1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2020
  5. Porque é que contar com uma etiquetagem eficiente é uma prioridade na cadeia alimentar?
Etiquetagem eficiente com Brother na cadeia alimentar

Porque é que contar com uma etiquetagem eficiente é uma prioridade na cadeia alimentar?

Não devemos subestimar a importância da etiquetagem de rastreabilidade dos alimentos, especialmente quando está em jogo a saúde dos consumidores relativamente a alergias e intolerâncias alimentares. Estes necessitam estar informados sobre os ingredientes que contém um alimento para tomar uma decisão de compra informada.
O cumprimento da legislação europeia e a segurança dos alimentos são também fatores chave, o que significa que há uma crescente oportunidade para que os comerciantes melhorem os seus hábitos de identificação, ao mesmo tempo que mantêm o principal ingrediente: a confiança do cliente.

Uma nova perspetiva sobre a etiquetagem

Tendo em conta que a informação que se inclui nas etiquetas de alimentos é cada vez mais importante, a indústria alimentar está debaixo de uma grande pressão. E o aumento da consciencialização do consumidor quanto às normas de embalagem exige uma orientação clara sobre os ingredientes de um produto.

Para cumprir com os requisitos legais, a etiquetagem de alimentos tem que oferecer informação ampla, que normalmente inclui a data de validade, a origem do produto, os alérgenos, as quantidades, o nome dos ingredientes, o valor nutritivo, o nome e morada do fabricante, o embalador ou vendedor, as condições de armazenamento e, se for relevante, informação relativa à forma de como cozinhar.

Outros fatores, como o aumento de dietas vegetarianas e veganas, ou crenças religiosas, podem originar diferentes desafios para o setor. Num mercado que é cada vez mais competitivo, os vendedores também necessitam que a informação sobre preços, descontos e ofertas estejam em consonância com a regulamentação e seja claramente visível para que os consumidores possam tomar uma decisão que se ajuste aos seus orçamentos e preferências alimentares.

Apesar da crescente necessidade de uma etiquetagem de alimentos detalhada e precisa, os investigadores mostraram que os problemas podem continuar a acontecer, uma vez que outro fator fundamental é o equipamento pouco fiável, que torna o processo de etiquetagem mais complicado e lento do que o que deveria ser.

Um, estudo sobre a tecnologia de etiquetagem de alimentos, encomendado pela Brother em 2018, revela algumas das principais áreas de preocupação. Os entrevistados ressaltaram que os dispositivos de impressão podem ser difíceis de utilizar, as etiquetas podem necessitar de uma capacidade de adesão e as soluções com uma velocidade de impressão lenta podem levar a alguma frustração, já que o tempo é vital na etiquetagem de alimentos.

O nosso whitepaper, Estabelecendo a segurança no topo da cadeia alimentar, reflete os desafios enfrentados pelo setor do retalho e destaca as soluções disponíveis para dar resposta às tendências que estão em constante evolução e os crescentes requisitos da etiquetagem.

Soluções de etiquetagem atrativas

A etiquetagem tem o poder de devolver a confiança do público na segurança dos alimentos. Como tal, quando contamos com um ambiente de trabalho complexo e um tempo limitado em todas as etapas do processo, as tarefas de impressão e etiquetagem de produtos devem ser o mais simples e rápidas possível.

Seguindo o seu lema At your side, a Brother desenvolve impressoras de etiquetas para satisfazer as necessidades específicas dos setores do retalho e indústria alimentar para a etiquetagem em todas as fases do processo de produção.

Através de investigações e desenvolvimentos rigorosos, a última tecnologia da Brother ajuda a melhorar os processos industriais com funcionalidades inovadoras que cobrem diferentes necessidades:

  • Rapidez – Soluções rápidas que reduzem os tempos de impressão, produzindo etiquetas que garantem que o stock é corretamente armazenado, avaliado e enviado;
  • Facilidade de uso – O fato de serem impressoras portáteis significa que os funcionários podem usá-las em qualquer zona da área de produção;
  • Design – Os produtos estão disponíveis em todas as formas e tamanhos, pois, no caso de rótulos informativos, um tamanho não se ajusta a todos os formatos. Contar com um equipamento que integra um software de design permitirá criar facilmente etiquetas que se adaptem a cada tipo de trabalho;
  • Durabilidade – Pode haver um longo caminho desde o fornecedor ao armazém, e depois desde a loja até casa do cliente. Os rolos de etiquetas Brother são resistentes à água, são feitas de materiais não tóxicos e têm boas propriedades adesivas para garanti que as etiquetas permanecem no seu lugar até que o produto seja usado.
  • Clareza – As etiquetas que contêm textos e logos legíveis, fáceis de ler, são fundamentais para que os clientes possam decidir a compra com consciência.
    Mais informação sobre a gama de soluções de impressão para a etiquetagem de alimentos na web.

1 A Brother encomendou um estudo sobre etiquetagem de alimentos em 2018 e perguntou a 200 profissionais da indústria alimentar no Reino Unido, França e Alemanha sobre o seu nível de satisfação e experiência com a impressão de etiquetas de rastreabilidade de alimentos.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').