1. Home Brother
  2. Suporte
  3. Conselhos-de-utilizacao
  4. Como trocar os consumíveis da impressora
Ink recycle

Como trocar os consumíveis da impressora

Aprenda a trocar os tinteiros e toners da sua impressora Brother

Todas as impressoras necessitam de tinta ou toner para funcionar. Os consumíveis facultam à impressora as cores que necessitam para fazerem o seu trabalho. Os equipamentos de jato de tinta pulverizam a tinta do tinteiro em gotas microscópicas sobre o papel. Cada vez que se imprime, é utilizado um pouco mais de tinta ou pó de toner. Dependendo do volume e do tipo de impressão que se realize, os consumíveis irão, a seu tempo, necessitar de substituição.

Isto pode ocorrer com bastante frequência num escritório com muito volume de impressão ou numa pequena empresa, ou de vez em quando em casa.  

Vamos contar-lhe como o fazer.

Como trocar o tinteiro na minha impressora Brother?

Se nunca trocou o tinteiro da sua impressora em casa ou no escritório, pode parecer um pouco complicado. No entanto, é muito fácil se seguir os passos indicados. Baseámos este guia na troca de tinteiro numa impressora Brother, mas no geral as regras aplicam-se a todos os fabricantes. 

  1. Assegure-se de que a impressora está ligada. Se no visor da impressora aparecer a mensagem de que tem pouca tinta, está na hora de trocar o tinteiro;

     

  2. Os tinteiros costumam estar na parte direita do equipamento. Para começar, abrir a tampa frontal para ver onde estão. Deve ter quatro: cião, magenta, amarelo e preto. O visor da impressora indicará a cor que terminou. Cada tinteiro tem uma pequena patilha na parte superior;

     

  3. Clique na patilha para extrair o consumível terminado;

     

  4. Se é a primeira vez que instala tinteiros, é possível que a impressora também tenha uma peça protetora verde ou laranja na ranhura do consumível, que deve retirar e guardar;

     

  5. Às vezes, os novos tinteiros têm uma patilha de plástico que tem que ser rodada até fazer um clique e uma capa protetora que tem que tirar. Normalmente, isto é feito rodando a patilha e puxando-a com cuidado;

     

  6. De seguida, deve instalar o novo tinteiro na ranhura correspondente, codificada por cores, na direção indicada pela seta da etiqueta;

     

  7. Inserir suavemente o consumível até encaixar no sítio. Repetir estes passos para todos os consumíveis que precisa substituir;

     

  8. Fechar a tampa frontal;

     

  9. A impressora demorará uns minutos a preparar o sistema para a impressão. Não desligar a impressora durante esse tempo.

Como trocar o toner da minha impressora Brother?

Os toners vêm numa embalagem selada, desenhada para o proteger. Quando se guarda o toner em casa ou no escritório, deve deixá-lo sempre dentro da embalagem até ao momento de o instalar. O toner pode secar caso fique fora da sua embalagem durante um período prolongado sem ser utilizado. Os toners também devem manter-se em posição horizontal durante o armazenamento e não devem ser expostos a temperaturas extremas. Além disso, o toner pode-se mexer dentro do cartucho, se for guardado em diferentes posições e ângulos, o que poderia levar a problemas de impressão.

Assim que estiver pronto para instalar o novo toner, deve começar por o retirar com cuidado da embalagem e tirar a proteção de plástico. De seguida, deve mover com cuidado o consumível de um lado para o outro de forma a distribuir uniformemente o toner. Faça-o sobre um caixote de lixo para a eventualidade de cair algum pó.

Abrir a tampa frontal da impressora e retirar o toner vazio.

Tudo pronto para colocar o toner novo na unidade de tambor. Enquanto algumas impressoras laser têm os tambores incorporados no toner, as impressoras laser da Brother têm unidades de tambor independentes que se podem substituir quando terminem o seu ciclo de vida, favorecendo a poupança em consumíveis.

O toner é colocado dentro da unidade de tambor. Deve encaixar com um clique. Pode-se limpar o fio da corona que se encontra no interior do tambor deslizando a pequena aba verde da unidade para a frente e para trás umas quantas vezes. E de seguida, voltar a instalar a unidade de tambor, com o toner, dentro da impressora.

Fechar a tampa frontal da impressora.

Se preferir visualizar o processo, neste vídeo mostramos passo a passo como trocar o toner da sua impressora laser:

O que faço se sujar as mãos de tinta ou toner?

Se o consumível perder tinta ou toner e manchar as suas mãos, deve lavá-las imediatamente e evitar o contacto com os olhos. É importante evitar manipular mal os consumíveis para evitar fugas. Os derrames são mais prováveis em consumíveis compatíveis de qualidade inferior e por esse motivo recomendamos sempre a compra de consumíveis originais Brother para obter a máxima qualidade e o melhor rendimento.

Como comprar consumíveis para a empresa

A quantidade de tempo que se passa a substituir consumíveis e outras tarefas de manutenção relacionadas com a impressão pode converter-se numa fonte de frustração. Felizmente, existe uma solução. Para as empresas, os serviços de gestão de impressão Brother podem tirar este trabalho através da supervisão do uso e da gestão das necessidades de impressão da empresa, incluído o envio automático de consumíveis.

Este serviço pode poupar dinheiro e tempo, melhorar a eficiência, a segurança, a produtividade e reduzir os custos e a pegada ambiental, ajudando a organização a ser mais ágil e racionalizada. Como todas as grandes soluções empresariais, os serviços de gestão de impressão foram desenhados para simplificar o trabalho para permitir centrar-se em iniciativas mais estratégicas e alcançar os objetivos chave.   

Como verificar se um consumível é falso

Testes independentes realizados por consumidores demonstraram que comprar alternativas de qualidade inferior é uma falsa poupança. Os consumíveis falsificados que se fazem passar por grandes marcas também são ilegais e perigosos, têm pouca qualidade e correm o risco de danificar permanentemente a impressora. Os líderes do setor, como a Brother, colaboram para acabar com as falsificações e proteger os consumidores. No geral, os cartuchos falsificados detetam-se pela sua má qualidade, embalagem não oficial, curta vida útil, baixo preço e lugares duvidosos onde são vendidos, mas algumas falsificações são muito boas, por isso, em caso de dúvida, vale a pena comprovar se o consumível é autêntico.

Está demonstrado que os toners originais são de melhor qualidade, mais duradouros e seguros que as alternativas falsificadas. Também podem contribuir para a redução da pegada de carbono e impacto ambiental através do nosso programa de reciclagem. E se manusear os nossos consumíveis originais com o cuidado necessário, será recompensado com uma impressão de alta qualidade, rápida e rentável.

Que devo fazer com os consumíveis vazios?

Nunca deve colocar os consumíveis usados no lixo uma vez que podem ser reciclados para minimizar o impacto no meio ambiente. A Brother oferece um programa de devolução e remanufactura rápido, simples e gratuito para os nossos tinteiros e toners originais. É feita a remanufactura de todas as peças do seu tinteiro usado nas nossas instalações especializadas. Ao devolver os cartuchos usados, está a proteger o meio ambiente e a contribuir para uma economia circular sustentável.

Também lhe pode interessar...

Volta ao inicio