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Como digitalizar processos para agentes de mobilidade

A atividade frenética de um posto de trabalho relacionado com a segurança cívica e a manutenção da ordem pública é um setor que também requer de uma transformação digital. Os agentes de segurança e mobilidade do nosso país levam a cabo múltiplas atividades que necessitam de soluções tecnológicas para serem mais ágeis e produtivos, com o objetivo de diminuir o volume de trabalho administrativo. À medida que esta transformação digital nas empresas privadas passava de ser uma necessidade para fazer parte da realidade, o setor público evoluía neste aspeto de forma gradual. Entre as tarefas que se transformaram neste setor, destaca-se a impressão portátil, mas para isso, os agentes devem estar providos de soluções que possam responder corretamente, tanto à necessidade de se realizar a tarefa em qualquer local e momento, bem como a alterações necessárias em documentos oficiais e sanções.

 

Com a utilização de soluções portáteis que permitam fazer frente a qualquer necessidade, os agentes podem otimizar o seu tempo de trabalho e completar eficazmente as suas tarefas diárias, graças à incorporação da tecnologia e à digitalização dos processos.

 

As impressoras de talões portáteis, desenhadas para cumprir as necessidades dos trabalhadores em mobilidade, fazem parte das soluções mais adaptadas aos agentes para a gestão de sanções e multas. Esta tecnologia permite-lhes imprimir em qualquer momento e lugar mediante conexão sem fios ou Bluetooth e com qualidade profissional.

 

Nesse sentido, estes equipamentos de impressão têm que cumprir os requisitos de uma atividade que é muito meticulosa para evitar qualquer erro nos documentos oficiais. Por isso, é imprescindível que os equipamentos sejam compatíveis com as aplicações que os agentes utilizam com regularidade, para que o processo de implementação seja muito mais rápido e eficaz.

 

Outro dos principais desafios deste tipo de soluções portáteis é a autonomia e a disponibilidade de baterias adicionais que incorporam. Acessórios como as bases de carga que permitem aos agentes carregar até quatro impressoras ao mesmo tempo, através de uma só tomada de eletricidade, tornam-se imprescindíveis, já que também tem um impacto significativo na produtividade.

 

Por isso, para a otimização das atividades que se realizam fora do escritório, deve-se dar prioridade à incorporação da tecnologia nos processos o que, além disso, se traduz num aumento da produtividade dos trabalhadores e numa redução de erros. Neste caso, isto é conseguido graças a uma solução digital de sanções que permite inserir diretamente as multas no sistema, evitando erros nos dados. Desta maneira, é acelerado o processo de cobrança da sanção, já que as Câmaras Municipais ou o sistema de gestão iniciam o processo de cobrança da multa de forma automática, eliminando, ainda, o tempo de inserir manualmente os dados de cada caso.

 

Em algumas ocasiões a pesquisa de soluções que se adaptem às necessidades de cada setor é uma árdua tarefa. No entanto, em profissões nas quais a informação deve ser tratada de forma segura e rigorosa, há que ser minucioso com as ferramentas escolhidas, já que o tratamento incorreto dos dados pode ter graves consequências.

 

A incorporação de equipamentos de impressão de etiquetas no setor dos trabalhadores em mobilidade faz parte de uma estratégia de otimização nas ferramentas dos agentes e de uma melhoria na eficiência nas tarefas de impressão de documentos. Por isso, a importância de contar com a última tecnologia converte-se num requisito fundamental para a eficiência nos processos, assim como a correta execução das atividades.

    3. Seguimento dos pedidos durante todo o processo – As aplicações de “seguimento e localização” converteram-se num excelente recurso comercial para os fornecedores de serviços de entrega. Com estes, o cliente sabe sempre em que fase se encontra a sua encomenda e, se a encomenda não estiver no endereço específico num determinado momento, isto também ajuda o fornecedor, reduzindo o tempo de viagem dos motoristas de entrega e viagens desnecessárias. Desta maneira as rotas otimizam-se automaticamente e reduzem-se quilómetros de combustíveis e emissões.

     

    A rastreabilidade em tempo real das frotas de transporte, que agora se complementa com os benefícios que oferece a Inteligência Artificial (IA), ajuda os responsáveis de transporte de mercadorias a tomar decisões futuras no local, uma vez que obtêm dados em tempo real sobre as rotas e os horários.

    Uma etiquetagem clara e corretamente visível dos códigos de barras e dos códigos QR desempenha um papel importante neste processo; as etiquetas ilegíveis ou mal colocadas farão com que se percam dados valiosos e tempo, além de causar problemas ao cliente quando os seus pedidos se extraviam ou atrasam desnecessariamente.

    4. Menor embalagem, menos custos – Cada vez são mais os clientes que se preocupam com a sustentabilidade e com o futuro do meio ambiente, num mundo em que há muitas mais embalagens e menos recolhas de resíduos. Neste cenário, otimizar as dimensões das embalagens mediante sistemas automatizados de embalamento ajuda a reduzir o tamanho das caixas, o que diminui os custos de envio e impacta positivamente no número de pedidos que pode transportar cada veículo de distribuição.

    Se não tivermos em conta isto, enfrentaremos importantes desafios, como as devoluções com custos elevados, por isso as empresas devem fazer todos os possíveis para facultar ao cliente tanto a embalagem como a etiqueta. De facto, segundo um estudo, 61% dos consumidores considera a etiqueta de devolução como o aspeto mais importante da política de devoluções de um negócio no retalho3.

    5. Trabalhar com parceiros de confiança – Para alcançar o sucesso comercial, os responsáveis das empresas de retalho devem ter uma visão completa do processo de entrega. Se não controlarem o processo de armazenagem, podem afetar a última milha. Por isso, é necessário contar com parceiros tecnológicos de confiança em todas as fases do processo de entrega de pedidos para que este seja fiável e se evitem erros. Desta forma, a continuidade do negócio estará assegurada.

    Resumindo, as empresas devem ter em conta todos estes fatores se querem continuar a ser competitivas no seu nicho de negócio porque, por ignorar algumas necessidades, poderiam perder a sua posição no mercado. Tudo isto, aliado a um mundo mais consciencializado com a sustentabilidade e onde os clientes cada vez mais procuram rapidez na entrega, faz com que tenhamos que nos reinventar para manter os nossos negócios fora de perigo.

     

    1https://www.statista.com/statistics/286384/internet-share-of-retail-sales-monthly-in-the-united-kingdom-uk/ 

    2https://www.colliers.com/en-gb/research#sort=%40datez32xpublished%20descending

    3https://www.sendcloud.co.uk/whitepapers/ecommerce-delivery-compass-2021/

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