1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2022
  5. Como otimizar a gestão do estacionamento mediante códigos QR
B57_Traffic-ticketing-QR-codes-blog-header_2340x1000

Como otimizar a gestão do estacionamento mediante códigos QR

Encontrar estacionamento no centro da cidade pode ser um pesadelo. E uma má gestão do mesmo pode ter um importante impacto no trânsito dentro das cidades. De facto, os engarrafamentos fazem com que a Europa perca 1% do seu PIB ano após ano como consequência dos atrasos nos transportes, tanto de passageiros como de mercadorias. Além disso, diferentes estudos demonstraram que 30% desses engarrafamentos são resultado da procura de estacionamento, já que os condutores perdem em média entre 15 a 20 minutos para estacionar o seu veículo, o que aumenta o tempo de condução até 40%, a distância percorrida até 20% e as emissões de CO2 de cada veículo até 10%1.

Por isso, a gestão do estacionamento converteu-se numa prioridade para a maior parte das cidades europeias. Para abordar este desafio, a Comissão Europeia pôs em marcha a sua iniciativa “Push and Pull” com o fim de otimizar a mobilidade urbana nas cidades, assim como a gestão do estacionamento, que se converteu num elemento fundamental da sua estratégia2. O seu objetivo é rever o alcance, a aplicação e o cumprimento das tarifas de estacionamento como parte de uma ampla variedade de atividades de gestão do tráfego dentro desses centros urbanos, que cada vez estão mais concorridos.

Para que um sistema de estacionamento mais bem controlado se converta numa componente eficiente do ecossistema de mobilidade de uma cidade, é necessário estabelecer um procedimento equitativo, que maximize a disponibilidade de lugares de estacionamento para mais condutores3. Para isso, as autoridades locais e os seus parceiros não só devem otimizar os recursos para o estacionamento, como devem ser capazes de sancionar corretamente e recolher esses pagamentos de forma rápida e eficaz.

Graças à digitalização, os controlos ao estacionamento baseados em dados estão a aumentar a eficácia da gestão dos estacionamentos urbanos e os códigos QR estão na vanguarda dessa mudança.


Como funciona o sistema de tickets de estacionamento com códigos QR?

Quando se utiliza um sistema de ticket de estacionamento regulado, o ticket é impresso pela máquina e é colocado no interior do veículo numa parte visível. Ou então, é utilizada uma aplicação que gera um talão virtual no qual consta o lugar, data e limite de horário em que pode estar estacionado.

Os agentes de mobilidade têm a missão de comprovar que todos os veículos pagaram pelo período de tempo correspondente. Neste âmbito, as sanções de estacionamento impressas substituíram definitivamente as que antes se escreviam à mão, que ofereciam muito pouca resistência a condições desfavoráveis, além de poderem ser ilegíveis. As multas de estacionamento impressas são mais fáceis de ler e mais resistentes, porque se imprimem em papel térmico especial para que não esborratem e se tornem ilegíveis. Além disso, são geradas automaticamente e numa questão de segundos. Tudo isto resulta numa rastreabilidade mais ágil e simples.

Para passar uma multa, os agentes utilizam a conexão Bluetooth para conectar o seu dispositivo móvel a uma pequena impressora portátil que imprime as sanções de estacionamento com um código QR único. Desta forma, os condutores podem digitalizar o código com o seu próprio dispositivo, acedendo a uma página web exclusiva que não só proporciona toda a informação relativa à multa, como também oferece uma opção para pagar multas online através de Paypal, transferência bancária ou pagamento com cartão de crédito. Também é possível incentivar os condutores com uma redução do valor da multa se pagarem imediatamente4.

A digitalização facilita a gestão do estacionamento

A digitalização das multas de estacionamento oferece muitas vantagens que ajudam a otimizar a gestão do estacionamento. Acelera o processamento das infrações e o tempo que se poupa permite aos agentes de tráfego, das zonas urbanas mais concorridas, realizar as inspeções em intervalos mais curtos.

Além de tudo o que já foi referido, os erros reduzem drasticamente, as multas não se "perdem" e todos os incidentes são rastreáveis, o que restringe os motivos para recorrer das multas de estacionamento. Isto contribui para identificar as zonas onde existem mais problemas de estacionamento e tomar medidas específicas, aumentar ou diminuir o tempo de procura para estacionar ou, simplesmente, delimitar as zonas de estacionamento para residentes.

Nesse sentido, as impressoras portáteis de etiquetas e talões com conectividade Bluetooth converteram-se num elemento fundamental dentro de todo este enquadramento, já que os agentes apenas necessitam de um dispositivo com uma aplicação adequada para as utilizar. Estas devem ser soluções robustas, compactas e leves, que podem transportar-se facilmente, que permitam mudar os rolos de papel térmico durante as deslocações de forma rápida e simples, com elevada autonomia de uso e que possam ser carregadas no veículo ao longo do dia se for necessário.

Resumindo, a gestão do estacionamento será muito mais simples se contarmos com as soluções que nos permitem ser mais eficientes e reduzir consideravelmente a margem de erro. Desta forma, conseguimos que os engarrafamentos diminuam, o que se vai traduzir num menor índice de emissões e um benefício global para a sociedade.

 

1. www.smartcitiesdive.com: "Revealed: Europe's Most Congested Cities - And How To Cut Traffic Jams"

2 https://transport.ec.europa.eu/transport-themes/clean-transport-urban-transport/cycling/guidance-cycling-projects-eu/cycling-measures/42-traffic-restrictions-and-charges_en

3 https://www.europeanparking.eu/media/1391/pp_project_brochure_final_en.pdf 4 https://spanishnewstoday.com/how-to-pay-reduced-fines-for-traffic-violations-in-spain_1697823-a.html

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').