1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2021
  5. Porque é que é tão necessária a etiquetagem no comércio eletrónico?
Porque é que é tão necessária a etiquetagem no comércio eletrónico

Porque é que é tão necessária a etiquetagem no comércio eletrónico?

O comércio eletrónico é uma modalidade que não pára de crescer ano após ano e nos últimos meses disparou ainda mais, sobretudo em determinados setores, como consequência da Covid-19. Isto porque ao estarmos confinados, sem podermos sair de casa salvo para o imprescindível, e muitos inclusivamente não quiseram sequer sair para efetuar as habituais compras alimentares, acabámos por recorrer às compras online tanto no fundamental como naquilo que não era tão fundamental.

Esta inesperada necessidade de recorrer mais ao e-commerce veio acompanhada de um colapso nos serviços de entrega ao domicílio que, da noite para o dia, viram os pedidos a multiplicar-se, enquanto continuavam com os mesmos recursos e um nível de exigência do serviço aumentado. O facto é que, ao estarmos mais tempo em casa, os prazos de entrega ganharam muito mais importância para nós, e como tal, agora mais do que nunca a eficiência dos armazéns é uma premissa que não devemos esquecer. Num armazém realizam-se muitos processos e operações críticas que podem alterar o funcionamento de toda a logística se não se resolverem no momento.

E como conseguimos esta eficiência? Entre outras soluções, as impressoras de etiquetas ou talões são para este efeito perfeitas aliadas, já que permitem identificar, sem qualquer tipo de erro, todas as embalagens, pacotes, caixas ou envelopes, e sempre que necessário. Além disso, permitem personalizar cada etiqueta com a informação ou elementos que se considerem necessários para localizar uma encomenda mais rapidamente, como um código de barras, aumentando assim a produtividade ao facilitar o trabalho dos profissionais do setor logístico.

Não nos podemos esquecer também que uma avalanche de pedidos pode vir acompanhada por um aumento de custos de logística, um grave problema para qualquer negócio online: haverá devoluções, possibilidade de atrasos e erros de rastreabilidade e, por isso, estará a passar uma má imagem que também afetará os custos. Além da falta de stock, que também tem um impacto negativo nos custos do produto, já que, ao não possuir um componente pode ter que parar toda a cadeia logística.

Se contarmos com uma impressora de etiquetas, podemos poupar nos gastos e otimizar os processos logísticos da nossa empresa. Os benefícios que mais se destacam são:

  • Fiabilidade e qualidade profissional;
  • Possibilidade de incluir informação caso a caso no momento e a um preço muito acessível;
  • Identificação individual e de seguimento do pedido;
  • Produzir etiquetas adaptadas ao tamanho da embalagem ou envelope;
  • Flexibilidade no local de impressão: desde um posto de trabalho fixo conectado a diferentes computadores ou portátil para imprimir em qualquer lugar;
  • Impressão de códigos de barras e possibilidade de conexão com bases de dados, para poupar tempo na hora de imprimir listas de stock, moradas, códigos de produto, etc;
  • Eliminação de erros humanos que poderiam gerar custos adicionais de logística no processo de devolução da mercadoria mal carregada, falta de produto ou perda da venda em loja que estava à espera da mercadoria;
  • Possibilidade da importação de gráficos, imagens ou datas para maior precisão;
  • Algumas soluções inclusivamente têm a possibilidade de criar etiquetas RFID para uma maior precisão na rastreabilidade logística sem necessidade de uma intervenção do pessoal.

O armazenamento eficiente e a produtividade dos colaboradores são características que devemos ter em conta se queremos que o nosso negócio tenha sucesso. Porque o e-commerce é uma modalidade que encaixa perfeitamente com a nova normalidade, temos que garantir um serviço logístico que esteja à altura das circunstâncias.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').