Imagen7

Como funciona uma impressora térmica?

As impressoras térmicas utilizam calor, em vez de tinta ou toner, para produzir etiquetas e talões em papel térmico, fita, fita adesiva ou outros materiais. Existem dois tipos de tecnologia de impressão térmica: térmica direta e transferência térmica.

A impressão térmica direta é um processo que produz uma imagem impressa aquecendo o consumível térmico quando este passa pela cabeça de impressão que aplica calor. O revestimento do papel termo sensível fica preto nas zonas aquecidas, produzindo assim a imagem ou textos desenhados.

Por outro lado, a impressão por transferência térmica utiliza um suporte que pode ser papel, plástico, poliéster ou polipropileno e um ribbon: uma espécie de fita de tinta sólida sobre a qual se aplica calor que permite transferir o material do ribbon- que pode ser de cera, resina ou uma mistura de ambos – para o suporte em que estamos a imprimir para produzir imagens duradouras.

Esta tecnologia utiliza-se para criar impressões mais resistentes. Como resultado, as impressoras de etiquetas térmicas converteram-se numa opção muito procurada para produzir etiquetas duradouras e códigos de barras facilmente legíveis, assim como talões de caixa, tickets, pulseiras, cartões de identificação e muito mais.

As etiquetas e os talões estão por toda a parte em diferentes âmbitos da nossa vida quotidiana e profissional. Desde casa e escritórios, a lojas, armazéns e outras instalações. As etiquetas são imprescindíveis numa ampla gama de setores empresariais, como o transporte e a logística, o comércio de retalho, a saúde e a rastreabilidade alimentar. Desta forma, quer necessite criar etiquetas com maior vida útil e resistência (transferência térmica) como para aplicações com um ciclo de vida mais curto (térmica direta), a impressão térmica é uma excelente escolha.

Como funciona uma impressora térmica de etiquetas?

A impressão térmica direta utiliza um papel especial com revestimento termo-crómico, enquanto a impressão por transferência térmica utiliza um ribbon sensível ao calor em conjunto com um suporte de impressão para oferecer uma maior durabilidade.

As impressoras de transferência térmica contêm uma cabeça de impressão formada por muitos elementos calefatores pequenos que se ativam seletivamente controlados por um microprocessador. Este determina que elementos são necessários para formar uma imagem específica, utilizando o calor para derreter e transferir o componente do ribbon para um suporte de papel, plástico ou sintético.

Há três tipos de ribbons: cera, resina e cera/resina (misto). Cada um tem as suas próprias características e convém conhecê-las:

As etiquetas criadas com um ribbon com base de cera são duradouras, mas devem permanecer secas uma vez que são muito sensíveis aos óleos, aos produtos químicos e aos abrasivos.

As etiquetas impressas com um ribbon misto de cera/resina são mais duradouras relativamente às do ribbon de cera e costumam utilizar-se para etiquetas com texto e imagens que requerem maior precisão.

Por último, as etiquetas impressas com ribbon de resina são as mais resistente de todas. Estas são impermeáveis, resistentes à luz solar e oferecem maior proteção contra produtos químicos e óleos. Ao contrário das anteriores, não se podem utilizar sobre um suporte de papel, já que estão desenhadas para suportes plásticos ou sintéticos como poliéster, polipropileno ou PET e outros materiais, que produzem etiquetas e rótulos muito duradouros para setores como a automação, a náutica, a aeronáutica, o transporte e a engenharia.

A escolha do ribbon dependerá, naturalmente, das necessidades particulares de cada empresa ou atividade. O mesmo ocorre com o material sobre o qual pretende imprimir. A Brother oferece uma ampla gama de suportes de impressão, assim como etiquetas para satisfazer todas as necessidades de identificação. Desde a duradoura gama de etiquetas P-touch até aos consumíveis para a gama de impressoras de etiquetas portáteis, de secretária ou industriais. Seja qual for a necessidade, contamos com uma ampla gama de etiquetas, ribbons e impressoras.

Quais são as vantagens de uma impressora térmica de etiquetas?

Uma das grandes vantagens da impressão térmica é que não se limita a imprimir em papel. Dependendo da impressora de etiquetas, pode utilizar uma grande variedade de materiais como plástico, nylon, poliéster, vinil e, inclusivamente, tubos termo retráteis. Isto permite que as impressoras de etiquetas sejam muito flexíveis e versáteis numa ampla gama de indústrias e utilizações.

A durabilidade continua a ser outra consideração de algumas aplicações das impressoras térmicas de etiquetas. As etiquetas produzidas mediante transferência térmica são muito mais duradouras que a impressão tradicional de tinta sobre papel. A tinta pode manchar e descolorar com a passagem do tempo e com os elementos, mas as impressões realizadas com ribbon oferecem uma resistência muito maior, especialmente se utiliza resina pura combinada com material laminado, por exemplo.

As etiquetas P-touch (TZe) da Brother, com a sua camada superior laminada especial, duram muitos anos, em interiores ou exteriores, e foram desenhadas por especialistas para serem resistentes à água, à luz solar, aos produtos químicos, à abrasão e à temperatura.

Quanto dura a impressão térmica?

As impressões térmicas diretas, ao serem criadas por calor sobre um material termo sensível, podem descolorar facilmente com o tempo se expostas à luz solar ou ao calor. Portanto, se procura impressões duradouras que permaneçam legíveis durante vários anos, a impressão térmica direta não será a mais adequada para o seu negócio devendo usar transferência térmica. Não obstante, o papel térmico da Brother está certificado com uma durabilidade de 12 anos em arquivo.

As impressoras térmicas podem imprimir qualquer coisa?

As impressoras de etiquetas aceitam uma ampla gama de suportes: papel, plástico e materiais compostos. Também são a melhor opção quando se trata de produzir códigos de barras claros, legíveis e fáceis de ler. Isto é essencial para qualquer uso empresarial. Aptas para imprimir desde computadores ou dispositivos móveis, são fáceis de integrar com as aplicações existentes graças à sua compatibilidade com softwares para desenho de etiquetas, kits de desenvolvimento de software (SDK’s) e emulações incluídas, o que se recomenda para poder adaptar as melhores opções de criação de etiquetas.

A Brother oferece uma completa gama de impressoras térmicas diretas e de transferência térmica aptas para distintos volumes de impressão, competitivas no preço e com uma durabilidade, eficiência e garantia excecionais. Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de impressoras de etiquetas, a Brother pode satisfazer todas as necessidades de identificação para uma grande variedade de setores verticais.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').