1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2020
  5. Impressão distribuída: Uma nova forma de poupança?
Impressão distribuída Brother

Impressão distribuída: Uma nova forma de poupança?

Imagine que no seu escritório existem duas impressoras e que cada vez que tiver que imprimir vai encontrar uma longa fila de colegas á espera dos seus trabalhos, a selecionar de quem é o quê, a deslocarem-se pelo escritório até chegarem à máquina mais próxima…. Esta cena era prática habitual nos escritórios até agora. A impressão centralizada foi um costume muito enraizado dentro das empresas que leva a uma ineficiência no processo de impressão e diminui a produtividade e a possibilidade de investir mais tempo em projetos prioritários.

Então, qual é a alternativa à centralização? Muito simples: Distribuir. A impressão distribuída é uma ótima solução para as empresas, que não só afeta os custos e a gestão a manutenção dos equipamentos, como também a satisfação dos colaboradores. Graças à impressão distribuída, o tempo dedicado a realizar estas tarefas está a mudar à medida que surgem impressoras multifunções profissionais mais pequenas, com grande funcionalidade e com custos mais competitivos. Os colaboradores também investem menos tempo no processo o que faz aumentar os índices de satisfação e tranquilidade.

Mas, é caro apostar neste tipo de impressão? A impressão distribuída pode ser uma forma de poupança para uma empresa. Se analisarmos os aspetos principais e as características que nos aporta a impressão centralizada face à distribuída, descobrimos que é uma poupança de tempo para os funcionários, e de custos, uma vez que afeta diretamente a produtividade da empresa. Se a somar a tudo isto, os níveis de satisfação aumentam, então o resultado é de um ótimo investimento a longo prazo.

Quais são as suas principais vantagens no momento de implementação? Por um lado, a impressão centralizada requer uma manutenção do equipamento e uma dependência de funcionários para uma só impressora, além de maior tempo de inatividade nas filas de impressão ou uma necessidade desnecessária de deixar o espaço de trabalho para recolher as impressões. A principal vantagem da impressão distribuída é que oferece uma maior acessibilidade aos colaboradores já que ao contar com vários equipamentos profissionais de impressão a uma distância menor dos utilizadores, o processo de produção poupa, não só em flexibilidade e comodidade, mas também em proximidade.

Se está a planear mudar as suas impressoras, a Brother recomenda a opção de um parque misto, implementando medidas para a utilização das impressoras de forma racional tendo em conta todos os fatores que deverá analisar antes de realizar esta transição. Resumindo, a ideia é direcionar maiores volumes para impressoras de menor custo por página, e ter impressoras mais pequenas mais próximas dos funcionários para os trabalhos mais urgentes; de menor volume ou que sejam confidenciais.

Estes são apenas alguns conselhos para a sua transição à impressão distribuída. As vantagens da impressão distribuída são várias e cada vez mais é um modelo no qual apostam mais as empresas. E agora, atreve-se a fazer a transição? Bem-vindo à revolução da impressão!

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').