Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2021
  5. Três soluções de etiquetagem que ajudam o setor T&L a ser mais eficiente
Três soluções de etiquetagem que ajudam o setor T&L a ser mais eficiente

Três soluções de etiquetagem que ajudam o setor T&L a ser mais eficiente

O impacto da COVID-19 gerou um boom nas compras online. Se a isto adicionarmos o efeito dos picos de vendas normais que se experimentam anualmente nas datas comemorativas, observamos que as empresas de transporte e logística se estão a ver obrigadas a gerir um maior volume de encomendas.

Dado que 70% dos clientes opta pela opção de entrega mais barata1, os fornecedores estão a  recorrer à tecnologia para eliminar as ineficiências que podem derivar em custos elevados. No entanto, enquanto a tecnologia está à sua disposição para agilizar os processos, algumas empresas continuam a ser relutantes em a adotar, com cerca de 28% das empresas de transporte e logística que se descrevem a si mesmas como "digitalmente avançadas2".

Neste blog quisemos analisar como a adoção da tecnologia de impressão de etiquetas numa escala pequena, mas essencial, pode oferecer benefícios na eficiência e produtividade para ajudar as empresas a evitar o risco de ficarem para trás.

As compras online aumentam o volume de envios

Num ano normal, as distribuidoras na Europa e as suas equipas logísticas podem chegar a entregar 9.300 milhões de artigos3. Mas 2020 não foi um ano normal. Os especialistas do setor asseguram que a COVID-19 acelerou o crescimento do comércio eletrónico em cinco anos4. O estudo apoia estas declarações, mostrando um crescimento de 74% nas compras online desde o início da pandemia, com 45% dos utilizadores a receber mais encomendas durante o confinamento que antes do mesmo5.

Mas, anualmente, cerca de 3% dos envios não chegam ao seu destino6 como consequência de uma etiqueta perdida, danificada ou ilegível. Quatro mil milhões de artigos são pedidos online a cada ano em toda a União Europeia7, o que significa que um total de 120 milhões de encomendas online não são entregues devido a uma etiquetagem deficiente.

Três soluções de etiquetagem que marcam a diferença

Nenhuma embalagem é movida sem uma etiquetagem clara e precisa. Então, qual é o significado de etiquetagem é pobre ou deficiente? Pode ser algo tão simples como:

  • Uma etiqueta perdida
  • Um código de barras danificado durante o transporte
  • Dados errados na etiqueta
  • Que esta não tenha sido impressa no suporte adequado e tenha ficado ilegível

Seja qual for o problema, os pacotes com etiquetas não legíveis não serão corretamente classificados e terão que ser retirados do processo de classificação automático para voltarem a ser etiquetados manualmente. Por isso, são necessárias soluções de etiquetagem que minimizem o tempo que investimos em corrigir erros e que garantem que os envios são entregues «de forma rápida e eficiente.

A logística que há por trás das soluções dos centros de distribuição e a entrega de encomendas é complexa, mas cada ponto de contacto no trajeto de um pacote deve ser impresso, digitalizado e processado.

Existem três soluções de impressão de etiquetas que podem marcar a diferença nos processos de entrega:

  1. Impressoras portáteis para imprimir em qualquer momento e lugar do armazém – Num ambiente de muita atividade, a capacidade de atuar de forma rápida e precisa é apenas uma pequena parte, mas fundamental, num processo de distribuição flexível e constante. Dotar os colaboradores do armazém com impressoras portáteis que podem levar para qualquer lugar, permite-lhes produzir etiquetas sempre que necessitem e onde necessitem. Isto supõe uma importante poupança de tempo, ao melhorar o fluxo de etiquetagem, permitindo aos colaboradores retificar os erros no momento e de forma mais rápida e precisa, evitando momentos de inatividade durante os períodos de maior volume de trabalho.
  2. Tecnologia de impressão de etiquetas industriais para o armazém – O ritmo acelerado de um centro logístico e de classificação requer de uma maior velocidade e, por isso, de impressoras de etiquetas industriais para um elevado volume que, não só nos permitem manter o ritmo quando há picos de atividade, mas que também satisfazem as nossas necessidades de eficiência e rastreabilidade. A instalação de impressoras de etiquetas em localizações chave em todo o armazém permitem a criação de etiquetas duradouras de várias tipologias: de envio, etiquetas para paletes, etiquetas de alerta ou localização de produtos, etc., sempre que for necessário.

    Nos centros de distribuição e na gestão de armazéns, a velocidade no movimento e rotação de stocks é fundamental e, por isso, a identificação precisa e resistente é essencial. Isto pode-se conseguir através da identificação da localização, das embalagens e da entrega com etiquetas duradouras de alta qualidade.

  3. Soluções portáteis de etiquetagem para a impressão em veículos de distribuição – A entrega, no último quilómetro, é a parte fundamental de todos os processos logísticos. Independentemente do que acontece antes, este é o momento em que todos os clientes avaliam como foi todo o processo. Por isso é importante dotar todos os distribuidores com impressoras portáteis, ou instalar nos seus veículos soluções de impressão para que possam imprimir etiquetas de alta qualidade e outros documentos, como horários, registos de condutores e confirmações de entrega, enquanto estão em movimento. Isto melhora a rastreabilidade e permite otimizar as operações de entrega, facilitando as mesmas e melhorando a satisfação do cliente.

A Brother pode contribuir para que os processos de envio e entrega sejam mais eficientes e efetivos, com soluções de etiquetagem especializadas para o setor de transporte e logística.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').