1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2017
  5. A Brother continua a apostar no compromisso por um meio ambiente melhor

A Brother continua a apostar no compromisso por um meio ambiente melhor

Brother acaba de anunciar que vai continuar a apostar no seu compromisso com o meio ambiente em toda a Europa, de acordo com as normas do regulador de mercado.

Pela primeira vez, a empresa mediu as emissões de gases de efeito estufa de 22 escritórios da Brother em toda a Europa* e classificou-as nas categorias de aplicação de 1, 2 e 3 da ISO 14064. O período estudado foi de 1 de abril de 2016 a 31 de março de 2017:

Scope of GHG emissions                                                           Tonnes CO2e

Direct GHG emissions (Scope 1)                                                     3.023

Energy indirect GHG emissions (Scope 2, Localiton-based)1         1.199

Energy indirect GHG emissions (Scope 2, Market-based)2            1.662

Other indirect GHG emissions (Scope 3)                                    478.004

1. Scope 2, Location-based and Scope 2, Market-based are defined in the GHC Protocol Scope 2 Guidance.

ISO, a Organização Internacional de Normalização, é o maior programador mundial de normas para fomentar a eficiência e eficácia dentro da indústria. Concretamente, a ISO 14064 é emitida em três partes e faz parte da ISO 14000, norma internacional para a gestão ambiental. Tem como objetivo ajudar as empresas e outras organizações, a controlar e informar sobre as emissões de gases de efeito estufa.

99% das emissões dos escritórios europeus da Brother são emissões indiretas de gases de efeito estufa e estão associadas a atividades dentro da cadeia de abastecimento. As principais fontes de emissão são as matérias-primas dos produtos e a eletricidade consumida na utilização desses produtos. Este ano, aos dados da sua sede europeia, que já tinham sido facultados no passado, somaram-se os dos seus escritórios de vendas de toda a Europa.

Naynesh Mistry, Senior Manager da European Service Support na Brother International Europa, afirmou: “Temos investido muito esforço nesta compilação de dados, auditoria e verificação, para alcançar a norma ISO 14064. Este compromisso estabeleceu um sólido ponto de referência para o futuro, no qual esperamos conseguir uma redução das nossas emissões, de acordo com nossa estratégia global”.

O relatório de emissões da ISO 14064 complementa a acreditação da empresa da ISO 14001, que é a que ostentam todos os escritórios de vendas da Brother na Europa, incluindo a sede portuguesa. A norma 14001 traça o quadro que uma empresa ou organização pode seguir, para estabelecer um sistema eficaz de gestão ambiental.

O alcance deste marco é um para acrescentar às atividades realizadas, como parte do programa ambiental global da Brother: Brother Earth. Neste programa também se inclui a associação da Brother com a Cool Earth, cuja aliança procura proteger as florestas tropicais e as suas aldeias no Peru e Papua Nova Guiné do seu desflorestamento, tentando reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera: principais gases com efeito de estufa.

*Reino Unido (escritórios de vendas e escritórios centrais), Irlanda, Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Espanha, Portugal, Itália, Suíça, Rússia, Polónia, República Checa, Hungria, Bulgária e Roménia.

Brother Earth