A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anunciou que o projeto Brother Forests em Gujo, em funcionamento desde 2008 para a proteção do ambiente, foi registado como um OECM1 na base de dados internacional gerida pelo Centro Mundial de Monitorização da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP-WCMC).
Em 2008, a Brother Industries assinou um acordo para restaurar e conservar as florestas em três zonas - incluindo antigas estâncias de ski - nas cidades de Shiratori, Minami e Hachiman em Gujo, e desde então tem continuado a realizar as atividades de proteção ambiental. A área abrangida pelo acordo é designada por Brother Forests em Gujo, onde a plantação de árvores é organizada duas vezes por ano, na primavera e no outono2, principalmente pelos trabalhadores e suas famílias.
Além disso, desde 2014, com o apoio da Escola de Pós-Graduação em Estudos Ambientais da Universidade de Nagoya, a atividade foi alargada para incluir estudos académicos, formando assim uma parceria entre a indústria, o governo e o meio académico. Em Shiratori, para além da definição de zonas3 para a atividade de várias espécies, foram plantadas algumas espécies adequadas ao tipo de solo e o ambiente de toda a floresta foi melhorado. Foi também confirmada a presença de espécies raras, incluindo a borboleta endémica de Gifu, e o ecossistema de toda a floresta foi restaurado.
Em reconhecimento da eficácia destes esforços contínuos, tais como os efeitos da gestão e conservação da área de biodiversidade na Brother Forests de Gujo, o local foi registado e certificado como Sítio de Simbiose Natural 2023 pelo Ministério do Ambiente em outubro de 2023.
Na Visão Ambiental 2050, a Brother assumiu a conservação da biodiversidade como uma das principais prioridades sociais e definiu a sua visão afirmando que o Grupo Brother pretende minimizar o impacto ambiental a minimizar o impacto ambiental das suas atividades comerciais no ecossistema e estabeleceu como objetivo restaurar e conservar os ecossistemas afetados, de forma a compensar e superar os impactos causados.
Como parte deste compromisso, as Florestas Brother em Gujo representam uma iniciativa emblemática dos esforços de conservação da biodiversidade da Brother. A Brother continuará a desenvolver iniciativas nas Brother Forests, em Gujo, assim como novas atividades de comunicação para consciencializar sobre a conservação do meio ambiente e adotará uma abordagem proativa e contínua para integrar a consideração do impacto ambiental em todas as áreas do seu negócio.
1 OECM - Área Other Effective Area-Based Conservation Measures, que faz referência a zonas que não são protegidas, como parques nacionais, mas onde a biodiversidade pode ser conservada eficazmente.
2 Não implementado no ano FY2020, FY2021 nem na primavera do FY2022 devido às medidas de prevenção da COVID-19.
3 Desenvolvimento de um plano de manutenção dividindo as florestas em zonas para mostrar plenamente as
diversas funcionalidades.