1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2020
  5. Como proteger a selva reciclando consumíveis
Como proteger a selva reciclando consumíveis com Brother

Como proteger a selva reciclando consumíveis

Amazónia, as florestas do Congo, da Costa Rica, do Havai, da Indonésia, da Austrália, do Belize ou do Japão… 30,7% da superfície terrestre, equivalente a 4.000 milhões de hectares, são selva tropical, segundo a FAO.

Imprescindíveis para o correto funcionamento da biodiversidade e dos ecossistemas, estes vastos territórios naturais, que rivalizam em valor ecológico e beleza, funcionam como verdadeiros pulmões, absorvendo CO2 da atmosfera e gerando oxigénio para abrandar o aquecimento global. Além disso, as suas árvores de folhas sempre verdes são o lar de milhões de espécies – plantas, animais e organismos – sem os quais o ciclo da vida seria seriamente prejudicado.

Mas não é só isso, as florestas tropicais também desempenham uma função crítica na redução da erosão e na normalização do ciclo da água, ao contribuir para a formação de nuvens que se transformam em chuva e intervêm na estabilização do clima. Para além de tudo isto, as grandes áreas florestais do nosso planeta atuam como uma fonte inesgotável de alimentos, medicamentos e recursos recreativos.

Por tudo isto, é importante proteger as florestas. Por exemplo, cortar uma floresta é sinónimo de colocar muitas espécies à beira da extinção, e envolve a libertação de uma quantidade de carbono que é prejudicial ao clima. Com os níveis de CO2 mais elevados nos dias de hoje que em qualquer outro momento – pelo menos nos últimos 800.000 anos1 – a perda de uma selva tropical levaria a um estado de emergência mundial.

Neste sentido, a reciclagem de consumíveis de impressão é uma grande iniciativa para proteger essas selvas que estão em perigo de desflorestação porque, entre outros motivos, as populações locais infringem as leis para tomar posse das árvores que estavam a ser vendidas para comprar medicamentos, combustível ou alimentos. Porque para cada oito tinteiros ou quatro toners reciclados, uma árvore está a ser protegida das florestas, por exemplo, do Perú ou Papua Nova Guiné, onde a comunidade local depende da floresta tropical, e a floresta tropical depende deles. De facto, os processos de remanufactura de consumíveis estão a reduzir as emissões de CO2 em média até 37%, em comparação com o fabrico de um novo cartucho2.

Todos podemos contribuir para conseguir um mundo melhor, inclusivamente com algo tão simples como a reciclagem dos nossos tinteiros ou toners. Não custa nada e estaremos a contribuir para salvar milhões de hectares de selva tropical e, consequentemente, milhões de vidas.

1 https://www.climate.gov/news-features/understanding-climate/climate-change-atmospheric-carbon-dioxide
2 Calculado seguindo a metodologia de avaliação do ciclo de vida dos cartuchos de toner originais utilizando o coeficiente de emissões de CO2 "LCI Database IDEA version 2.2".

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').