Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2022
  5. 2 razões para sinalizar as instalações da sua empresa
FY21-ES07

2 razões para sinalizar as instalações da sua empresa

Todas as empresas, especialmente as instaladas em grandes edifícios, estão sujeitas a duas legislações que devem cumprir. Por um lado, a norma de sinalização de segurança e saúde em edifícios e, por outro, a Lei da prevenção de riscos laborais.

Em ambas existe a obrigatoriedade de sinalizar as instalações para proteger os trabalhadores de possíveis riscos como incêndios, riscos de zonas escorregadias, alerta de materiais a elevada temperatura, o uso correto de maquinaria perigosa, datas das próximas revisões de equipamentos, … entre outros perigos que devem ser divulgados.

Estas identificações, por lei, devem-se colocar a uma altura e posição que permitam ser visualizadas pelos utilizadores, num lugar acessível, bem iluminado e de forma individualizada, para que não se misturem várias mensagens de alerta.

No entanto, além da obrigação legislativa, as grandes empresas têm mais motivos para sinalizar as suas infraestruturas.

 

Pela segurança dos trabalhadores e utilizadores

A segurança das instalações e a prevenção de riscos laborais é fundamental para os trabalhadores, por esse motivo é fundamental a colocação de sinais informativos nos edifícios.

Para este fim, temos a possibilidade de criar etiquetas personalizadas, por exemplo, com fitas de cores específicas mais chamativas, para alertar possíveis riscos. Além disso, graças à sua resistência, podem ser colocadas no exterior ou em ambientes extremos.

Mediante estas mensagens, os trabalhadores são alertados dos riscos, obrigações e proibições e, também, lhes é dada informação relevante sobre as infraestruturas ou sobre medidas preventivas,de salvamento ou de socorro. Por exemplo, pode alertar os utilizadores sobre cablagem perigosa, sinalizar condutas, canalizações ou sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Também é possível alertar sobre proibições expressas, como a de não fumar ou indicar em que lugar se encontra um desfibrilhador, um alerta que pode ser crucial para salvar vidas em momentos críticos.

Além disso, colocar sinais através de cartazes ou etiquetas permite localizar as saídas de emergência, os sistemas de alarme ou extintores, tudo para facilitar a localização do material pertinente em caso de incêndio ou evacuação do edifício, se for necessário.

 

Para agilizar tarefas

Além de uma questão legal, a colocação de cartazes informativos em grandes edifícios pode supor uma melhoria na circulação dos utilizadores e profissionais que trabalhem dentro das instalações da empresa e, consequentemente, otimizar o fluxo de trabalho tornando o dia a dia mais simples.

Por um lado, é recomendável identificar equipamentos e materiais para localizar rapidamente o que necessitar. Por exemplo, classificando os diferentes arquivos ou dossiers por anos, departamentos ou equipamentos informáticos e caixas de armazenagem. Graças à etiquetagem, os trabalhadores podem encontrar rapidamente o que procuram e evitar erros de utilização ou perda de informação importante.

Por outro lado, a identificação de salas e corredores permite às pessoas que não estão familiarizadas com o edifício evitar que andem perdidas na hora de localizar qualquer área. Colocando etiquetas que identifiquem desde o gabinete da direção, armazém ou o laboratório, até espaços comuns como as casas de banho ou o refeitório, conseguirá fluir melhor a movimentação das pessoas.

Algo tão simples como sinalizar edifícios mediante a etiquetagem, não só ajuda as empresas a cumprir as políticas de segurança e prevenção de acidentes laborais, como também evita erros no uso das instalações e confusões perante qualquer perigo, agilizando os fluxos de trabalho e facilitando a mobilidade de pessoas não familiarizadas com o ambiente. Com a etiquetagem são só vantagens!

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').