1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2023
  5. Brother Portugal regista quotas recorde no mercado de impressoras laser em 2022

Brother Portugal regista quotas recorde no mercado de impressoras laser em 2022

Descarregar recursos

  • A empresa alcançou uma quota de mercado de 27,3% em impressão laser A4 e 33,3% em equipamentos laser multifunções da mesma tipologia

     

  • Na categoria de impressoras laser com funcionalidade duplex e placa de rede posiciona-se como o fabricante líder, com 29,4%

 

A Brother Portugal, anunciou que durante 2022 alcançou quotas históricas no mercado da impressão a laser. Segundo os últimos dados publicados pela empresa de investigação de mercados IDC, correspondentes ao último trimestre do ano, a empresa alcançou a melhor quota no mercado nacional, depois de ter superado os 27,3% no segmento das impressoras laser A4 e os 33,3% na categoria de equipamentos multifunções laser A4.

Tendo em conta que em 2022 o mercado de impressão laser cresceu em Portugal 13,2%, estes números relativos ao último trimestre de 2022 destacam o potencial da Brother. Além disso, dada a contínua descida no mercado das impressoras laser A3, causada pelas mudanças nos ambientes profissionais, onde os volumes de impressão estão a diminuir devido aos sistemas híbridos e de teletrabalho, é mais rentável investir em equipamentos A4 mais compactos.

Por esse motivo, a Brother decidiu reforçar a sua aposta em equipamentos A4, já que respondem melhor aos ambientes de trabalho atuais, assim como à sua filosofia “At your side, cujo foco contínuo nos clientes permite oferecer sempre o equipamento que melhor se adapta às suas necessidades.

Relativamente à categoria de equipamentos laser com a funcionalidade de duplex e placa de rede – segmento especialmente dirigido ao âmbito profissional e que registou um crescimento de 14% em 2022 -, a Brother posicionou-se como o principal fabricante com uma quota de 29,4%. Além disso, na categoria de multifunções laser a cores, a empresa alcançou uma quota de 27,6%, sendo líder nesta categoria em Portugal.

“Uma vez mais, demonstra que o portfolio da Brother abrange um amplo espectro de soluções flexíveis e escaláveis, que podem ser implementadas em empresas de qualquer dimensão e tipologia”, afirma João Fradinho, Country Manager da Brother Iberia. “Através do nosso amplo e adaptável catálogo, as empresas encontram na Brother o equipamento ideal para cada aplicação, sempre dotados da tecnologia mais avançada do mercado e acompanhados de um software à mesma altura”.

Líder também na Europa

Os dados da IDC do último trimestre do ano de 2022 também são positivos para a Brother a nível europeu, que, após ter vendido 395.000 unidades de impressoras laser, atingiu uma quota de mercado de 30%, o que representa um crescimento de 13,9%, em relação ao período homólogo. A diferença aumenta no mercado laser A4, com uma quota de 35% para a Brother.

Desde 2018 que a Brother tem vindo a aumentar a sua quota no mercado de impressão laser A4 em toda a Europa, com 30,7% no ano de 2022 e um crescimento de seis pontos percentuais nos últimos cinco anos, registando o maior aumento de todos os fabricantes. Este incremento é resultado da ampla gama de hardware e serviços da Brother, assim como da sua capacidade para trabalhar em colaboração com as empresas para adaptar as soluções às suas necessidades.

Estes números não mostram apenas a solidez do atual mercado laser de âmbito corporativo, mas também a confiança que a Brother pode oferecer neste espaço”, afirma Christopher Marshall, diretor executivo da Brother International Europe. “Todos os anos, reduzimos a distância e fornecemos mais equipamentos a empresas de toda a Europa; acredito firmemente que este facto se deve à qualidade da nossa oferta e à nossa capacidade de trabalhar em parceria com os nossos clientes para apoiar as suas necessidades em constante evolução”.

“Apoiar as empresas em períodos de mudanças é extremamente importante para a Brother, e esforçamo-nos constantemente por fornecer soluções que ajudem os nossos clientes a ultrapassar os desafios que enfrentam. Com a atual evolução do trabalho, as empresas procuram soluções mais simples, inteligentes e mais flexíveis que se adaptem às suas necessidades em constante mudança, e nós estamos numa posição perfeita para as oferecer”, conclui Marshal.

A gama de produtos laser A4 da Brother irá aumentar ainda mais este ano com uma gama de impressoras profissionais a cores compactas que oferecem a flexibilidade necessária para satisfazer as necessidades das empresas atuais, bem como duas outras gamas concebidas para satisfazer as necessidades dos utilizadores de escritórios em casa.