Que papel utilizo para imprimir

Que papel utilizo para imprimir?

O papel é imprescindível para gerar documentos impressos. De pouco vale que tenha um grande equipamento e os melhores consumíveis se não dispõe do papel adequado. E se este não for de qualidade, seguramente também não o vão ser os seus trabalhos impressos. Mas, sabe que pode tirar partido dos diferentes tipos de papel que pode utilizar na sua impressora? Porque, embora possa não acreditar, o uso de um ou de outro pode ser vital para conseguir a experiência ideal do seu equipamento.

O papel é composto por celulose, algodão e outras fibras. Quanto maior for a percentagem de celulose, melhor será a sua qualidade; quanto mais algodão, maior a estabilidade da estrutura e quanto mais fibra tiver de menor qualidade será o papel. Por isso quando for comprar papel tenha em conta dois aspetos muito importantes para medir a sua qualidade:

  1. suavidade: que provoca ao taco uma sensação suave e agradável;
  2. brilho: quanto mais branco e brilhante, maior a sua qualidade

Para obter suavidade e brilho no papel existem dois acabamentos fundamentais: acetinado (mate) e Glossy (brilho). O primeiro pode ser utilizado quer nos equipamentos laser quer nos jato de tinta. O segundo é o mais indicado para a impressão de fotografias, como tal nunca deve ser utilizado num equipamento de laser ou toner pois o polímero superficial derreteria ao passar pelo fusor.

Neste momento já se deve questionar onde incluímos os papeis reciclados e ecológicos, certo? O primeiro tem as mesmas propriedades que o papel de escritório normal no que se refere à estrutura e acetinado e deve ser feito de pelo menos uns 85% de material recuperado e branqueado sem agentes especialmente contaminantes. O segundo é o que obtém de reservas florestais controladas ou que resulta de processos de produção nos quais não houve emissão de CO2. Por isso é muito recomendável que utilize principalmente papel reciclado ou ecológico para imprimir.

Mas se verdadeiramente quer poupar cada vez que imprime, coloque em prática estes úteis conselhos: em primeiro lugar, use a impressão em frente e verso em vez de utilizar duas folhas de papel. Fabricar uma folha apenas consome mais energia que imprimir sobre ela; e em segundo, imprima apenas o que necessita.

Quando comprar o papel para o seu equipamento, assegure-se quais os tipos de papel que o equipamento aceita, assim como a gramagem.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').