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A Brother identifica quatro fatores-chave para impulsionar o crescimento da etiquetagem no setor do retalho

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  • Nos últimos anos, o setor do retalho sofreu uma transformação sem precedentes através da eficiência, da personalização, da rastreabilidade e da sustentabilidade.
  • As soluções de etiquetagem ajudam as empresas nos seus processos de adaptação.

Desde o aumento das vendas online até à crescente exigência a nível da sustentabilidade, o setor do retalho sofreu uma transformação sem precedentes, impulsionada pela digitalização e pela mudança de comportamento dos consumidores. As soluções de etiquetagem estão a desempenhar um papel fundamental na adaptação às mudanças, e a Brother, empresa líder em soluções de impressão, identificação e digitalização com um forte compromisso com esta indústria, identificou os quatro fatores fundamentais que impulsionam o crescimento da etiquetagem no setor do retalho: eficiência, personalização, rastreabilidade e sustentabilidade.

Uma das principais estratégias da Brother nos últimos anos tem sido a participação em feiras e eventos, que têm sido uma importante plataforma para a Brother recolher informações sobre os últimos desenvolvimentos e necessidades dos clientes no setor, permitindo-lhe desenvolver soluções para o setor de retalho cada vez mais adaptadas às tendências do mercado e identificar os fatores que tornam a etiquetagem essencial para assegurar a continuidade do setor:

Eficiência

A pandemia da Covid-19 representou uma revolução a muitos níveis e, para o setor do comércio retalhista, significou uma transição acelerada para o comércio digital. O aumento das encomendas online, a procura de rapidez e de processos de venda totalmente digitalizados aumentou a dependência dos retalhistas nas impressoras de etiquetas industriais para processos como a expedição e a receção, a gestão de inventário e de ativos, bem como as necessidades de recolha e embalamento em armazém, permitindo uma rastreabilidade perfeita e ágil para um processo de entrega rápido e eficiente.

A rapidez tornou-se um valor fundamental para os consumidores quando se trata de escolher as lojas ou a Marketplaces onde compram. Neste sentido, o sistema de etiquetagem tem uma influência direta ao estar envolvido em todos as etapas dos processos de compra, pelo que uma impressão eficiente de etiquetas reduz consequentemente os tempos e os erros, melhorando assim a produtividade.

Um exemplo é a cadeia de restaurantes Burro Canaglia, que realizava as suas operações na cozinha através de um processo manual de etiquetagem de alimentos e ingredientes. No entanto, ao combinar uma impressora de etiquetas TD-4550DNWB com o assistente digital inteligente Andy, registou um aumento significativo da produtividade nos seus estabelecimentos e uma poupança de tempo de cerca de 46% no processo de etiquetagem.

Personalização

A personalização tornou-se num elemento diferenciador fundamental no setor do retalho, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais produtos que se adaptem às suas necessidades individuais. A experiência do utilizador tornou-se um valor diferenciador no processo de decisão do consumidor: agora exigem experiências únicas e pessoais. No caso da etiquetagem, a informação fornecida sobre um produto, como o nome, a descrição, os ingredientes, as instruções de utilização ou o preço, é essencial para que os clientes tomem decisões de compra informadas, de acordo com as suas preferências. Além disso, a etiquetagem pode ir mais longe e conter mais informações que podem ser úteis para o cliente.

Por outro lado, a etiquetagem personalizada desempenha um papel fundamental na criação e no reforço da imagem de marca de uma empresa. Desde a qualidade de impressão até aos elementos visuais, as etiquetas tanto podem acrescentar valor à perceção que os clientes têm de um negócio, como podem prejudicá-lo. Na loja da Subway em Hampshire, Inglaterra, costumavam utilizar etiquetas escritas à mão, o que projetava uma imagem pouco profissional para os clientes. Ao testar a impressora de etiquetas Brother TD-2120N durante seis semanas, não só viram a sua produtividade aumentar, como também melhoraram a identidade visual da sua empresa.

Rastreabilidade

Outro fator que tem impulsionado a inovação nos sistemas de etiquetagem são as constantes mudanças na regulamentação e nos requisitos governamentais e dos clientes. Estas atualizações implicam que as empresas tenham de adaptar constantemente as suas iniciativas de rastreabilidade e políticas de monitorização aos diferentes regulamentos.

A rastreabilidade é particularmente importante para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços. Com uma visibilidade total, é possível identificar qualquer problema que possa ter surgir na cadeia de distribuição e tomar medidas para os resolver antes de chegar ao consumidor final. Além disso, os consumidores não só exigem informações claras e exatas, mas também o estado em tempo real no caso de envios ou devoluções.

A rastreabilidade melhora a transparência da cadeia de fornecimento, mas é também um recurso ideal para aumentar a produtividade e a eficiência. Ao conhecer a origem e o historial dos produtos, os profissionais do comércio retalhista podem otimizar os seus processos e reduzir os custos associados à logística e ao armazenamento. Um exemplo disso é o McDonald's Espanha, que decidiu desenvolver o seu próprio software para digitalizar todas as operações de cozinha e tornar o processo de etiquetagem dos alimentos mais eficiente e fácil de utilizar, recorrendo a impressoras de etiquetas, Brother TD-2120N.

Sustentabilidade

Nos últimos anos, a sustentabilidade tornou-se numa questão muito mais importante no setor do retalho. Os consumidores estão cada vez mais interessados no impacto ambiental e social dos produtos que compram e as empresas estão a aperceber-se de que a sustentabilidade pode ser um fator-chave de diferenciação e competitividade no mercado.

Até agora, o valor de um bom sistema de impressão de etiquetas tem sido subestimado no planeamento empresarial, mas, na realidade, a utilização de um sistema de impressão adaptado ao processo pode gerar poupanças significativas, tanto a nível económico como ambiental. Existem várias formas de as empresas otimizarem os processos de identificação e a gestão de etiquetas para aumentar a consciencialização ambiental. Por exemplo, a utilização de impressoras de etiquetas, como as da Brother, que permitem a criação de etiquetas à medida, reduz o desperdício na indústria ao imprimir apenas as etiquetas necessárias, poupando material, tempo e dinheiro.

Um bom exemplo de transformação sustentável é o do Centro Ótico Martínez-Lorca. Esta empresa costumava etiquetar os seus produtos com uma impressora que produzia diariamente etiquetas tremidas e meio impressas e desperdiçava mais papel do que o necessário, uma vez que utilizava uma impressora de jato de tinta com folhas de etiquetas. Além disso, devido ao seu elevado volume de vendas, por tudo isso, cada erro de impressão resultava numa perda significativa de eficiência e de ritmo de trabalho. Assim, optaram por integrar no seu negócio a impressora Brother QL-710NW, com base na tecnologia térmica direta. Desta forma, conseguiram um acabamento ótimo das etiquetas, evitando os problemas que tinham tradicionalmente, melhorando a sua produtividade e demonstrando um verdadeiro compromisso com o ambiente.

Na implementação de um sistema de impressão responsável, a seleção dos materiais a trabalhar é fundamental. A utilização de etiquetas recicláveis, biodegradáveis ou de adesivos à base de água ajuda a reduzir o impacto ambiental e a promover uma gestão mais responsável dos recursos.

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