Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2021
  5. Brother aumenta a sua quota de mercado

Brother aumenta a sua quota de mercado graças à venda de equipamentos mais compactos

O crescimento do teletrabalho, consequência da crise da COVID-19, reforça a liderança dos equipamentos compactos no mercado de equipamentos multifunções laser A4

 

No último ano, o mercado de multifunções laser A4 cresceu 14,2%, o que permitiu à Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, aumentar as suas vendas e também a sua quota neste mercado. A Brother possui atualmente um market share de 30,0% neste segmento.

 

Um bom fecho de ano para o mercado da impressão

O setor da impressão sofreu um forte impacto devido a vários fatores, principalmente pela necessidade repentina de trabalhar em casa, que marcou uma mudança na procura de equipamentos de impressão para equipamentos mais compactos, próprios para casa, assim como indicados para menores volumes de impressão.

 

As marcas mais beneficiadas no último ano foram as que tradicionalmente vendem mais equipamentos laser A4, enquanto os fornecedores tradicionais de soluções de laser A3 viram   sua relevância no mercado diminuir.

 

A procura por produtos Brother continuou a aumentar na segunda metade do ano: enquanto a procura por equipamentos para trabalhar em casa se manteve, a procura por equipamentos de escritório foi recuperando gradualmente, à medida que o trabalho presencial foi sendo retomado. Além disso, as empresas optaram principalmente por incorporar equipamentos mais compactos, com o objetivo de ter um maior número de pontos de impressão e digitalização, evitando aglomerações de pessoas junto dos equipamentos centralizados - como fotocopiadoras de corredor - favorecendo assim o distanciamento social.

 

O mercado de impressão dividido por segmentos

No total, o segmento de impressão a laser que mais cresceu no último ano, de acordo com o estudo realizado pelo IDC, foi o de impressoras multifunções laser A4, com um crescimento de 14,2%, dos quais 13,1% dizem respeito a impressoras laser, ampliado para dar resposta às necessidades de teletrabalho ou aulas em casa, consequência do confinamento. Por outro lado, no mesmo estudo, é possível verificar que o mercado de laser A3 caiu 23,6%.

Relativamente ao tipo de equipamento, a procura do mercado tem sido para equipamentos multifunções - 61 em cada 100 unidades laser comercializadas em Portugal pertencem ao segmento dos equipamentos multifunções.

 

O multifunções monocromático está, no entanto, posicionado como o tipo de dispositivo mais vendido em 2020, representando 40,1% das vendas totais e crescendo 21% em relação ao multifunções a cores ou de impressoras monocromáticas. Além disso, devido à abordagem profissional que os utilizadores lhe impuseram, teve um crescimento superior em comparação aos equipamentos de cores. Por cada 100 unidades laser vendidas em Portugal, 76 são monocromáticas, enquanto 24 pertencem ao segmento de equipamentos a cores.

 

Em suma, com estes dados de mercado, a Brother consolida-se como um dos principais players no mercado de impressão graças à sua política de inovação constante e com um design de produto sempre orientado para satisfazer as exigências do utilizador em cada momento, com um vasto portfólio de produtos especialmente orientados para as necessidades das pequenas empresas, continuando fiel  ao seu lema "At your side"