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Soluções Brother para Setor Retalho

Três problemas dos clientes no retalho e como os resolver com a tecnologia

Como retailer, saberá que, no momento de enfrentar um processo de compra, os consumidores procuram clareza, praticidade e rapidez. É uma questão matemática: quanto mais fácil for para os consumidores comprar, mais produtos irá vender.

Para neutralizar os pontos débeis que diariamente os seus potenciais clientes enfrentam, a tecnologia pode ser um bom aliado através do qual poderá melhorar resultados e aumentar as vendas.

De seguida, detalhamos os três problemas mais comuns que costumam enfrentar os clientes e possíveis soluções que poderá encontra com ajuda da tecnologia:

"Posso conseguir mais barato noutro lugar”

Hoje em dia é muito fácil para os consumidores comparar preços de forma rápida, já que têm toda a informação disponível ao alcance da sua mão.

Embora o preço possa não ser o único fator na decisão de compra de um cliente, pode-se dizer que é o mais importante para muitos deles. Os clientes que procuram os preços mais baixos podem avaliar os produtos e o seu custo na loja, de forma presencial, antes de os comprar online…

Possíveis soluções?

É importante que todos os retalhistas, que vendam em lojas físicas ou online, aproveitem o poder da tecnologia dos smartphones e a convertam num benefício para o negócio.

Os retailers mais inteligentes já utilizam campanhas especiais como forma de atrair os consumidores às suas lojas de forma a que realizem aí as suas compras. De facto, cada vez são mais os comércios que integram a tecnologia dos smartphones no seu dia a dia.

As novas tecnologias de comunicação sem fios, de curto alcance e elevada frequência que permitem a troca de dados entre dispositivos, iBeacons e Near-Field Communication, contribuíram para melhorar a experiência dos consumidores. Estas tecnologias permitem aos retailers dirigir as promoções aos seus clientes, quer estejam numa loja específica, num setor dela, ou possam ser exibidos individualmente.

Se a sua loja tem um site com preços competitivos, faz sentido passar essa mensagem aos seus clientes enquanto passeiam pela loja? Desta forma, se apenas “estão a ver”, também ficarão a saber que podem comprar online…. Equiparar preços com as promoções da concorrência é algo que alguns retailers fazem e também é uma estratégia que vale a pena ter em conta.

"Estou demasiado ocupado"

Para os consumidores que contem com pouco tempo, visitar uma loja, esperar que um empregado dê uma informação, comparar alternativas e enfrentar longas filas (no caso de se decidir a comprar), torna-se num processo bastante tedioso. Por isso, as compras online continuam a conquistar adeptos.

De facto, é uma das principais razões pela qual as compras online estão cada vez a ganhar mais terreno face às lojas tradicionais.

Possíveis soluções?

A resposta a este novo cenário é colocar os produtos à disposição dos clientes da forma em que prefiram comprar, mas de maneira a que as experiências online, móvel e na loja funcionem em paralelo para que o processo de compra seja perfeito em qualquer uma delas.

Por exemplo, já se perguntou se facilita a compra aos clientes que não têm tempo para serem atendidos na loja física? Encontram online toda a informação que desejam sobre os seus produtos? Podem pedir online e recolher no mesmo dia na sua loja?

Uma oferta multicanal conjunta permite que os clientes mais ocupados se adaptem ao processo de compra da forma mais fácil. Disponibilizar todas as opções e em todos os meios é a forma ideal para garantir uma compra com sucesso.

Ao mesmo tempo, é importante não haver atrasos desnecessários aos consumidores. O design e a otimização do e-commerce é uma arte em si mesmo, mas também é vital que o seu website seja rápido, fácil de navegar e otimizado para equipamentos móveis.

A tecnologia também ajuda a reduzir os tempos de espera nas lojas. Por exemplo, com os TPV (Sistema Terminal Ponto de Venda), os vendedores podem gerir todo o processo de compra de forma ágil e simples sem que o cliente tenha que perder tempo em filas intermináveis.

"Necessito saber mais sobre este produto"

Para as lojas que têm centenas ou milhares de produtos diferentes, pode ser difícil proporcionar toda a informação que o cliente pretende sobre algum modelo específico. Mas na hora de tomar uma decisão de compra, os consumidores necessitam ter todos os detalhes do produto (especialmente quando se trata de artigos de grande valor) e para isso, o comércio online é a melhor solução.

Possível solução técnica:

A mesma informação que se encontra disponível online deve estar ao alcance dos colaboradores da loja, desde a disponibilidade (ou não) de um determinado produto até ao detalhe das suas características, ilustrado com imagens de referência. Seja o que for que o cliente necessite saber sobre o produto, o vendedor deveria conseguir mostrá-lo no momento.

O que um dia foi uma tecnologia de futuro inalcançável, como os assistentes de compras virtuais e os ecrãs interativos nas lojas, hoje está-se a converter em realidade para os retailers mais avançados. Cada dia aparecem novas e atrativas formas através das quais a marca pode conquistar o cliente, só necessita estar atento para as incorporar no seu negócio. Embora pareça mentira, já existem inclusivamente visores holográficos e experiências de realidade virtual como "experimente antes de comprar" que estão a ser colocadas em prática em algumas lojas.

Tudo isto fará com que os clientes não saiam da loja com dúvidas, minimizando assim o risco de que decidam procurar e comprar noutro local.

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