1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Meio Ambiente e Sustentabilidade
  4. Cool Earth
  5. Iniciativas com a Cool Earth

Devemos tomar medidas para proteger o nosso planeta

A segurança do nosso planeta está ameaçada pelas alterações climáticas e na Brother acreditamos que proteger as florestas tropicais é vital para travar e reverter alguns dos danos provocados.

As florestas tropicais são reservatórios naturais de carbono: Absorvem o dióxido de carbono e ajudam a evitar o aumento da temperatura na Terra. Temos que as proteger e apoiar as pessoas que nelas vivem.

Desde que começou a nossa parceria com a Cool Earth, ajudámos a proteger mais de 70,000 hectares de floresta tropical: cerca de 27 milhões de árvores com capacidade para armazenar mais de 37 milhões de toneladas de carbono.



As nossas florestas tropicais desempenham um papel essencial na absorção de CO2 e mantêm o nosso planeta saudável.

Apoie a Cool Earth e as suas iniciativas. Recicle os consumíveis Brother utilizados

Iniciativas da Cool Earth apoiadas pelos clientes Brother

Construção de novos Rainforest Labs

Todos sentiremos os impactos da crise climática, mas não há igualdade de condições quando se trata de enfrentar os desafios que implica. As pessoas que vivem na floresta tropical estão na primeira linha da mudança climática e já estão a suportar a pior parte do clima extremo, o aumento do nível do mar e muito mais. A maioria de nós usamos um smartphone e dependemos do Google Maps e WiFi na nossa vida diária, mas nem todos têm acesso fácil a estes dados. 
 
Depois do sucesso do Rainforest Labs no Perú, estamos entusiasmados de apoiar a construção do primeiro Rainforest Lab da Cool Earth na Papua Nova Guiné, em Wabumari. Este laboratório proporcionará aos monitores florestais locais a tecnologia e a formação que necessitam para rastrear as ameaças à floresta tropical, como o abate ilegal de árvores e os incêndios florestais, e tomar medidas rápidas. Desde o lançamento do primeiro Rainforest Lab no Perú em 2022, os asháninkas responderam a 100 alertas de perda de florestas graças ao seu acesso a dados e tecnologia.

Prevenção de incêndios na Amazónia

Através de uma nova parceria com a Central Ashaninka do Rio Ene (CARE), a Cool Earth ajuda a exercer pressão sobre os governos locais para garantir um financiamento vital para as iniciativas de prevenção de incêndios. Isto inclui quatro programas-chave: Prevenção (legal, física); preparação e controlo; divulgação de informação e promoção e financiamento.


O objetivo a longo prazo é facultar à comunidade a formação necessária para identificar e controlar as condições em mudança das florestas com o objetivo de combater os incêndios mesmo antes de começarem.


Os Ashaninka têm uma longa história de utilização da queima controlada para combater incêndios florestais. A adaptação às alterações climáticas através da reinvenção das práticas tradicionais de manuseamento das terras dos Ashaninka criará novas formas de conservar a floresta tropical. Isto protege as casas, os meios de subsistência e a saúde do nosso planeta.
 


A lavagem frequente das mãos pode proteger a floresta tropical da Nova Guiné

É difícil imaginar como a lavagem das mãos ajuda a combater o desflorestação, mas é verdade. Na Papua Nova Guiné, a Brother está a apoiar a Cool Earth no fornecimento de 24 estações para lavagem de mãos às comunidades da floresta tropical. Mas como é que isto salva a desflorestação? A lavagem das mãos é o primeiro passo numa sequência de ações positivas que garantem que a floresta e as uas comunidades permaneçam saudáveis.

Mãos limpas significa menos doenças. Menos doenças asseguram pessoas mais resistentes a viver na floresta tropical. Pessoas mais saudáveis significa menos viagens dispendiosas a instalações médicas. Menos despesas em tratamentos médicos significa mais segurança. E mais segurança significa menos pressão económica para vender madeira da floresta tropical.

Construídas pela população local em escolas, mercados e centros de saúde, as estações de lavagem de mãos melhoraram bastante a vida de mais de 2,500 pessoas. Além disso, também foi dada formação adicional de saneamento a 33 voluntários de oito aldeias.

 

Saiba o que mais pode fazer para ajudar e apoiar a Cool Earth