1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2022
  5. Brother recicla 40 milhões de toners em todo o mundo

Brother recicla 40 milhões de toners em todo o mundo

Descargar recursos

86% dos cartuchos devolvidos pelos clientes foram remanufaturados

A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anunciou um novo marco na sua estratégia para minimizar o seu impacto no meio ambiente. Desde o início do seu programa europeu de reciclagem, em 2004, conseguiu remanufaturar ou reciclar 40 milhões de cartuchos de toner em todo o mundo, quantidade suficiente para ir desde o seu Centro Tecnológico de Reciclagem no País de Gales, até à sua sede na Nagoya, no Japão, se fossem colocados em fila.

Clientes de todo o mundo podem devolver toners vazios para um dos quatro centros de remanufaturação que a Brother tem: no País de Gales, na Eslováquia, nos Estados Unidos ou na Ásia. Cada toner é submetido a um rigoroso processo de revisão, caso seja necessário, alguns dos componentes são reutilizados ou substituídos, o que significa que a maioria dos toners podem ser remanufaturados e vendidos como se fossem novos, mantendo a mesma qualidade. As peças que não se podem reutilizar são recicladas pela Brother, reduzindo assim os resíduos que vão para aterros sanitários.

“Dizer que estamos orgulhosos desta conquista é pouco. Dos 40 milhões de toners que os nossos clientes devolveram, 86% foram remanufaturados através do nosso processo líder de mercado, algo que normalmente não acontece na área da impressão”, explica Craig McCubbin, diretor geral da Brother Industries do Reino Unido e da Eslováquia. “O nosso esquema de recolha de resíduos é simples: queremos reutilizar tudo o que conseguirmos. Em 2021, a pegada de carbono dos nossos toners remanufaturados foi 33% menor que a dos novos. Com este processo, reduzimos globalmente cerca de 5.300 toneladas de C02 por ano, o equivalente a retirar 1.150 carros da estrada.”

As instalações europeias de remanufatura da Brother também receberam recentemente o estatuto de neutralidade de carbono, e o seu processo de recolha é certificado como "zero resíduos para o aterro” desde 2013. Ao reduzir os resíduos em todas as fases do ciclo de vida dos seus produtos, a Brother pretende ajudar os clientes a alcançarem os seus próprios objetivos de sustentabilidade.

“Quando um cliente nos devolve um cartucho vazio, remanufaturamos ou reciclamos todas as peças, para que nada vá parar ao aterro. Como resultado deste processo, uma empresa média pode poupar até 40kg de CO2 por ano ou mais, devolvendo simplesmente os consumíveis originais da Brother usados, ajudando assim a reduzir a sua pegada de carbono e o seu impacto negativo no meio ambiente”, acrescenta Craig McCubbin.

"Temos recebido uma resposta muito positiva por parte dos clientes ao nosso programa de reciclagem, mas não queremos ficar por aqui. Nos próximos três anos prevemos aumentar o número de cartuchos remanufaturados. Também estamos a estudar os nossos processos de devolução de tinteiros e hardware, e temos planos ambiciosos para garantir que os clientes possam fazer o mesmo com todos os produtos da Brother”, conclui Craig McCubbin.

 

O programa de reciclagem da Brother iniciou com a reciclagem de vários no processamento de vários cartuchos em 2004 e, tem vindo a crescer até remanufaturar aproximadamente três milhões de toners por ano. Os clientes podem devolver todos os seus cartuchos gratuitamente, mais informações em brother.pt.