1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2020
  5. Como potenciar a segurança e eficiência em farmácias e laboratórios mediante a identificação
Como potenciar a seguranca e eficiencia em farmacias e laboratorios mediante a identificacao

Como potenciar a segurança e eficiência em farmácias e laboratórios mediante a identificação

O setor farmacêutico e de laboratórios tem necessidades especiais no momento de manusear produtos. Nas farmácias, as fórmulas magistrais de xaropes, pomadas, cremes e frascos de comprimidos necessitam de ser etiquetadas de forma individualizada. Por sua vez, nos laboratórios, a correta identificação de amostras de pacientes é imprescindível para evitar erros de diagnóstico.

Estes ambientes podem estar submetidos a temperaturas extremas, e a utilização de substâncias químicas é muito habitual, e por isso a etiquetagem que necessitam deve ser especialmente resistente. A isto, juntamos a manipulação de substâncias perigosas que requerem uma atenção e cuidado específicos, para o qual uma identificação adequada em prevenção de riscos é fundamental.

Etiquetas para laboratórios e farmácias. Necessidades e benefícios

1. Informação dos produtos e do material de laboratório

Nas farmácias e nos laboratórios identificar é essencial por dois motivos fundamentais no que diz respeito à segurança. Primeiro, para informar os consumidores dos componentes dos produtos. Segundo, para evitar misturar as amostras ou materiais durante o trabalho de manipulação.

Para manter a segurança e garantir que a informação é lida de forma clara e precisa, tanto os laboratórios como as farmácias podem optar pela etiquetagem. A tecnologia permitiu, colocar ao alcance de todos, a possibilidade de criar etiquetas personalizadas, resistentes e super adesivas, que podem suportar condições extremas e o contacto com certas substâncias químicas, água ou abrasão, com o objetivo de assegurar que a informação contida nelas será sempre legível para os trabalhadores e pacientes.

Benefícios da etiquetagem:

  • Aumenta a eficiência ao melhorar a ordem e facilidade para encontrar e identificar as amostras, frascos, tubos de ensaio ou frascos de medicamentos;
  • Permite informar os clientes dos componentes usados para fórmulas magistrais de xaropes, pomadas, cremes, loções ou outros produtos. Também informação sobre a composição, datas de produção e validade de cada um deles;
  • Possibilidade de personalizar as etiquetas com o nome ou logo da empresa.

2. Identificação de resultados e amostras

Nos laboratórios, analisam-se inúmeras amostras de pacientes que esperam um diagnóstico fiável. Um erro na identificação de uma amostra de um paciente pode ter graves consequências no diagnóstico e no tratamento aplicado, como tal a correta identificação nos laboratórios é imprescindível.

A capacidade de produzir etiquetas personalizadas dentro do laboratório garante que se possa manter um fluxo de trabalho livre de erros. Desta maneira, podem-se identificar facilmente amostras, análises e resultados que proporcionem um diagnóstico fiável.

Por outro lado, cada vez mais neste setor se está a apostar na digitalização para fomentar a eficiência e a acessibilidade dos dados do paciente. Por isso, é fundamental desenvolver um adequado sistema de gestão documental que nos permita ter essa informação classificada e localizada devidamente, em formato digital, para a fazer chegar ao paciente de forma digital e evitar perdas ou documentos extraviados.

Um método simples e prático que combina o melhor da etiquetagem e da digitalização, é adotar um sistema de gestão documental mediante etiquetas com códigos de barras. Este mecanismo permite a classificação dos documentos digitalizados livre de erros humanos, já que a informação se extrai do código de barras de forma sistemática, prática e rápida.

Benefícios da digitalização de etiquetas:

  • Os trabalhadores poupam tempo ao ter claramente identificadas amostras, análises e resultados, melhorando a eficiência;
  • Oferece-se uma melhor acessibilidade aos resultados de exames do paciente;
  • Reduz-se o erro humano e evitam-se perdas de informação importante, protegendo o paciente de um diagnóstico equivocado.

A eficiência dos trabalhadores em farmácias e laboratórios, assim como a segurança do paciente são uma prioridade para este setor. Por isso, optar pelas soluções tecnológicas adequadas nestes ambientes facilita a realização de tarefas de maneira mais ágil, oferecendo aos utilizadores garantias sem falhas.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').