1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Dez benefícios da gestão documental por códigos de barras
10 beneficios gestion documental

Dez benefícios da gestão documental por códigos de barras

Quando se tem um negócio há uma diversidade de tarefas que há que controlar e um tempo muito curto na agenda para as levar a cabo. É por isso que a organização do nosso local de trabalho é tão importante. Sabia que uma leve distração pode levar-nos a duplicar a percentagem de erros quando retomarmos a atividade laboral? Isto traduz-se numa perda importante de produtividade.

No entanto, não só um escritório arrumado com documentos bem classificados nos pode ajudar a melhorar a produtividade, como também pode trazer uma multiplicidade de benefícios à nossa empresa. Uma área de trabalho organizada reflete profissionalismo, transmite segurança e aumenta a confiança dos colaboradores. A soma de todos estes fatores contribui para melhorar o clima e a eficiência no escritório.

Um dos principais problemas da desordem neste ambiente é a imensa quantidade de documentos com que se trabalha diariamente: faturas, inventários, contratos… um sem fim de arquivos com informação sensível que se podem perder ou extraviar, complicando as tarefas do trabalhador. Por isso, é fundamental desenvolver um bom sistema de gestão documental que nos permita ter essa informação devidamente classificada e ordenada em formato digital.

Como nos pode ajudar a digitalização de documentos com código de barras no escritório?

Como comentámos, é muito comum em ambientes corporativos encontrar uma grande quantidade de documentos que se devem digitalizar para posterior arquivo, o que pode gerar uma variedade de problemas de perda de tempo e produtividade, se não temos o fluxo de trabalho correto. Há que ter em conta que o volume de papel a digitalizar para realizar esse processo às vezes é muito elevado e se deve realizar de forma individualizada para cada documento e tendo em conta a sua classificação. Resumindo, digitalizar os documentos um a um para depois armazenar implica uma grande quantidade de tempo investida numa tarefa pouco proveitosa. Além disso, o erro humano pode provocar falhas, como a perda de documentos de suma importância para a empresa

É aqui que entra em jogo o código de barras, uma vez que o seu mecanismo pode ser usado para a classificação dos documentos digitalizados livre do erro humano, onde a informação é extraída do código de barras de forma sistemática, prática e rápida. Tal como o código de barras numa embalagem de alimentos inclui a sua informação de precedência ou de embalamento, entre outros, nos ambientes de escritório podem-se gerar códigos próprios para que os documentos que manuseamos sejam classificados onde queremos e serem encontrados com facilidade.

Que benefícios traz a utilização do BCU?

A solução avançada de gestão documental por código de barras BCU (Barcode Utility), permite automatizar a gestão de documentos e está baseada na leitura de 13 dos formatos mais comuns de códigos de barras 1D e 2D.

Esta aplicação reconhece o código de barras (localizado na primeira página de cada documento a digitalizar) e automaticamente processa o documento para seu arquivo. Esta utilidade permite definir uma série de regras lógicas com funções avançadas de reconhecimento de códigos de barras para automatizar a separação (digitalização por lotes), o renomeamento do documento, incluindo o nome dos dados contidos no código de barras e um encaminhamento de cada documento digitalizado.

Tanto numa PME como numa multinacional, o uso do BCU pode-nos ajudar a serem mais produtivos. Porquê?

  1. Ganharemos tempo reduzindo a dedicação a tarefas pouco produtivas ao automatizar a gestão de documentos através do uso do código de barras;
  2. Pouparemos custos ao reduzir o uso de mais papel;
  3. Poderemos reduzir o pessoal que se encarrega das tarefas de gestão documental;
  4. Evitaremos a perda de documentos, já que o renomeamento do documento é automático partindo do código de barras e se armazenarão de forma segura num servidor;
  5. Melhoraremos a classificação dos documentos e o seu processamento;
  6. Reduziremos os erros humanos eliminando a entrada de dados de forma manual e evitaremos o extravio de documentos provocados por esses erros;
  7. Pouparemos tempo corrigindo as falhas humanas;
  8. Poderemos ter acesso à informação sensível de uma forma segura, ao poder definir as permissões de acesso aos dados digitalizados;
  9. Será mais simples a distribuição automática de documentos mediante email, fax, FTP…
  10. Melhoraremos a competitividade.

Todos estes benefícios terão a sua repercussão na tomada de decisões do seu negócio. O BCU pode ajudá-lo a armazenar uma informação que seria difícil classificar de outro modo. Isto permite que os empresários tenham a sua documentação mais importante à mão para que apenas se tenham que preocupar em tomar as decisões adequadas que possam afetar o desenvolvimento da empresa e melhorar assim a sua produtividade.

 

 

Vídeo – Como usar BarCode Utility , gestão documental por…

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').