1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2021
  5. Porque é que a atualização do firmware é fundamental para preservar a segurança dos dispositivos?
Porque é que a atualização do firmware é fundamental para preservar a segurança dos dispositivos

Porque é que a atualização do firmware é fundamental para preservar a segurança dos dispositivos?

A segurança é sem dúvida uma prioridade para os responsáveis de TI. Mas estes, não costumam ter em conta o papel que as impressoras desempenham dentro de uma rede corporativa, apesar de serem uma parte imprescindível da infraestrutura da maioria das empresas.

Devido à sua sofisticação e funcionalidade, os hackers, estão cada vez mais a estabelecer as impressoras como o seu ponto alvo assim como outros dispositivos conectados: scanners ou máquinas de venda automática.

Segundo um estudo global que realizamos com a Quocirca1 em 2019, sobre o panorama da segurança no âmbito da impressão, um em cada dez incidentes relacionados com a segurança, e que afeta diretamente as empresas, tem origem nos equipamentos de impressão e 59% destes incidentes dá lugar a perdas de dados importantes. No entanto, este relatório também revela que apenas um quarto dos responsáveis de TI das empresas pretende investir na segurança da impressão, 75% nunca investiu na encriptação de documentos e 56% não utiliza a autenticação de utilizadores na hora de aceder a estes dispositivos.

Esta ’despreocupação’ pela segurança na impressão deve-se, em parte, por acreditarmos que esta ameaça só afeta as grandes empresas; mas a realidade é muito diferente. Os piratas informáticos estão-se a centrar cada vez mais na cadeia de distribuição e as empresas mais pequenas podem ser mais fáceis para eles. Ainda assim, este risco acentuou-se pelo facto de que cada vez mais pessoas trabalham a partir de casa – e sobretudo agora, com a situação de pandemia que estamos a viver - utilizando dispositivos que talvez não estejam sujeitos aos mesmos, rigorosos, protocolos de segurança que são estabelecidos nos escritórios centrais. 

Então o que podemos fazer para garantir a segurança dos dispositivos e evitar ataques informáticos?

Por um lado, uma solução simples que poderia salvar qualquer equipamento de ser vítima de um ataque é a atualização do firmware em todos os dispositivos ou sistemas. Os hackers procuram erros e falhas no software, quando estes são detetados através de manutenções regulares, os  programadores desenvolvem uma solução que mais tarde é enviada como uma atualização de firmware.

É uma batalha constante, porque à medida que os programadores encontram soluções para as vulnerabilidades dos equipamentos, os hackers descobrem novas formas de ‘ataque’. Os fabricantes trabalham arduamente para se adiantarem e protegerem os clientes daqueles que querem entrar nos sistemas. Por isso as atualizações são publicadas regularmente, e quer seja para um servidor, computador ou impressora, não as devemos ignorar se não queremos colocar em risco a rede da nossa empresa.

Por outro lado, não devemos esquecer os equipamentos de impressão que estão conectados à rede. Se os dispositivos têm acesso direto à internet, podem ser uma porta de entrada para que os hackers acedam a informação sensível do nosso negócio. Na verdade, embora tenhamos firewalls adequadas, continua a haver um risco. 

Portanto, é imprescindível reforçar a segurança das impressoras e scanners para não deixar nenhuma falha que coloque as empresas em risco. E para isso, é fundamental instalar as atualizações que vão aparecendo e assim evitar que os sistemas sejam um alvo fácil para os hackers.

É importante assegurarem-se que têm as últimas atualizações de firmware utilizando as ferramentas de atualização de software adequadas. O fabricante será o responsável em colocar à disposição dos utilizadores o acesso a estas atualizações. Para todos os produtos Brother, encontra disponível no site de suporte toda a informação necessária.

1 Quocirca

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').