1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2020
  5. Tecnologias que favorecem o trabalho em mobilidade
Tecnologias que favorecem o trabalho en mobilidade

Tecnologias que favorecem o trabalho em mobilidade

As formas de trabalhar não deixam de evoluir com o tempo. Mudam as tecnologias, mudam as empresas, as capacidades dos profissionais, a forma de realizar a atividade laboral, etc. Tudo evolui com o objetivo de fomentar a produtividade laboral.

Em 2017 a percentagem de profissionais em mobilidade era de 38%. Segundo o estudo Print 2025 da Quocirca 60% do trabalho estará fora do escritório em 2025. Este aspeto é favorecido graças ao avanços das tecnologias relacionadas com o trabalho na nuvem, análises de dados e cibersegurança.

Outro fator que correrá a seu favor será o aparecimento da tecnologia 5G, que permitirá que maior número de dispositivos se conecte à rede simultaneamente. Haverá verdadeiras autoestradas de informação até 100 vezes mais rápidas que as atuais. Esta tecnologia permitirá trabalhar em mobilidade com maior qualidade e segurança que nas redes atuais.

Se bem que o trabalho em mobilidade é algo que já existe há muito tempo, cada vez mais profissionais de diferentes setores se juntam a ela. O escritório, o local onde se desenrola a atividade laboral, cada vez tem menos a ver com queles profissionais que, para efetuarem as suas tarefas, não permanecem num lugar físico. Exemplos tradicionais de trabalhadores em mobilidade correspondem aqueles profissionais de serviço técnico ou comerciais.

No entanto, cada dia mais profissionais se juntam ao trabalho em mobilidade. É muito provável que esta tendência crescente corresponda ao poder que tem a mobilidade na hora de transformar a experiência laboral, para não depender de um ambiente físico para efetuar o seu trabalho diário. É por isso que cada vez mais colaboradores estão mais dispostos a trabalhar fora do escritório, o que significa maiores níveis de satisfação entre funcionários.

Não obstante, a mobilidade requer à tecnologia que esta facilite o trabalho dos trabalhadores. Não é suficiente o acesso remoto a programas e arquivos desde smartphones ou tablets, são também necessárias soluções que permitam, entre outras necessidades, emitir documentos de carácter vinculativo e, inclusivamente, contratual, longe de um escritório físico.

Por isso, as impressoras e scanners portáteis converteram-se no aliado perfeito daqueles setores que apostam na mobilidade. Estes dispositivos, favorecem uma maior eficiência e liberdade, já que permitem imprimir e digitalizar in situ. Por exemplo, permitindo criar um contrato no momento, assiná-lo e digitalizá-lo imediatamente depois para que o departamento administrativo o receba no mesmo instante e proceda aos trâmites necessários.

As impressoras portáteis contam com tecnologia térmica direta, o que elimina a necessidade e o custo acrescido da compra de tinta, toner ou fitas. Além de que, este tipo de impressão evita que se possam produzir derrames, fugas ou manchas enquanto se transporta o equipamento, já que está desenhado para sofrer vibrações.

Um aspeto complementar a estes equipamentos, pensados para o trabalho em mobilidade, é o da conectividade. A conexão sem cabos através de Bluetooth, WiFi ou USB, assim como as suas conexões diretas com outros dispositivos, permitem um amplo leque de utilizações em mobilidade.  Sobretudo, se esta opção se completa com a possibilidade de os utilizar desde smartphones ou tablets. Desta maneira, através de dispositivos de menor tamanho e mais simples de transportar, evitam-se os papeis escritos à mão e a perda de documentos que não foram digitalizados.

Aplicação por setores da impressão portátil

Os profissionais dos serviços técnicos são um claro exemplo de trabalhadores que necessitam de tecnologias para facilitar o seu trabalho em mobilidade. No seu dia a dia, necessitam de apresentar faturas, relatórios de manutenção, orçamentos ou diagnósticos para que os seus clientes tenham um comprovativo da sua intervenção. Por isso, precisam de dispositivos que lhes ofereçam uma impressão de qualidade e perdurável no tempo.

Por outro lado, os serviços de logística e distribução necessitam de soluções que lhes permitam imprimir rapidamente nas instalações dos seus clientes ou nos seus próprios veículos. Desta maneira, podem cumprir com ajustados tempos de entrega. As suas necessidades mais comuns são as de impressão de guias de entrega, notas de encomenda, inventários, faturas ou a digitalização de guias de entrega também.

Outro claro exemplo de profissionais em mobilidade são os trabalhadores dos serviços de emergência, desde polícias até bombeiros ou médicos e enfermeiros. O seu principal requisito é a rapidez com que necessitam desempenhar as suas tarefas diárias, como tal necessitam de soluções nesta linha. Este setor profissional manuseia grande quantidade de documentação - relatórios policiais, multas, relatórios de tratamento, prescrições, etc.- que devem ser preenchidos rapidamente e sem erros devido à importância da informação que contêm.

Estes são apenas 3 exemplos de uma grande quantidade de profissionais que desenvolvem a sua atividade diária longe de uma oficina física. Por isso, a impressão e a digitalização em mobilidade são uma necessidade real e uma solução cada vez mais pedida por empresas e profissionais. A mobilidade é uma tendência estável no ambiente profissional e que redefine a palavra “escritório” para os profissionais do futuro.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').