1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Porque é que uma impressora de etiquetas pode salvar a vida dos intolerantes alimentares
Etiquetagem para alimentos com Brother

Porque é que uma impressora de etiquetas pode salvar a vida dos intolerantes alimentares

As impressoras de etiquetas têm uma grande variedade de utilidades profissionais, algumas das quais  já abordamos antes neste blog. Mas, além da sua utilidade informativa em diferentes atividades, também podem ter uma função preventiva, no âmbito profissional.

Um exemplo disto a que nos referimos é a etiquetagem de alimentos, que num ambiente laboral pode influenciar positivamente em muitos aspetos. À função de informar características e identificação de produtos através dos rótulos, também podem ser adicionadas outras informações que podem servir para fins de prevenção e segurança.

Como podemos melhorar a segurança alimentar com a etiquetagem de alimentos?

Na etiquetagem de alimentos podemos incluir muita informação, como o tipo de produto, os seus valores nutricionais, os alérgenos, a data de validade e os processos de preparação.

Isto é algo que se pode ver em muitas etiquetas quando se compram produtos alimentares nas lojas e supermercados, mas, sem dúvida, é informação que também se devia incluir nos refeitórios ou nas máquinas de venda automática de muitos espaços de trabalho no quais se vende e distribui comida.
Com toda esta informação, que nem sempre é apresentada, são fornecidos alguns dados que são muito valiosos em termos de eficiência, pois permitem organizar cada um dos produtos rotulados por tipos de alérgenos, vestígios, valores nutricionais e datas de validade de uma forma mais clara, evitando confusões que podem causar alguns danos à saúde dos consumidores.

A segurança e a higiene também acabam favorecidas se os alimentos e seus componentes contarem com uma etiquetagem completa, impedindo contaminações ou enganos que alterem a qualidade e as propriedades de cada um deles. Num supermercado, por exemplo, os clientes podem saber mais rapidamente que produtos podem comprar e identificar mais facilmente as especificações de cada alimento, como tal não perdem tempo à procura da informação ou a perguntar aos funcionários.

Além de tudo isto, quando se trata de alimentos, pode ser muito útil comunicar aos consumidores os possíveis riscos para a saúde a que poderia levar o seu consumo caso tenha algum tipo de alergia ou intolerância, e também para aqueles que querem cuidar da linha ou baixar de peso. Hoje em dia, cada vez mais pessoas prestam atenção ao que comem e no caso das intolerâncias alimentares, uma falha pode levar a graves consequências para a saúde, chegando nos casos mais extremos a colocar em perigo a vida do consumidor.

Como se podem etiquetar os alimentos?

Os alimentos podem ser etiquetados de diferentes formas e na Brother temos várias opções que podem ser muito úteis na hora de efetuar esta tarefa.

As impressoras de etiquetas Brother são uma ferramenta perfeita para etiquetar alimentos, entre outras coisas. A gama da Brother permitirá imprimir etiquetas com códigos de barras, datas e todos os dados que necessita, inclusivamente a partir de uma base de dados.

Todas as impressoras de etiquetas e rotuladoras eletrónicas incluem anda o P-touch Editor, um programa de edição para desenhar as etiquetas como quiser. Desta forma, pode integrar imagens, texto, códigos de barras e outros elementos nas suas etiquetas. Pode também, aproveitar funções tão práticas como incluir automaticamente a data e hora, informação indispensável para indicar a validade dos alimentos.

Algumas destas impressoras de etiquetas e rotuladoras eletrónicas também contam com conexões WiFi ou rede, que lhes permite conectarem-se com dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, para poder imprimir a partir destes de maneira mais cómoda, simples e rápida. Para isso, a Brother coloca à disposição dos utilizadores iPrint&Label: uma aplicação gratuita que se encontra disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Concluindo, uma impressora de etiquetas não é apenas útil para organizar e identificar, as suas aplicações vão mais além, como vemos aqui na etiquetagem de alimentos. E o melhor de tudo isto, é que, graças às impressoras de etiquetas Brother e aos seus complementos gratuitos - como P-touch Editor e iPrint&Label – etiquetar qualquer produto é mais fácil e acessível que nunca.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').