Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2021
  5. 4 motivos para optar por consumíveis originais
4 motivos para optar por el consumiveis originais

4 motivos para optar por consumíveis originais

Quando queremos comprar uma impressora, costumamos investigar cuidadosamente qual a solução que melhor se adapta às nossas necessidades. Mas não costumamos dar a mesma atenção quando temos que comprar consumíveis de tinta ou toner, o que nos pode sair muito caro. Os consumíveis contrafeitos podem pôr em risco tanto a qualidade da impressão como, em casos extremos, a nossa própria saúde.

Os produtos contrafeitos ou falsificados são cópias ou imitações dos originais, que geralmente incluem a marca e o nome dos originais para “enganar” os consumidores. Estes produtos, não só violam a lei das marcas e direitos de propriedade intelectual, mas também não calculam os danos que podem causar à saúde e segurança dos utilizadores, além de não cumprirem a legislação ambiental. É certo que são mais baratos, mas qual o verdadeiro preço de os utilizar?

De seguida, indicamos-lhe as quatro principais diferenças que existem entre os cartuchos de impressão e os consumíveis originais:

1. Qualidade da impressão

Os consumíveis autênticos, também chamados originais, são fabricados geralmente na mesma empresa que as impressoras que os utilizam. Estão desenhados para trabalhar em conjunto e sem problemas, alcançando assim os melhores resultados de impressão. Por exemplo, nos testes independentes realizados pela Buyers Lab em 2018¹, identificou-se que os consumíveis originais são fabricados para funcionar em perfeita harmonia com a impressora do mesmo fabricante e assim, garantir 100% de fiabilidade nos resultados e qualidade de impressão. Nos mesmos testes, os toners originais ofereceram imagens de qualidade excecional com uma ampla gama de cores e rendimentos de página fiáveis para produzir documentos profissionais, no entanto, a qualidade que se obteve nos testes realizados com consumíveis compatíveis foi inferior.

2. Riscos para a saúde do utilizador e para a sua impressora

Os consumíveis originais cumprem as normas ISO estabelecidas pela Organização Internacional de Normalização, o que garante a segurança dos utilizadores e a qualidade do produto. Estes, são submetidos a um rigoroso processo de controlo de qualidade, com inspeções e testes regulares, protegendo o utilizador e o seu investimento, assegurando assim a garantia do seu equipamento. Os contrafeitos, no entanto, não oferecem este selo de aprovação de qualidade. Além de que, podem ter fugas de tinta, que com o tempo pode levar à acumulação de tinta e provocar o desgaste dos equipamentos ou encravamentos de papel, o que poderia levar a um tempo de inatividade do equipamento. Um toner ou tinteiro contrafeito com fugas também pode atingir diretamente o utilizador - as suas mãos, roupa ou área de trabalho – e, em alguns casos, pode conter um nível de produtos químicos perigoso.

Os produtos químicos que podemos encontrar nos consumíveis originais são tratados com o máximo cuidado e levam a etiqueta COSHH2. As tintas com esta certificação cumprem as normas sobre produtos químicos REACH e RoHS da União Europeia, o que assegura uma impressão fiável e de alta qualidade. Para garantir a segurança dos equipamentos e dos utilizadores é recomendável escolher sempre soluções originais.

3. Impacto meio ambiental

Já perguntou alguma vez a si próprio o que acontece com os consumíveis da sua impressora quando estão vazios? Existe um benefício meio ambiental quando se opta por consumíveis originais elaborados pelos principais fabricantes, já que a tinta da impressora normalmente é desenvolvida de forma sustentável e muitas vezes podem ser devolvidos aos fabricantes para reciclagem de forma gratuita.

No caso da Brother, por exemplo, os cartuchos devolvidos são recuperados e reutilizados para lançar novamente no mercado. Os toners reutilizados utilizam 37%3 menos de CO2 que os novos cartuchos e as instalações de reciclagem da empresa emitem menos resíduos. 

O utilizador não pode estar seguro de que um consumível não original ofereça os mesmos benefícios meio ambientais que um original.

4. Como detetar um cartucho contrafeito

A mercadoria falsa pode parecer original devido à cópia e réplica exata da embalagem utilizada pelo produto original. Mas há formas de detetar se um produto é contrafeito. Também o utilizador se deve assegurar de que a embalagem não foi manipulada e comprovar que a etiqueta de segurança não está danificada ou rasgada. Há que ter especial cuidado com os erros de ortografia nas diferentes etiquetas ou com o cartão de má qualidade da embalagem; estes seriam fatores essenciais para saber se um cartucho de tinta ou toner é original ou não.

¹ Relatório Buyers lab 2018

2 Controlo de sustâncias perigosas para a saúde (COSHH)

3 Estudo realizado internamente na Brother. Os resultados da LCA aqui foram proporcionados com base na auto declaração da Brother e não foram verificados por terceiros.

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').