1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2020
  5. Como aproveitar o confinamento para organizar a sua casa e dar asas à criatividade
Como aproveitar o confinamento para organizar a sua casa e dar asas à criatividade

Como aproveitar o confinamento para organizar a sua casa e dar asas à criatividade

A 16 de março mudaram muitas coisas na nossa forma de viver e trabalhar. Inclusivamente alguns dias antes, quando fecharam oficialmente as escolas, colégios e universidades, e muitos de nós fomos trabalhar para casa com o portátil debaixo do braço, vimos como os nossos hábitos mudaram de repente.

Enfrentávamos um confinamento sem precedentes, uma situação que fez com que as nossas casas se tornassem o nosso espaço diário de trabalho e de estudo para muitos, mas que também contribuiu para que pudéssemos dedicar mais tempo à organização do nosso lar e inclusivamente a permitir que despertasse uma criatividade que parecia estar adormecida.

Tendo em conta que agora estamos em casa praticamente 24 horas por dia – algo incomum no passado da maioria das pessoas –, torna-se mais importante que nunca estabelecer uma certa ordem, sobretudo na hora de trabalhar para que a nossa eficiência e rendimento laborais não sejam afetados.

Neste sentido, a identificação - através de impressoras de etiquetas – converte-se no aliado perfeito para pôr ordem no seu escritório em casa. E assim, com soluções de etiquetagem que contam com Bluetooth, poderá criar facilmente as suas etiquetas desde o smartphone mediante as aplicações para iOS e Android que incluem modelos e uma grande diversidade de ícones pré desenhados.

Se, por exemplo, partilha a casa ou tem filhos, sinalizar os espaços que considere como ideais para trabalhar indica que alguém trabalha ali e não deve ser incomodado. Assim, será mais fácil concentrar-se e realizar o seu trabalho com a mesma eficiência que se estivesse na sua empresa ou no seu espaço de coworking habitual.

Também se torna fundamental manter em ordem todos aqueles documentos que são cruciais para o desempenho das suas funções profissionais. No caso de documentos físicos; uma vez que estejam perfeitamente identificados com etiquetas de elevada qualidade, vai mais fácil e rapidamente localizá-los sempre que deles necessite e evitará erros, fruto de uma má organização. Se for uma pessoa mais tecnológica pode incluir na etiqueta um QRCODE para que ao digitalizá-lo o leve a uma url com mais informação.

Por outro lado, agora que as nossas casas se converteram também no escritório de muitos, passam a existir outras problemáticas, como ficar sem conexão à internet ou sem corrente no portátil. Estes problemas podem-se resolver facilmente com a correta identificação do quadro elétrico, uma vez que, em caso de avaria, se necessitar cortar a fonte de energia, não terá que ir experimentando um a um todos os interruptores e poderá escolher diretamente aquele que quer desconectar.

Além de organizar o escritório em casa

A etiquetagem tem muitas outras aplicações para organizar as diferentes áreas das nossas casas, como por exemplo a cozinha, onde podemos identificar desde frascos de especiarias ou alimentos na dispensa ou congelador, até aqueles recipientes que são ou não aptos para colocar na máquina da loiça. Pense, por exemplo, quando compra alimentos que quer conservar no congelador para que durem vários dias, pode etiquetá-los com a informação que necessita, como por exemplo o seu conteúdo e a data em que congela, fundamental para evitar intoxicações. E a verdade é que, embora possam estar no congelador, não significa que possam estar em bom estado depois de vários meses passados.

Organizar a nossa casa às vezes torna-se algo aborrecido, mas ao termos mais tempo livre, temos oportunidade de o fazer de forma divertida através de desenhos ou imagens para organizar cada canto e mentalmente estar tudo mais claro.

Mas, a etiquetagem não só é sinónimo de ‘ordem’, também desperta a criatividade, algo que em tempos de confinamento pode converter-se numa forma de se desconectar da realidade. Não é importante que seja um especialista em trabalhos manuais para dar um toque único à decoração em sua casa ou entreter os mais pequenos com atividades divertidas como o scrapbooking. Apenas necessita de uma impressora de etiquetas, fitas decorativas e muita imaginação. Algo que também pode usar para personalizar todos os seus presentes, se quer que estes sejam mais especiais durante o confinamento.

E se for um apaixonado por plantas e tem um jardim no qual plantar a sua própria horta, agora que passa mais tempo em casa, também é recomendável que mantenha a organização do mesmo através da etiquetagem de todas e cada uma das plantas, criando assim o seu próprio sistema de classificação e adicionando informação sobre quando foram plantadas e quando devem ser colhidas.

Aproveite o confinamento para pôr em ordem e dar um toque de originalidade ao seu espaço com etiquetas profissionais e divertidas. A sua criatividade e paz interior são mais importantes que nunca para continuar a teletrabalhar e desfrutar da sua casa.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').