1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Como saber quais os meus custos de impressão para poupar dinheiro?
Como saber quais os meus custos de impressão com Brother

Como saber quais os meus custos de impressão para poupar dinheiro?

A maioria das empresas não sabe dizer exatamente quais são os seus custos de impressão. Ter noção dos gastos em consumíveis é relativamente simples, mas para conhecer e avaliar de forma real os custos de impressão há outros fatores que as empresas devem ter em conta se querem poupar.

Ajudamos a calcular os custos de impressão da sua empresa

Para conhecer de uma maneira fidedigna os custos de impressão do negócio é importante identificar todas as operações e procedimentos que estão envolvidos no ciclo do produto, desde que é adquirido. Para começar, há que identificar se estamos a falar de custos diretos ou indiretos.

Custos diretos de impressão

  • Custo da impressora: o primeiro investimento que se realiza é sempre a compra da impressora. Antes de a adquirir é conveniente conhecer bem as necessidades da empresa porque dependendo do uso que lhe vai dar, o modelo de impressora pode variar;
  • Custo por página impressa: uma forma simples de calcular este valor seria dividir todo o valor investido em consumíveis pelo total de páginas impressas durante um determinado período. Se não sabe o número de páginas impressas pode usar como alternativa a quantidade de papel comprado nesse mesmo período de tempo;
  • Custos de manutenção e reparação: no caso de necessitar de apoio técnico em algum momento do processo, quer seja por manutenção ou por resolução de problemas técnicos, terá de acrescentar esse custo de serviço e somar ao total de custos diretos;

Custos indiretos de impressão

Este tipo de custos é mais complicado de calcular porque podem estar relacionados não só com a impressão, mas também com outro tipo de tarefas dentro da empresa. No entanto, é conveniente tê-los em conta se queremos ter uma ideia fiel e real dos custos de impressão.

  • Ineficiência no uso de equipamentos: dentro do tempo de utilização mencionado antes, há que definir muito bem quanto desse tempo se pode reduzir, ou seja, melhorar a eficiência do processo. Uma poupança de 20% no tempo de impressão médio implica uma poupança equivalente em custos indiretos associados a este fator. Portanto, vale a pena calcular bem quanto tempo implica cada processo, mas também estudar a forma de o otimizar para poupar o máximo possível.n Cada segundo de melhoria neste processo implica um aumento global da produtividade da empresa já que a poupança de custos de impressão terá que somar a poupança derivada de um melhor e maior uso do tempo que os colaboradores utilizam nas tarefas de gestão e que podem dedicar a outras tarefas.
  • Perda de tempo em tarefas administrativas: são cada uma das ações necessárias para levar a cabo a tarefa com êxito, mas que devido à sua natureza, não são produtivas. Por exemplo, a troca de papel, a troca de consumíveis, a inatividade devido a uma avaria enquanto o equipamento é reparado… São ações inevitáveis dentro do fluxo de trabalho normal de uma empresa, mas para as quais é conveniente reduzir o tempo dedicado.
Saber os custos de impressão com Brother

Alternativas à impressão tradicional nas pequenas empresas

Embora a definição dos custos diretos e indiretos de impressão seja relativamente simples, alterar os hábitos, protocolos ou planos mesmo de uma empresa pode ser um custo difícil de assumir a curto prazo.

A alternativa mais adequada para que um negócio não tenha de ocupar o seu tempo com este tipo de tarefas é delegar todas as operações relacionadas com a impressão a terceiros, contratando um serviço de gestão da impressão.

Este tipo de serviço oferece uma série de melhorias no que diz respeito a custos derivados de:

  • Pago por impressão: a única despesa direta que é feita é por página, de maneira que não tem de se preocupar em contabilizar outros custos na hora de imprimir, sendo extremamente simples contabilizar este tipo de gastos;
  • Manutenção incluída: quando se contrata um serviço de suporte de impressão não surgem custos imprevistos por causa de incidências técnicas como tal é muito mais simples controlar os gastos totais da impressão;
  • Contador de páginas impressas: pode parecer simples contabilizar todas as páginas impressas, mas, mesmo que a empresa seja pequena pode-se tornar confuso quando vários colaboradores usam a mesma impressora diariamente.

Os serviços de gestão da impressão costumam dispor de um sistema fiável de contagem de páginas, o que facilita a gestão dos gastos.

Como poupar nos custos de impressão em empresas

Contratar este tipo de serviços com terceiros permite obter uma série de vantagens muito claras relativamente à gestão de custos de impressão tradicional. A contabilização de custos é muito mais clara e fiel à realidade, já que se dispõe de vários recursos, para monitorizar o número de páginas impressas, quanta tinta se gasta ou os custos de manutenção.

O suporte técnico facilita a previsão de custos de impressão para o negócio, supondo uma poupança de tempo e dinheiro consideráveis a longo prazo. Além disso, é muito mais conveniente na hora de comparar preços, já que neste tipo de serviços não há custos ocultos sendo muito mais fácil geri-los.

O uso dos serviços de gestão da impressão é a chave para poupar dinheiro e reduzir os custos de impressão das empresas.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').