1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2022
  5. Como garantir uma etiquetagem precisa

Como garantir uma etiquetagem precisa

Hoje em dia, a precisão e a legibilidade nos códigos de barras são cruciais para otimizar os processos de produção e logística que estão distribuídos globalmente.

As empresas querem assegurar-se de que as etiquetas de códigos de barras que imprimem nas suas instalações cumprem as regras, das empresas e do setor, e são legíveis durante toda a cadeia de distribuição. Já não querem limitar as verificações de leitura a um certo número de códigos de barras que vão em lotes.

Atualmente, a maioria das verificações realizam-se com códigos de barras 1D, mas a migração para os códigos 2D vai gerar um maior interesse nestes benefícios. Os desenhadores de etiquetas e as impressoras vão ter a capacidade de incluir mais informação num espaço reduzido, mantendo a legibilidade dos dados.

As etiquetas legíveis garantem uma rastreabilidade do princípio ao fim, melhorando as operações da cadeia de distribuição, que agora são mais eficientes. As soluções de validação e verificação dos dados das etiquetas baseiam-se em scanners que integram uma câmara ou visualizador e têm que ser compatíveis com as bases de dados das empresas e as soluções de etiquetagem. Estes verificadores emitem um sinal quando encontram uma etiqueta mal impressa ou errada. Além disso, podem parar momentaneamente a impressão de etiquetas para que os utilizadores possam determinar e corrigir a causa do erro e também separar da cadeia o produto que não foi identificado corretamente.

 

Maior importância da validação e verificação da informação

A VDC Research, líder em identificação automática e captura de dados e em tecnologias de mobilidade empresarial, realizou recentemente um estudo para conhecer melhor os investimentos tecnológicos que as empresas estão a levar a cabo em matéria de recompilação de dados e etiquetagem, já que considera que, sem essa verificação, é provável que os códigos de barras defeituosos não sejam identificados até serem ilegíveis.

O objetivo final é reduzir os riscos associados a uma etiquetagem incorreta – entre outros – além de melhorar a sua precisão. Segundo a VDC, as empresas afirmam que cada vez se avalia mais a compra de sistemas de inspeção, validação e verificação online para minimizar, se não eliminar completamente, a incidência de erros. A integração de um sistema que valide e verifique os códigos de barras como parte essencial do processo de impressão de etiquetas otimiza a rastreabilidade nos processos das empresas. Neste sentido, torna-se imprescindível para verificar a qualidade e a precisão da informação.

Além disso, quase todas as organizações questionadas (96%) afirmou que estão a investir – ou planeiam investir – em soluções de verificação que confirmem a qualidade dos dados, números das etiquetas e que identifiquem aquelas que não se ajustam às normas regulamentares e corporativas.

Algumas recomendações não vinculativas incluem a conformidade com as normas ISO/IEC, como a 15416 (especificação da prova de qualidade de impressão dos códigos de barras - símbolos lineares), a 15415 (especificação da prova de qualidade de impressão dos códigos de barras - símbolos 2D) e a 29158 (norma de verificação de códigos 2D marcados diretamente sobre os produtos).

As empresas estão a avaliar e a investir em tecnologias que as ajudem a reduzir os riscos associados à etiquetagem incorreta e ao envio de produtos com etiquetas mal impressas e ilegíveis. Estes investimentos terão um impacto positivo nos seus processos de produção e distribuição, o que se traduzirá na diminuição das devoluções de produtos e em clientes mais satisfeitos.

Como garantir uma etiquetagem precisa

O que está a impulsionar o investimento em sistemas de verificação e validação de etiquetas?

Os principais fatores que contribuem para o aumento da procura e o interesse pelos sistemas de verificação são:

  1. A melhoria da eficiência operacional global converteu-se numa crescente necessidade. Embora existam dificuldades para determinar os verdadeiros custos associados aos erros de etiquetagem, as empresas estão a fazer um esforço coletivo para reduzir a incidência global dos erros. Nesse sentido, pretende-se dar um impulso à produtividade que normalize os investimentos em tecnologia de etiquetagem. A automatização dos processos relacionados com a impressão de etiquetas pode garantir a consistência e o cumprimento das normas regulamentares, já que não há margem para uma introdução manual de dados errados. As soluções de verificação baseadas na visualização converteram-se numa parte importante da conversa, uma vez que ajudam a normalizar o processo de impressão de etiquetas, independentemente da localização.

     

  2. A exigência dos controlos de qualidade é essencial para reduzir as interrupções na produção e entrega. Cada vez é mais necessário poder dispor e imprimir dados adicionais para aplicações de etiquetagem, especialmente em ambientes com grandes volumes e com requisitos mais complexos. O estudo da VDC mostra que um grande volume de etiquetas impressas para o acondicionamento, reposição e envio requerem uma informação precisa. A necessidade de avaliar a qualidade das etiquetas nos produtos antes de saírem para a rua é mais importante que nunca. A validação e a verificação em tempo real abordarão este requisito específico em torno do controlo da qualidade dos dados, para ajudar as empresas a otimizar a rastreabilidade do princípio ao fim. As soluções de controlo de etiquetas oferecem vários níveis de verificação, que garantem que estas tenham sido aplicadas corretamente aos produtos, que coincidem com o conteúdo que se deve imprimir e são legíveis (detetando as impressões com defeito antes que gerem inatividade).

     

  3. As irregularidades que derivam de uma etiquetagem incorreta são inaceitáveis nos atuais ambientes de produtividade. Hoje, as empresas são cada vez mais globais, tanto do ponto de vista do abastecimento como da distribuição. Além de ser imprescindível a agilidade e a flexibilidade nas atividades, devem transformar as estratégias de investimento e implementação de tecnologia para eliminar as irregularidades dos processos. A necessidade de uma etiquetagem precisa e da visualização em tempo real do movimento das mercadorias é cada vez maior, já que os custos são analisados mais do que nunca. A incorporação de sistemas de verificação visual automática vai contribuir para a redução das incidências e, portanto, na melhoria da produtividade em geral.

     

    Os requisitos normativos mudam constantemente e impulsionam os relativos à automatização de processos. Os principais organismos mundiais de regulamentação e as empresas, recomendam que os seus parceiros controlem a qualidade dos códigos de barras. Trata-se de reforçar a rastreabilidade, por exemplo, das peças de um automóvel, dos dispositivos médicos e dos produtos farmacêuticos, entre outros.

    Segundo a VDC, as empresas podem ter processos estabelecidos que requeiram o cumprimento das normas ANSI, com uma classificação geral de C ou maior. A recomendação de qualidade da etiquetagem deve ser normalizada em todos os setores e categorias de produtos, especialmente à medida que as operações aumentam e entram em jogo as normas transfronteiriças.

     

  4. A automatização da impressão eliminará os processos de introdução manual de dados errados. Qualquer problema de legibilidade pode ter importantes repercussões financeiras tanto para os fabricantes como para as suas redes de fornecedores e distribuidores. O estudo da VDC mostra que, entre os custos mensuráveis associados aos erros de etiquetagem dos códigos de barras, os principais são relativos às retiradas/reposições de produtos dispendiosas (34%), os resíduos no geral e os gerados pela reformulação (26%) e as devoluções (23%). A automatização da impressão ocupa um lugar destacado na lista de prioridades de investimento das empresas para eliminar o elemento humano do processo de criação de etiquetas. A integração de sistemas automatizados de verificação visual, através da identificação automática e equipamentos de visão, ajudará as empresas a eliminar as etiquetas ilegíveis e automatizar os processos de reimpressão que derivam de códigos de barras ilegíveis.

Como controlar a qualidade da etiquetagem com estas soluções de verificação

Segundo a VDC, os índices de erro na etiquetagem situam-se acima dos 3%. Estes erros costumam acontecer devido a diferentes fatores, como os processos de etiquetagem incoerentes em diferentes localizações ou à verificação manual de conjuntos específicos de códigos de barras de lotes concretos. Os sistemas de verificação de etiquetas podem ajudar a manter o produto em movimento através da cadeia de distribuição sem nenhuma interrupção desnecessária, ajudando as organizações a reduzir o risco operacional geral.

O objetivo final é que o processo de impressão não contenha erros graças à validação e à verificação dos dados de etiquetagem durante o processo. Desta forma, a automatização da impressão de etiquetas permitirá às empresas digitalizar, verificar, classificar e, possivelmente, registar cada etiqueta impressa. Segundo a VDC, vai ser complicado cumprir manualmente os requisitos de atualização e validação dos modelos individuais se estas não aproveitam as vantagens dos processos dinâmicos de etiquetagem.

A crescente migração para os códigos de barras 2D que incluem grande quantidade de dados, vai servir para aumentar a consciencialização e os investimentos em soluções de validação e verificação de etiquetas.

Isto acontecerá à medida que os códigos de barras continuem a demonstrar a capacidade de incluir mais dados em menos espaço, juntamente com a capacidade dos verificadores 2D de oferecer flexibilidade na hora de digitalizar e verificar os erros. Aplicações como a rastreabilidade de componentes automóveis, a representação precisa dos requisitos de serialização e identificação única do produto e a crescente adoção dos códigos 2D no setor alimentar e de bebidas lideram esta tendência.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').