ads2700

Sabe como funciona um scanner?

Os scanners são um elemento básico no trabalho e na vida diária, permitindo digitalizar uma grande variedade de documentos de forma simples. Mas, como funciona um scanner? Que tipos de scanners existem atualmente?

Vivemos num mundo digital em que guardar e partilhar informação é vital tanto em casa como no trabalho. Os documentos importantes podem-se digitalizar, guardar e armazenar, permitindo que os conteúdos possam ser procurados e editados digitalmente como nunca, enquanto reduz o uso de papel e do espaço para arquivar a documentação. A tecnologia de digitalização contribuiu para revolucionar a gestão documental, mas como funciona exatamente? Vamos ver de seguida.

O que faz um scanner?

Os scanners funcionam projetando luz sobre uma imagem, documento ou objeto. Em poucas palavras, a luz reflete os dados direcionados para a tecnologia fotossensível através de espelhos e lentes, sendo depois convertidos em dados eletrónicos que são utilizados para formar uma cópia digital do original.

Os scanners mais modernos costumam utilizar a tecnologia CCD (Charged Couple Device) como elemento fotossensível. No entanto, existem algumas variações desta tecnologia, como o sensor de imagem de contacto (CIS), mais económicos. O CCD incorpora uns díodos fotossensíveis chamados fotossitos que convertem os fotões em eletrões. Embora este seja o elemento-chave de um scanner plano típico, o dispositivo também costuma incluir espelhos e lentes.

O conceito dos scanners remonta aos primeiros aparelhos de telefotografia e fac-símile do século XIX, mas o primeiro scanner de verdade não chegou até finais dos anos cinquenta. Tratava-se de scanners de tambor que utilizavam tubos fotomultiplicadores (PMT) em vez de CCD. Atualmente, o CCD utiliza-se na maioria dos scanners de uso quotidiano, enquanto os scanners de tambor PMT, maiores e mais caros, que continuam a ter melhor qualidade de imagem, são reservados para trabalhos especializados devido ao seu custo mais elevado.

Os scanners não são só para os documentos. A tecnologia continuou a evoluir e agora são capazes de digitalizar em 3D para criar modelos físicos de objetos. Claro que, os documentos continuam a ser uma das suas funções principais e os scanners atuais como os da Brother, oferecem funções de última geração, desde o processamento inteligente de imagens até à gestão avançada dos documentos, conectividade sem fios, digitalização em frente e verso, visores táteis, modelos portáteis para trabalhar em mobilidade e muito mais.

Que tipos de scanners existem?

Desde potentes e compactos scanners portáteis, para quando o espaço é reduzido, até scanners profissionais de secretária para digitalizar e partilhar documentos, há muitas opções para escolher. Os scanners profissionais são mais indicados para empresas que manuseiam documentos de várias páginas e os portáteis para trabalhar em qualquer lugar, por isso existe de facto um scanner para cada necessidade empresarial.

Além dos scanners independentes, também é possível incorporar esta tecnologia na impressora. As impressoras multifunções da Brother podem imprimir, copiar, enviar faxes e digitalizar, o que é ideal para aqueles que necessitam maximizar a eficiência e produtividade.

Nunca foi tão fácil digitalizar, guardar e partilhar documentos digitais graças aos últimos scanners. A Brother dispõe de uma ampla gama de scanners desenhados por especialistas para satisfazer todas as necessidades, desde um escritório em casa até a uma utilização empresarial, incluindo scanners profissionais de secretária e scanners portáteis.

Transforme os seus documentos em arquivos digitais de alta qualidade com apenas um clique num botão de um scanner Brother.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').