1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2020
  5. A importância da etiquetagem para a rastreabilidade alimentar
Etiquetagem para a rastreabilidade alimentar

A importância da etiquetagem para a rastreabilidade alimentar

Conhecer a proveniência dos alimentos que consumimos e saber onde vão nunca foi tão importante, e mais ainda nos tempos que correm. A rastreabilidade alimentar garante tanto ao fabricante como ao consumidor uma segurança fundamental para preparar ou consumir alimentos. Através de uma correta etiquetagem de produtos podemos estar informados da origem de um alimento e dos agentes envolvidos na sua produção, transporte e distribuição, desde a sua criação até chegar à mesa de qualquer consumidor.

As etiquetas dos produtos alimentares são essenciais neste processo porque contêm informação necessária – e organizada de forma sequencial - que ajuda a saber qual a proveniência, lote, ingredientes, etc. Além disso, ajuda a evitar incidentes maiores, localizar produtos em mau estado ou inclusivamente ver em que momento da cadeia de fornecimento um produto sofreu algum percalço ou que elementos externos estiveram em contacto com eles.

É por isso que os fabricantes e distribuidores devem apoiar-se na tecnologia de impressão em etiquetagem para incluir de forma automatizada, ágil, legível e eficiente toda aquela informação relevante para os consumidores e agentes envolvidos nos processos. Esta informação que se reflete nas etiquetas é muito sensível para o grande consumo porque mantem a integridade e a salubridade dos alimentos. Qualquer erro nas mesmas pode colocar em risco a nossa saúde.

Neste processo de etiquetagem, também entra em jogo a manifesta necessidade dos consumidores em obter informação sobre a proveniência e os processos pelos quais um alimento passa até chegar ao ponto de venda. O crescente aparecimento de intolerâncias alimentares faz com que a etiquetagem se converta numa obrigação para os fabricantes e um direito para os consumidores, por isso, existem regulamentos que se encarregam de garantir que esta interação produtos-consumidor ocorre. Isto é cada vez mais simples com o uso de tecnologias, portáteis ou de secretária, de impressão de etiquetas que se podem usar de forma intuitiva em qualquer tipo de negócio e segundo cada necessidade.

Que informação podemos encontrar numa etiqueta para oferecermos uma rastreabilidade alimentar eficaz?

  • Ingredientes e alérgenos: Informação sobre a origem, peso, conteúdo e ingredientes com detalhe dos alérgenos;

     

  • Etiquetas de preços: Etiquetas personalizadas com um preço atualizado e um código de barras para manter a sua rastreabilidade;

     

  • Datas de validade: Etiquetas personalizadas com datas de validade e consumo preferencial.

 

As consequências que pode implicar uma incorreta etiquetagem são graves e não só causam riscos para a saúde do consumidor, como também podem levar a grandes danos a nível do negócio.

 

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').