1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2020
  5. Programa Europeu de reciclagem de consumíveis

Programa Europeu de reciclagem de consumíveis da Brother reduz 3.652 toneladas de emissões de CO2

O programa gratuito de reciclagem de toners da Brother, muito fácil de utilizar, permitiu poupar 3.652 toneladas de CO2 em toda a Europa só no último ano.

Os consumíveis devolvidos pelos clientes europeus da Brother são reciclados de acordo com os princípios da economia circular de reciclagem, reutilização e reparação. Estes modelos são feitos com o mesmo padrão de elevada qualidade que um novo consumível, estipulados pelo Centro de Tecnologia de Reciclagem da Brother no Reino Unido e na sua subsidiária na Eslováquia.

Oferecendo eficiência e qualidade, a nova análise verificou que o processo de reciclagem de toners da Brother reduz as emissões de CO2 em 37,2%, em média, em comparação com um consumível recém-fabricado1.

Com mais de 1,6 milhões de consumíveis europeus reciclados em 2018, através do programa de devolução e reciclagem gratuito da Brother, foram poupadas 3.652 toneladas de CO2.

Economia Circular, o modelo de referência

Tratando a reciclagem como última etapa de vida dos produtos, as inovadoras instalações de reciclagem da Brother na Europa priorizam a reciclagem, reutilização e reparação de peças e embalagens. Se não puderem ser reciclados, os componentes são triturados e convertidos em matéria-prima para novos produtos.

Phil Mack, diretor de serviço, meio ambiente e RH da Brother International Europe, afirma “com esta estratégia, a Brother está a liderar a reciclagem da economia circular para reduzir a sua própria pegada ambiental e ajudar empresas em todo o mundo a fazer o mesmo. Para isso, trabalha em estreita colaboração com os seus clientes, oferecendo-lhes um plano desenvolvido para facilitar a sua utilização e reduzindo significativamente as emissões de carbono e o desperdício em aterros sanitários ".

"Estamos muito satisfeitos com o progresso feito até o momento, mas ambicionamos conseguir poupar ainda mais no futuro", continua Phil Mack.

O que é que as empresas podem fazer para ajudar?

Mais do que nunca, a sustentabilidade está na agenda das empresas. Por isso, estas devem incorporar planos de economia circular na sua lista de requisitos de compra em matéria de impressão. Além disso, entrar num programa de reciclagem de consumíveis de qualidade, como o da Brother, não melhora apenas as credenciais de sustentabilidade, mas também poupa as empresas ao trabalho de simplesmente os deitar para o lixo.

“Gostaria de incentivar as empresas que atualmente possuem equipamentos Brother a seguirem o nosso programa de devolução de toners. Juntos, podemos alcançar poupanças de CO2 ainda maiores”, conclui o Phil Mack.

 

1Análise apoiada pela Associação Japonesa de Gestão Ambiental da Indústria (JEMAI) realizada em julho de 2019.