Conselhos para adquirir um equipamento de impressão

Conselhos para adquirir um equipamento de impressão

Finalmente decidiu comprar um equipamento de impressão, mas não sabe que modelo escolher?!. As dúvidas são muitas: Impressora ou multifunções? Cores ou preto e branco? Tudo depende do uso que vai dar e das suas verdadeiras necessidades. Antes de tomar uma decisão, não perde nada em dar uma vista de olhos a estes conselhos que seguramente o vão ajudar a escolher o equipamento que melhor se adapta às suas necessidades.

Impressora ou multifunções?

Os segundos são uma opção interessante, pois por um pouco mais de dinheiro terá um equipamento que inclui 3 ou 4 funções (dependendo se inclui fax ou não) e que ocupa o mesmo espaço que uma impressora. Além disso, se incorpora um alimentador automático de documentos (ADF), facilita as funções de digitalização, cópia e envio de faxes de documentos de uma ou várias páginas soltas. A multifuncionalidade (possibilidade de efetuar duas tarefas em simultâneo, por exemplo: Imprimir/digitalizar) é também muito importante no momento de optar por um equipamento multifunções.

Cores ou preto e branco?

A escolha entre cores e preto e branco depende obviamente do tipo de documentos que habitualmente imprime: fotografias, apenas texto, textos e gráficos, etc. E a escolha da tecnologia dependerá da frequência de impressão. Além disso, deve procurar equipamentos com consumíveis de alta capacidade que vão permitir reduzir o custo de impressão. Se decidir por um equipamento a cores, assegure-se que, se terminar algum cartucho de cor (cião, magenta ou amarelo), pode continuar a imprimir a preto.

Conexão de rede

Existe uma ampla gama de equipamentos que oferecem conexão a rede. Deve ter em conta que alguns equipamentos incorporam tanto a rede WiFi como cablada (Ethernet), enquanto outros apenas incluem uma dessas duas opções. 

Outros aspetos a ter em conta são:

  • Impressão em frente e verso: característica muito recomendável uma vez que, ao imprimir em ambas as faces do papel pode poupar até 50% em papel.
  • Etiquetas meio ambientais:assegure-se de que o equipamento cumpra com as legislações europeias e possui etiquetas meio ambientais que certifiquem por exemplo, o menor consumo de energia quando não são utilizados.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').