1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2020
  5. Como a tecnologia do futuro pode aumentar a produtividade

Como a tecnologia do futuro pode aumentar a produtividade

No seguimento da publicação anterior, verificamos que as mudanças sociais e físicas vão acrescentar novos detalhes à imagem que temos do trabalho no futuro, mas a tecnologia será a verdadeira potenciadora neste campo.

Neste caso, não será a criação ou adoção de nenhuma tecnologia em particular que ajudará a desbloquear novas formas de trabalho, mas sim a convergência e a integração de muitas tecnologias, o que irá permitir a colaboradores de grandes e pequenas empresas trabalhar em qualquer lugar, em qualquer momento, de qualquer maneira.

Espaços de trabalho inteligentes

Quem sabe, se o desenvolvimento mais drástico será mudança de lugares de trabalho inteligentes para meados ou finais da década de 20201.

Os lugares de trabalho inteligentes vão ter uma sofisticada rede de dispositivos portáteis para colaboradores, dispositivos inteligentes e milhares de sensores. Esta estrutura cognitiva permitirá uma personalização total do espaço de trabalho. A produtividade máxima de cada trabalhador, de forma individual, irá manter-se todo o dia mediante o ajuste de variáveis tais como a temperatura, a luz e a oxigenação.

Ecossistema virtual conectado

Num futuro próximo, a coluna vertebral tecnológica do trabalho será mais virtual do que física, graças ao acesso seguro à cloud. A interoperabilidade e a integração passam a retirar as tecnologias de escritório da disparidade, integrando-as num ecossistema virtual.

No dia-a-dia, isto vai proporcionar aos trabalhadores a experiência vinculada de que necessitam, seja em casa, num escritório ou num espaço de co-work.

A principal vantagem desta coluna vertebral avançada é a mesma da perspetiva do empresário e do trabalhador: a conectividade.

Tudo, desde os equipamentos informáticos, telefones inteligentes, WiFi, programas de acesso de segurança e dispositivos como impressoras multifunções, estarão conectados na rede e poderão comunicar entre si2

A tecnologia dentro deste ecossistema será cada vez mais autossuficiente. Por exemplo, o equipamento pode marcar reuniões com engenheiros e reordenar peças, de s automaticamente, para maximizar o tempo de atividade e reduzir as tarefas de gestão.

Tecnologia que organiza o seu dia

No futuro, haverá sistemas como assistentes pessoais digitais, que poderão programar um dia de trabalho variado e otimizado para o bem-estar e a produtividade.

Ao detetar que um trabalhador passa muito tempo em frente ao ecrã, o software poderá equilibrar o seu dia com uma reunião, exercícios físicos, ou meia hora para dormir, num espaço adequado para tal. Tudo será ajustável para otimizar a produtividade de cada um.

Além disso, o sistema terá uma visão de todos os funcionários, o que significa que os avisos e compromissos podem ser coordenados para manter a produtividade máxima da empresa.

Aprendizagem omnipresente

A tecnologia oferece algo muito mais emocionante que os acessos diretos, a simplificação de interações ou a redução da distância e de tempo, promete ajudar-nos a superar as nossas próprias limitações intelectuais humanas.

Sem dúvida, a aprendizagem omnipresente será responsável pelas maiores mudanças na forma como trabalhamos.

Num movimento que poderia melhorar a eficiência no local de trabalho, os algoritmos vão em breve acelerar a conclusão das tarefas, recolhendo dados para resolver problemas de produtividade que os humanos talvez nunca tenham identificado.

Embora ainda seja uma tecnologia emergente, o crescente poder dos algoritmos vai revolucionar o mundo do trabalho de uma maneira que estamos apenas a começar a imaginar.

Esta informação foi retirada do relatório “O local de trabalho do futuro” que a Brother lançou para inspirar os responsáveis dos negócios com ideias que impulsionem a produtividade nas suas empresas e as ajudem a preparar-se para o que está para vir.

Fontes:

1 Morey Smith: The Future of the Workplace

2 Quocirca Print 2025

Como a tecnologia do futuro pode aumentar a produtividade