1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2023
  5. A Brother celebra uma década de zero resíduos para aterro na sua fábrica de reciclagem no País de Gales

A Brother celebra uma década de zero resíduos para aterro na sua fábrica de reciclagem no País de Gales



Descarregar recursos

É a segunda fábrica na Europa, depois da Eslováquia, a atingir este marco. Em dez anos, ambas as instalações evitaram que 35 milhões de toners se tornassem resíduos com o seu programa de remanufactura.

 

 

Lisboa, 30 de novembro de 2023 – A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, no seu percurso rumo a um fabrico sustentável, anuncia a celebração de dez anos com uma acreditação de zero resíduos para aterro nas instalações da empresa no País de Gales. Esta fábrica junta-se à da Eslováquia, que também completou uma década de acreditação de zero resíduos para aterro. Desta forma, evitou-se que 35 milhões de cartuchos de toner1 fossem para aterros e incineradoras, o que equivale a cerca de 17.500 toneladas de resíduos.

 

A Brother tem um dos sistemas de remanufactura mais antigos e líder de mercado na Europa, com o seu próprio programa de recolha de toners usados em vigor há quase 20 anos. Desde a abertura da sua primeira unidade de remanufactura em 2008, até à certificação de neutralidade de carbono das fábricas europeias, a aposta na sustentabilidade tem crescido de forma constante e já percorreu um longo caminho. Atualmente, as fábricas no País de Gales e na Eslováquia funcionam com uma combinação de energia verde renovável alimentada por painéis solares e sistemas de aquecimento geotérmico2 - algo de que a empresa se orgulha muito.

 

Processo de remanufaturação em 150 etapas

 

Reciclar com a Brother é simples, rápido e totalmente gratuito. Os clientes apenas têm de enviar os seus consumíveis de toner ou tinta vazios através de um dos métodos de devolução aprovados e a Brother trata do resto. Quando um cartucho de toner é devolvido à Brother, é submetido a um inovador processo de remanufactura de 150 etapas, garantindo que cada cartucho fica como novo. Tudo o que não pode ser remanufacturando, devido a danos ou desgaste, é 100% reciclado.

 

O toner usado é desmontado, limpo e montado novamente, sendo as peças desgastadas substituídas, desta forma, a Brother consegue remanufacturar 86% dos cartuchos de toner devolvidos, seguindo controlos rigorosos para colocar novamente no mercado exatamente com a mesma qualidade como se fossem os novos. Assim, no ano passado, a Brother evitou que cerca de 4.500 toneladas3 de CO2 chegassem à atmosfera, o equivalente a retirar quase 1.000 carros da estrada. Em contrapartida, cerca de 350 milhões de cartuchos de impressora são depositados em aterros todos os anos em todo o mundo, com invólucros que podem demorar até mil anos a decompor-se.

 

“Compreendemos que a sustentabilidade é importante para os nossos clientes e é por isso que estamos tão orgulhosos deste marco de dez anos de zero resíduos para aterro na Europa”, afirma Alberto Garcia, Diretor de Operações da Brother.Como fabricante sustentável, a Brother esforça-se por minimizar o impacto no planeta, que sempre foi uma parte fundamental do que fazemos e do que nos torna especiais. Desde o desenvolvimento de produtos resistentes e de longa duração, até à reciclagem ética e à remanufactura de 100% dos tinteiros e toners originais da Brother, estamos comprometidos com a política de zero resíduos nos aterros. E também em desempenhar o nosso papel um futuro mais sustentável e neutro em termos de carbono. Além disso, qualquer pessoa pode dar o seu contributo para a proteção do meio ambiente, devolvendo os cartuchos de tinta e de toner originais da Brother usados. Estes serão remanufaturados ou reciclados para garantir que nenhum dos nossos consumíveis acaba em aterros na Europa.”

 

[1] Até à data, a Brother já remanufacturou 37,58 milhões de cartuchos de toner em toda a Europa
2 O sistema de aquecimento geotérmico só está ativo na Brother Industries Eslováquia.

3 Dados do ano fiscal de 2022.