1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2020
  5. Como a cor verde vai mudar radicalmente a paisagem urbana no local de trabalho do futuro

Como a cor verde vai mudar radicalmente a paisagem urbana no local de trabalho do futuro

Hoje em dia, um trabalhador que exerça as suas funções no centro de qualquer cidade, ao olhar para uma janela, provavelmente vê cimento, tijolos e edifícios; mas os trabalhadores do futuro, vão desfrutar de uma paisagem muito mais verde.

Tudo isto será impulsionado por dois fatores fundamentais: primeiro, a necessidade premente de lutar contra as alterações climáticas mediante os ciclos naturais: principalmente restabelecendo o desequilíbrio entre aldeias e cidades. O segundo passa pelo impacto profundo que a natureza tem no nosso próprio bem-estar.

Levar a luta contra as alterações climáticas ao local de trabalho

A luta contra as alterações climáticas vai ser intensificada nos próximos anos e décadas. As cidades e os centros urbanos não são apenas áreas de trabalho e lazer, uma vez que a utilização e retenção de energia e calor também os torna em áreas de alta temperatura.

Como promotores de uma nova forma de pensar, as cidades e as vilas interligadas serão os lugares mais produtivos para voltarmos a estar alinhados com a natureza.

Edifícios vivos: vegetação e natureza no design dos escritórios 

Assim como os conceitos atuais de construção ecológica centram- se em elementos como o isolamento, a criação de energia e a redução da pegada de carbono, o objetivo nos projetos do futuro será criar edifícios que atuem como florestas para gerar energia e absorver gases com efeito de estufa.

Para ajudar a atingir esses objetivos, os chamados edifícios vivos, caracterizados pelo uso de grandes quantidades de plantas, quer em ambientes internos quanto externos. A sua integração melhorará a paisagem urbana, a qualidade do ar e o desempenho das principais cidades nas próximas gerações.

Os novos projetos de construção serão apenas uma parte desta mudança. Os grandes projetos de transformação vão criar edifícios de escritórios que contem com exteriores naturais, paredes interiores verdes e telhados ajardinados, que atraiam a natureza e produzam alimentos. Isto irá literalmente dar nova vida ao local de trabalho e vai aproximar-nos da natureza. Da mesma forma, as cidades-empresa vão contar com características verdadeiramente atrativas.

A natureza e o bem-estar dos trabalhadores

Da mesma forma que os cientistas concordam que o exercício físico regular é bom para a saúde, também concordam que a natureza proporciona uma enorme quantidade de benefícios.

A natureza é um pano de fundo para a recuperação e a contemplação. Já foi provado que a exposição a elementos naturais tais como árvores, plantas, flores, luz natural e a submersão em água reduzem a frequência cardíaca e a pressão arterial, reduzem a produção das hormonas do stress, estimulam o sistema imunológico e melhoram a sensação geral de bem-estar1. Aplicado a um contexto laboral, poderiam melhorar o estado de humor, a moral e a produtividade dos colaboradores.
Como prova disto, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que os escritórios com espaços verdes e plantas tiveram taxas de produtividade 15% mais elevadas2.

As medidas positivas podem ajudar a salvar a Terra, pelo que, sempre que for possível, prepare o seu negócio para o converter numa força ecológica para a mudança!
Esta informação foi extraída do relatório “O local de trabalho do futuro”, que a Brother lançou para inspirar os responsáveis de negócios com ideias que impulsionem a produtividade das empresas e as ajudem a preparar-se para o futuro.

Fontes:

1 Science Daily

2 The University of Queensland Australia

Beneficios cor verde em o local de trabalho do futuro