documentos standard definidos na norma ISO e sob determinadas condições de impressão. Desta forma, estabelece-se a duração estimada em páginas, considerando o número mínimo de páginas que podem imprimir 90% dos consumíveis testados. Se o tipo de página que costumamos imprimir é muito diferente ou as condições são outras, a duração também varia. Por isso há tinteiros ou toners que podem durar mais ou menos que o estimado pelo fabricante.

 

Uma vez conhecido isto, podemos ajudar na variável da equação de duração dos consumíveis que pode mudar, destacando os três fatores fundamentais para alargar a vida dos seus cartuchos:

 

  1. Intensidade da cor – Se imprimimos documentos que incluam imagens ou cores muito intensas, o consumo de tinta ou toner é maior, o que implicará uma duração menor. Para poupar tinta ou toner, entre outros truques, recomendamos eliminar ou substituir por degradés as cores de fundo, cores sólidas ou muito intensas e reduzir o tamanho dos códigos de barras nos documentos que os contenham; desta forma poupará tinta ou toner e as impressões continuarão a ser legíveis pelos leitores;
  2. Ambiente de trabalho – As alterações de temperatura também podem ter um impacto negativo nos equipamentos de impressão e no consumo dos consumíveis. Por exemplo, se uma impressora está num armazém, ao longo de muitos meses, abaixo dos 21ºC ou acima dos 26ºC, a duração do consumíveis será menor do que o indicado, já que o ambiente de trabalho é um dos mais hostis para a impressão. E o mesmo ocorre com a humidade, em ambientes com uma humidade relativa superior a 70%, as impressoras laser efetuam de forma automática um processo específico inicial para extração de ar, de forma a eliminar o excesso de humidade o qual também pode afetar a duração do consumível.

    Lembre-se: o mais recomendável é colocar o equipamento onde a temperatura altere o menos possível (entre 21 e 26ºC) e que a humidade relativa esteja entre os 40 e os 70%;

  3. Controladores de impressão – A diferença entre usar os controladores do fabricante para o modelo concreto de impressora ou utilizar um controlador genérico, também é um fator a ter em conta. Os controladores genéricos aportam vantagens aos gestores de TI, sendo muito cómodos para a instalação quando há múltiplos utilizadores ou marcas e a instalação automática de um controlador genérico também facilita o uso de uma máquina. Mas não estão otimizados para as particularidades específicas de cada impressora. Quando se imprime uma só folha não é importante, mas se o volume de impresso for maior, pode levar a um aumento de consumo.

Para evitar esse excesso, é recomendável instalar o controlador do fabricante e ter ativas as atualizações. Isto, além disso, permite tirar maior proveito de todas as funcionalidades que oferece cada equipamento.

 

Se tivermos em conta estes fatores e soubermos o que temos que fazer para resolver qualquer problema, disfrutaremos de mais dias de toner e/ou tinta. Com esta informação em mente, podemos esquecer o fim dos consumíveis quando mais precisamos deles.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').