Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. 7 pontos chave do local de trabalho do futuro
7 pontos chave do local de trabalho do futuro com Brother

7 pontos chave do local de trabalho do futuro

Faltam apenas sete anos para 2025 e, embora pareça pouco tempo para a era digital que estamos a viver, são um enorme salto no que diz respeito aos espaços de trabalho.

Segundo o relatório “Print 2025” publicado recentemente pela Quocirca, o local de trabalho do futuro próximo será radicalmente diferente do atual em termos de como e onde trabalharemos e da tecnologia de impressão que iremos utilizar.

Com tantas tendências emergentes identificadas pela Quocirca, na Brother queremos destacar 7 pontos chave que nos levarão de forma acelerada para um ecossistema de escritórios virtuais e conectados:

  1. Os colaboradores em mobilidade representam quase 60% da mão de obra. A Quocirca revelou que as organizações preveem que, em média, quase 60% dos seus colaboradores trabalharão em mobilidade em 2025, face aos 38% de 2017.Esta alteração será possível graças às soluções integradas nos locais de trabalho: ecrãs interativos, assistência virtual e por voz, crescente popularidade dos centros de colaboração e espaços de coworking.
  2. Crescimento da Internet das Coisas (IdC), inteligência artificial (IA) e analítica. A internet das coisas (em inglês IoT), a nuvem, a análise de dados e a inteligência artificial avançarão rapidamente nos próximos sete anos, abrindo novas possibilidade de conectividade. Em 2025, calcula-se que cerca de 80.000 milhões de dispositivos irão gerar dados, a partir dos quais a IA e a análise preditiva desvendarão perspetivas de uso transformacional. As impressoras multifunções vão-se integrar mais ainda neste espaço mais amplo da internet das coisas. A analítica digital, por sua vez, impulsionará o desenvolvimento e poderá ajudar a aumentar a vida útil da máquina, melhorar a manutenção e a experiência do cliente.
  3. De transacional a contractual: crescimento dos Serviços de gestão da impressão (MPS).As soluções MPS estão a ter um grande êxito no mundo empresarial, e até 2025, cerca de 57% das PYMES esperam adotar este modelo como serviço. Com os serviços de gestão da impressão, que combinam a última tecnologia de impressão com a redução do Suporte técnico e o aumento da produtividade, o local de trabalho vai-se “virtualizando”.
  4. 4. Os millennials vão-se converter no maior segmento da população ativa. A geração dos millennials, nascidos entre 1980 e 2000, representarão mais de 75% da mão de obra em 2025. Enquanto os baby boomers se aproximarão da idade de reforma, os millennials aumentarão a ocupação de postos de direção e departamentos estratégicos. A geração Z, nascidos entre 2000 e 2009, estarão a iniciar a sua vida laboral e são os que mais vão crescer com a internet. Estes colaboradores irão desenvolvendo os seus métodos de trabalho para os alinhar com as suas expectativas digitais, num desenvolvimento que presumivelmente mudará o ecossistema laboral para sempre.
  5. O recente grande momento da impressão móvel. A impressão móvel tem prevista a sua expansão em todos os setores. Com cerca de 54% das empresas à espera de aumentar o seu volume de impressão móvel, representa uma grande oportunidade para agilizar processos através da conectividade.
  6. A segurança será a chave com os novos sistemas de identificação pessoal. 84% das organizações consideram que a segurança é uma prioridade absoluta. Para fazer frente à evolução dos desafios, a Quocirca prevê que, em 2025, os dispositivos verificarão a identidade dos utilizadores baseando-se numa série de fatores como a biometria, localização e voz. Isto abrirá novas possibilidades de segurança que desempenhará um papel central na configuração deste novo ecossistema de trabalho.
  7. Os escritórios livres de papel serão o último. Uma inesperada reviravolta geracional, descoberta pela Quocirca, sugere que a impressão não irá desaparece tão rápido quanto pensávamos. Os millennials, que inicialmente acreditavam que iam reduzir a impressão devido aos seus hábitos digitais, esperam que a impressão cresça até um pouco mais. 74% das pessoas entre os 18 e 34 anos acreditam que a impressão é importante hoje em dia e 77% espera que seja ainda, em 2025. Enquanto os volumes de impressão diminuíram, o relatório da Quocirca indica que a impressão será uma parte chave do novo ecossistema inteligente e conectado. Para se preparar para este novo marco virtual, a Quocirca salienta a inovação do fabricante como essencial neste processo. Os desenvolvimentos devem facilitar a funcionalidade e melhorar a experiência do utilizador. Neste sentido, a Brother está a investir fortemente na investigação e desenvolvimento e aproveitará os seus 110 anos de experiência em inovação, trabalhando em estreita colaboração com os seus clientes, para criar produtos para o futuro que satisfaçam as suas necessidades emergentes.

Questionário

A Quocirca realizou 575 entrevistas a diretores de TI e responsáveis pela tomada de decisões em PYMES e empresas do Reino Unido, França, Alemanha, Países Baixos e Estados Unidos. Também realizou 55 entrevistas telefónicas com altos executivos dos Estados Unidos, Europa e Japão de uma ampla representação de fabricantes de produtos impressos, parceiros de canal e ISVs. Ambos os casos se realizaram em outubro e novembro de 2017.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').