Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2021
  5. A experiência dos colaboradores no escritório do futuro
La experiencia de los empleados en la oficina del futuro

A experiência dos colaboradores no escritório do futuro

Imagine um escritório onde os colaboradores estão em primeiro lugar, a flexibilidade e a produtividade mantêm-se num pico constante devido à elevada satisfação dos colaboradores.

A necessidade de imaginar esta possibilidade já não é tão indispensável, uma vez que a tecnologia nos está a levar à materialização de um local de trabalho integrado e sem restrições, que libere os funcionários para que possam enriquecer o seu estilo de vida enquanto trabalham de forma mais produtiva.

As empresas pioneiras em tecnologia e em particular a sua integração, irão oferecer inúmeras vantagens.

A revolução tecnológica da vida laboral e pessoal

Com o aparecimento da tecnologia, aparece a possibilidade de que os colaboradores trabalhem a partir de qualquer lugar: em casa, cibercafés, espaços de coworking ou, inclusivamente, em movimento.

No entanto, no escritório do futuro, o trabalho à distância estará suportado por uma experiência tecnológica sem falhas, que criará uma série de novas oportunidades de equilíbrio entre a vida laboral e pessoal.

A tecnologia interoperacional criará um ecossistema virtual suportado por um acesso seguro à nuvem, sistemas de IT conectados, dispositivos de escritório inteligentes, como equipamentos de impressão multifunções e aplicações1.

Inovação na produtividade dos trabalhadores

Talvez o mais universal de todos os pesadelos da vida laboral sejam as tarefas administrativas. Liberando os trabalhadores da sua execução, estas tarefas serão coisa do passado enquanto trabalhamos rumo ao escritório do futuro.

Para o ano 2025, prevê-se que os assistentes virtuais irão gerir os nossos calendários, reservarão as salas de reuniões e preencherão os formulários de despesas1. Os BOT – programas informáticos que realizam as tarefas repetitivas – também poderão realizar tarefas como a faturação, o processamento de pedidos de clientes e o cálculo de ordenados.

Eliminando outra camada de recursos administrativos, os dispositivos inteligentes no escritório serão auto geridos. Por exemplo, espera-se que os equipamentos de impressão multifunções possam encomendar tinta e peças de substituição.

Sem terem que realizar estas árduas tarefas, a criatividade tomará posse e os funcionários tirarão ainda mais partido do trabalho. A experiência laboral será mais agradável, já que poderemos tomar decisões mais gratificantes que tenham um impacto positivo nas relações com os clientes.

Uma nova era de bem-estar

A investigação que beneficia tanto os funcionários como os empregadores, demonstra sistematicamente que o trabalho flexível é melhor para a saúde mental e para a produtividade.

Além disso, os escritórios e os centros de trabalho comunitários serão desenhados cada vez mais em função das nossas necessidades físicas e cognitivas. As mesas de pé, as cores naturais e as plantas serão combinadas com estímulos de alta tecnologia como os hologramas em 3D ou a iluminação circular, que segue ritmos naturais para aumentar a energia e a positividade; tanques de privação sensorial para a neuro estimulação a fim de revolucionar o bem-estar.

A legislação laboral da EU centra-se principalmente em melhorar as condições de trabalho que, com o tempo, poderia dar lugar à aplicação de normas mínimas em matéria de iluminação, conforto das cadeiras e horas em frente ao visor. Isto será combinado com a conectividade dos escritórios e iniciativas de acreditação, facilitando às empresas e aos trabalhadores independentes a escolha das melhores instalações.

Por último, a tecnologia preditiva melhorará os processos de gestão de consumidores e clientes B2B e B2C com melhores experiências digitais e organização na nuvem. Portanto, os colaboradores vão-se ver menos pressionados e stressados à medida que as queixas se vão convertendo cada vez mais em algo do passado.

1Informe Quocirca Print 2025

 

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').